Partilhar

Como baixar a hemoglobina glicada naturalmente

Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 4 março 2020
Como baixar a hemoglobina glicada naturalmente

Um parâmetro útil e confiável para o acompanhamento do paciente com diabetes mellitus é o teste de hemoglobina glicada, que se usa para definir os níveis de açúcar no sangue que adere ou se fixa à hemoglobina que circula normalmente. A hemoglobina glicada também é conhecida como hemoglobina glicosada, hemoglobina A1c, ou HbA1c.

A hemoglobina glicada está elevada e você gostaria de aprender a baixar seus níveis de uma forma natural? No artigo seguinte do ONsalus explicamos como baixar a hemoglobina glicada naturalmente.

Também lhe pode interessar: Anisocitose: o que é, causas e tratamento

O que é hemoglobina glicada

Um dos exames de sangue realizados em pessoas com diabetes mellitus ou diabetes tipo 2 que mede o nível de glicose no sangue dos últimos 3 meses é hemoglobina glicada, Hba1c ou hemoglobina A1C. Este teste ajuda a determinar quão bem a diabetes está sendo controlada e se os tratamentos estão funcionando.

Simplificando, a hemoglobina glicada é o valor dos glóbulos vermelhos que contêm glicose aderida aos mesmos. É um indicador de controle em pacientes com diabetes, pois quanto mais alto o valor da hemoglobina glicada, mais altos os níveis de glicose no sangue.

Hemoglobina glicada: valores normais

O valor médio que a hemoglobina glicada deve ter em um paciente diabético é inferior a 7%, o que se traduz em 154 mg/dl como um valor médio estimado de glicose[1].

Por outro lado, alguns valores importantes da hemoglobina glicada são estabelecidos, dependendo do momento a que se referem. A seguir explicamos os valores da hemoglobina glicada:

  • Normalidade: abaixo de 6% HbA1c.
  • Pré-diabetes: entre 5,7 e 6,4% HbA1c.
  • Diabetes: maior que 6.5% HbA1c.
  • Diabetes mal controlada: superior a 7% HbA1c.
  • Diabetes com alto risco de complicações: superior a 8% HbA1c.

Recomenda-se que o teste de hemoglobina glicada seja repetido a cada três meses para manter um controle preciso da diabetes.

Como baixar a hemoglobina glicada naturalmente - Hemoglobina glicada: valores normais

Dieta para baixar hemoglobina glicada

Para manter a hemoglobina glicada dentro da faixa normal, é importante seguir estas recomendações dietéticas para baixá-la:

  • Coma verduras e legumes (cenoura, espinafre, alface, abobrinha, abóbora, feijão, tomate, soja, cebola) em saladas, cremes, sopas ou cozidos ao vapor. Estes tipos de alimentos são ricos em fibras e antioxidantes capazes de eliminar o colesterol e baixar o nível elevado de açúcar no sangue. Também são benéficos para reparar os danos causados pelos níveis elevados de glicose no sangue. Estes alimentos também são capazes de fornecer minerais, proteínas e vitaminas aos seres humanos.
  • Consuma nozes e frutos secos para substituir os aperitivos que contêm uma grande quantidade de farinha.Você pode comer frutos secos acompanhados de iogurte natural.
  • Carne e peixe podem ser incluídos na dieta, assim como ovos e carne branca (frango).
  • O iogurte também pode ser consumido para baixar os valores de hemoglobina glicada, uma vez que é baixo em gordura e também uma fonte de cálcio, proteínas e zinco.
  • Além disso, você também pode beber chá branco, chá preto ou chá verde que melhoram consideravelmente os valores de HbA1c e também previnem o câncer e doenças cardiovasculares.
Como baixar a hemoglobina glicada naturalmente - Dieta para baixar hemoglobina glicada

Como baixar a hemoglobina glicada

Na secção seguinte explicamos como baixar a hemoglobina glicada alta:

  • É importante comer um lanche saudável entre as refeições, sem passar muito tempo sem ingerir os alimentos que o seu corpo precisa.
  • Quanto mais calorias consumidas, maiores são os níveis de hemoglobina glicosilada, uma dieta eficaz e natural reduz consideravelmente os valores de HbA1c. É aconselhável comer aproximadamente 2000 calorias por dia, divididas em pequenas porções, incluindo lanches previamente prescritos por um especialista.
  • Os sucos naturais ou néctares industriais devem ser evitados.
  • É também essencial evitar beber refrigerantes açucarados, como refrigerantes de cola ou qualquer outro tipo durante as refeições.
  • Outro alimento que pode piorar os valores de hemoglobina glicada são as farinhas e os pães, incluindo massas e arroz.
  • Alimentos com açúcares como chocolates, cereais açucarados, balas e leite com chocolate são completamente prejudiciais para as pessoas com diabetes, aumentando os valores de HbA1c.
  • Uma rotina de exercícios em combinação com a dieta irá estimular o efeito da diminuição da hemoglobina glicada, que permite a queima de calorias e a melhoria da resistência à insulina. Caminhar durante, pelo menos, 15 minutos, várias vezes por dia, será benéfico para o organismo.

Como baixar a hemoglobina glicada naturalmente

Outra forma de manter os valores de hemoglobina glicada dentro da faixa normal é através do consumo de plantas medicinais. Estes são os melhores remédios caseiros para baixar a hemoglobina glicada:

  • Cardo mariano: é recomendada a ingestão por aproximadamente 2 meses. É considerado um agente potente contra os valores de hiperglicemia e resistência à insulina. Para ingeri-lo, prepare uma infusão com uma colher de chá de sementes esmagadas para cada copo de água. Deixe descansar durante aproximadamente 30 minutos e beba 3 copos por dia.
  • Berberina: é outra planta medicinal de origem europeia que previne várias complicações da diabetes mellitus e também reduz os valores de HbA1c.
  • Chá: preparado com folhas de framboesa diminui os valores de açúcar no sangue. O seu consumo é recomendado uma vez por dia.
  • Agrião de água: é uma excelente planta para reduzir os altos níveis de açúcar no sangue. Pode ser preparada colocando uma pequena porção de agrião e no liquidificador com um copo de água filtrada. Coe o líquido e tome em jejum todos os dias.

Há muitas maneiras de manter a hemoglobina glicada dentro dos valores normais e, portanto o açúcar no sangue dentro dos limites. Como explicamos neste artigo, isso vai desde um controle adequado na dieta, até uma rotina de exercícios ou o uso de plantas medicinais, sempre levando em consideração que você não deve se auto-medicar em nenhuma circunstância. Por outro lado, não podemos esquecer de mencionar a importância de ir ao médico a fim de evitar atempadamente qualquer possível complicação.

Como baixar a hemoglobina glicada naturalmente - Como baixar a hemoglobina glicada naturalmente

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar a hemoglobina glicada naturalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Referências
  1. http://www.diabetes.org/es/vivir-con-diabetes/tratamiento-y-cuidado/el-control-de-la-glucosa-en-la-sangre/a1c-y-eag.html

Escrever comentário sobre Como baixar a hemoglobina glicada naturalmente

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Vania Cardoso cerqueira
Agrião de água recomendado é o mesmo vendido nas feiras e supermercados?

Como baixar a hemoglobina glicada naturalmente
1 de 4
Como baixar a hemoglobina glicada naturalmente

Voltar ao topo da página