Partilhar

Veia do pescoço pulsando: o que pode ser

Por Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 30 janeiro 2019
Veia do pescoço pulsando: o que pode ser

Você já sentiu o coração pulsando na garganta e ficou preocupado por não saber de que se trata? As palpitações no pescoço ou na garganta não são mais que batimentos cardíacos que se sentem precisamente nessa zona, sendo descritos por muitos como se o coração batesse no pescoço.

O batimento do coração podem ser notado no peito, no pescoço e na garganta e costuma provocar desconforto e inquietude. Muitas pessoas conseguem descrever as características específicas das palpitações cardíacas ao serem sentidas no pescoço, uma zona bem sensível. Nesse artigo do ONsalus, explicamos o que pode ser veia do pescoço pulsando e quais as causas associadas a esta condição.


Também lhe pode interessar: Palpitação no coração: o que pode ser

Veia do pescoço pulsando: causas

As palpitações são batimentos cardíacos que são sentidos como se o coração estivesse batendo de forma acelerada. Estas palpitações podem ser sentidas não só no peito, como também na garganta e no pescoço. Notá-las em qualquer uma dessas partes é frequente em quem sofre de condições como ansiedade, medo e estresse, assim como depois da toma de alguns medicamentos, do consumo de álcool ou café ou durante a prática de exercício físico.

Muitas vezes, quem sente a veia do pescoço pulsando rápido descreve o sintoma como se o coração fosse pular da garganta ou pela boca, o que representa uma sensação muito desconfortável que, normalmente, desaparece e alguns segundos.

As palpitações no pescoço costumam ser acompanhadas de alguns sintomas bastante característicos:

  • Batimentos irregulares, que se descrevem como se o coração parasse por alguns segundos ou como se não batesse de forma regular.
  • Palpitações ou batimentos fortes e rápidos que começam no peito e se estendem ao pescoço.
  • Dor no peito.
  • Angústia a inquietude.

As palpitações podem provocar preocupação em qualquer parte do corpo onde são notadas. Não devemos esquecer a importância de consultar um médico para descartar condições mais graves. De acordo com um estudo publicado pela Sociedade de Medicina Interna do Uruguay, as palpitações representam 16% dos motivos de consulta em serviços de emergência médica[1].

Coração pulsando na garganta: causas comuns

Embora possa parecer inofensiva, a sensação de veia do pescoço pulsando pode estar relacionadas com algumas causas em particular:

  • Espasmo laríngeo: não é mais do que um tipo de contração exagerada dos músculos que permitem o fecho da glote. O aparecimento do espasmo laríngeo pode provocar dificuldade respiratória e sensação de coração pulsando na garganta ou no pescoço.
  • Amigdalite: este processo inflamatório e infeccioso das amígdalas provocado por vírus ou bactérias pode provocar sintomas específicos. Por ser um processo inflamatório, o paciente pode sentir o pescoço pulsando, sintoma que costuma ser associado à dificuldade para engolir alimentos, febre, dor de cabeça e sensibilidade na zona.
  • Ansiedade: esta condição é bastante comum e, além de ser o denominador comum das palpitações cardíacas, a sensação de ansiedade pode aumentar a pressão arterial e a sensação de veia do pescoço pulsando forte.
  • Determinados medicamentos: a administração de alguns medicamentos pode provocar efeitos secundários como palpitações cardíacas, sobretudo se são fármacos indicados para a hipertensão arterial, asma bronquial ou doenças cardíacas em geral.
  • Por outro lado, as palpitações no pescoço podem estar relacionadas com uma doença chamada de arritmia supra ventricular cuja percepção do pescoço pulsando se deve às contrações das válvulas cardíacas. Este tipo de doença deve ser ser avaliado pelo especialista, embora seja benigna.

Veia do pescoço pulsando: quando ir ao médico

Se as palpitações não são frequentes e duram poucos segundos, consultar um médico não é indispensável. No entanto, é esencial visitar um especialista quem sente a veia do pescoço pulsando e cumpre algum dos seguintes pontos:

  • Se você tem antecedentes de doença cardíaca, não hesite em buscar atenção médica urgente.
  • Se as palpitações se vão intensificando cada vez mais.
  • Se as palpitações se vão tornando mais frequentes e não passam após alguns minutos.
  • Se a sensação de garganta pulsando se vai intensificando.
  • Se você sente dor no peito.
  • Se existe falta de ar.
  • Se você tem tonturas.
  • Perante a presença de confusão.
  • Em caso de desmaio.

Como curar palpitações

O tratamento das palpitações depende da causa relacionada com o seu aparecimento, sendo importante que a mesma seja identificada pelo médico. No entanto, é importante considerar os seguintes aspetos para diminuir as palpitações:

  • Diminuir os níveis de estresse praticando ioga ou terapias de relaxamento.
  • Controlar o consumo de bebidas cafeinadas.
  • Controlar o consumo de álcool.
  • Realizar exercícios regularmente.
  • Não fumar.
  • Controlar os valores de colesterol e triglicéridos.
  • Controlar os valores da pressão arterial.

Tenha em conta que o uso de alguns medicamentos pode ter a sensação de veia no pescoço pulsando como efeito secundário, nesse caso suspenda a administração do fármaco e consulte o seu médico. Por último, tenha em conta que melhorar o seu estilo de vida ajudará a diminuir a possibilidade de sofrer da sensação de coração pulsando na garganta.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Veia do pescoço pulsando: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Referências
  1. Pérez, Gerardo, & Alonso Bao, Juan. (2014). Cuando el motivo de consulta son las palpitaciones, ¿cómo continuar?. Arquivos de Medicina Interna, 36(2), 68-74. Acessado em 30 de janeiro de 2019, disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-423X2014000200005&lng=es&tlng=es>.

Escrever comentário sobre Veia do pescoço pulsando: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Cláudia
Estou sentindo uma dor forte na veia do pescoço e uma sensação de desmaio e suando frio.
A sua avaliação:
João Paulo de Oliveira
Sinto a veia do pescoço saltando todos os dias, me preocupa

Veia do pescoço pulsando: o que pode ser
Veia do pescoço pulsando: o que pode ser

Voltar ao topo da página