Partilhar

Valores normais de colesterol

Por Rita Matos Parreira, Médica e Médica Dentista. Atualizado: 14 março 2018
Valores normais de colesterol

Uma simples análise de sangue pode determinar se temos algum problema com os níveis de colesterol. Apesar desta gordura ser absolutamente essencial ao funcionamento do nosso corpo ela pode estar em excesso quando adoptamos um estilo de vida e alimentação inadequados.

As gorduras saturadas elevam o colesterol no nosso sangue fazendo com que esta gordura fique em excesso, se acumule e adira às paredes das nossas artérias até levar ao seu entupimento, que reduz e pode mesmo bloquear o fluxo sanguíneo.

Além disto, se esta acumulação se romper, formará um coágulo que poderá bloquear o fluxo de sangue que vai para o coração ou para o cérebro. No ONsalus.com.br mostramos a você quais sãos os valores normais de colesterol.

Também lhe pode interessar: Colesterol alto - Causas e tratamento!

Quem deve fazer um exame de colesterol?

Os exames de colesterol ajudam-nos a saber se existe algum risco de sofrer doenças graves por ter o colesterol em níveis muito elevados. É recomendável que os homens façam pelo menos um exame de colesterol a partir dos 35 anos e as mulheres a partir dos 45 anos. No entanto se tiver fatores de risco para doenças cardiovasculares deve iniciar o rastreio mais cedo, cerca dos 20 anos. O risco é maior em quem tem pressão arterial elevada, diabetes, fumadores, histórico familiar próximo de doença cardíaca antes dos 50 anos e história familiar de colesterol alto.

Valores normais de colesterol - Quem deve fazer um exame de colesterol?

Valores normais de colesterol

Para entender os valores de colesterol, primeiro temos que saber que existem vários tipos de colesterol e que cada um tem um significado diferente e um valor ideal diferente.

Em primeiro lugar temos a lipoproteína de baixa densidade, que encontramos no exame médico como LDL e popularmente conhecemos como colesterol "ruim". O valor ideal a atingir varia de pessoa para pessoa, dependendo da presença de outros fatores que contribuem para aumentar esse risco como ter Diabetes Mellitus, ser fumador, ser do sexo masculino, ter doença renal, idade mais avançada.

No caso da lipoproteína de alta densidade ou HDL, também conhecido como colesterol "bom", o seu valor normal é acima de 60 mg/dL porque, ao contrário do LDL, quando mais elevado seja o número, melhor. Ter este valor abaixo de 40 mg/dL pode supor um risco para a sua saúde.

Outro dado que encontramos na análise é o colesterol total, neste caso os números mais baixos serão um bom indicador, sendo 200 mg/dL o valor ideal. Se o seu exame mostra entre 200 e 239 mg/dL, é hora de começar medidas preventivas para baixar esse valor porque chegou ao limite alto. Nos casos em que os valores da análise sejam acima de 240mg/dL o seu corpo está em perigo e precisa de uma mudança de hábitos.

Por último encontramos os triglicerídeos, o seu valor normal será abaixo de 150 mg/dL. Ter os triglicerídeos altos também aumenta o risco cardiovascular. Há que destacar que estes níveis podem variar dependendo do laboratório.

Com que frequência devo fazer exame ao colesterol?

Caso os seus valores sejam normais, os estudos sugerem que é suficiente repetir o exame a cada 5 anos. Se sofre de diabetes, hipertensão arterial ou doenças cardíacas, o seu médico deve indicar-lhe a frequência adequada e se lhe foi diagnosticado colesterol alto e se se encontra em tratamento é importante fazer o exame uma vez por ano.

Valores normais de colesterol - Com que frequência devo fazer exame ao colesterol?

Como se faz um exame de colesterol?

Geralmente, uma colheita de sangue após um jejum de 8 horas dá-nos os dados necessários para saber se temos o colesterol alto. Excepcionalmente também pode realizar este exame sem jejum mas o resultado será influenciado pela sua última refeição.

Valores normais de colesterol - Como se faz um exame de colesterol?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Valores normais de colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Escrever comentário sobre Valores normais de colesterol

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
MD Jeichande
Quando os niveis de colesterol sao
S-CHOL TotaL PLUS 7.1
S-LDL CAL Plus 4.9
que medidas se devem tomar

Valores normais de colesterol
1 de 4
Valores normais de colesterol

Voltar ao topo da página