Partilhar

Alimentos para baixar a pressão arterial

Por Nelson Ferreira, Redator ONsalus. Atualizado: 7 fevereiro 2018
Alimentos para baixar a pressão arterial

A hipertensão arterial é um dos problemas de saúde mundial mais frequentes, aumentando significativamente o risco de sofrer infartos cardíacos, acidentes vasculares cerebrais ou insuficiência cardíaca se não for controlada adequadamente. Realizar alterações profundas na dieta é fundamental para baixar a tensão arterial, e saber quais alimentos sãos nossos aliados ajudará em grande medida a lutar contra esta condição. Assim sendo, no ONsalus.com.br explicamos a você quais sãos os alimentos para baixar a pressão arterial.

Recomendações para baixar a pressão arterial

Baixar a pressão arterial requer um ajuste importante na nossa alimentação, isto porque muitos dos ingredientes que ingerimos na nossa dieta diária aumentam a pressão arterial, colocando em risco a nossa saúde. Por isso deverá limitar o consumo de:

  • Sal nas comidas. Recomenda-se que seja substituído por especiarias para dar sabor aos alimentos.
  • Produtos ricos em sal como temperos industriais, enlatados e produtos em conserva, as sopas embaladas, as comida pré-feita, salgadinhos, embutidos, água com gás ou molhos industriais.
  • Evite a ingestão de medicamentos efervescentes, visto que estes contêm sódio que pode afetar os seus níveis de pressão arterial.
  • Os alimentos ricos em gordura ou açúcar também devem ser evitados visto que acabam afetando a tensão arterial.
  • Aumentar o consumo de vegetais e frutas secas, de proteínas magras como o frango, o peru ou alguns cortes de vitela e porco, e de peixes, ajudará significativamente a melhorar a sua saúde cardíaca.

Além disso é importante realizar uma dieta para perder peso caso se encontre uma situação de sobrepeso ou obesidade, desde modo conseguirá melhorar a saúde em geral e beneficiar o seu coração. Evitar o sedentarismo e ter uma vida ativa realizando exercício de forma frequente é igualmente importante para diminuir a hipertensão e garantir o seu bem-estar.

Alimentos para baixar a pressão arterial - Recomendações para baixar a pressão arterial

Frutas ricas em vitamina C para baixar a pressão arterial

As frutas ricas em vitamina C, que além de oferecerem uma boa quantidade de antioxidantes, são ideais para baixar a pressão arterial e garantir a saúde cardíaca, visto que reduzem a rigidez das artérias conseguindo que as mesmas sejam mais flexíveis e que, assim sendo, o sangue circule muito melhor.

Aqui tem algumas boas alternativas:

  • Limão
  • Laranja
  • Toranja
  • Frutos vermelhos como os mirtilos, os morangos e as framboesas
  • O kiwi
Alimentos para baixar a pressão arterial - Frutas ricas em vitamina C para baixar a pressão arterial

Chocolate negro para a tensão arterial alta

O chocolate negro, aquele que contém entre 50 e 70% de cacau ou mais, é uma excelente fonte de antioxidantes e um dos melhores alimentos para garantir a saúde do nosso coração. Isto deve-se ao seu conteúdo de flavonóides, que favorece a dilatação dos vasos e portanto uma melhor circulação sanguínea.

Trata-se de um dos melhores alimentos para baixar a pressão arterial, no entanto é importante saber que deve ser chocolate negro, visto que aqueles que têm uma elevada percentagem de leite não contam com este efeito.

Alimentos para baixar a pressão arterial - Chocolate negro para a tensão arterial alta

O alho cru, um grande aliado!

O alho, além de ser um antibiótico natural destacado que conta com muitos benefícios para a nossa saúde, é um alimento muito benéfico para o coração visto que ajuda a evitar a formação de coágulos, a dilatar os vasos sanguíneos e, por tudo isso, a baixar a pressão arterial.

Para receber todos estes efeitos é necessário consumir o alho cru. Pode ser ingerido em forma de pasta ou simplesmente comê-lo em receitas que não esteja cozinhado como o gaspacho, o molho de alho, o alioli, o pesto ou laminado em uma salada.

Alimentos para baixar a pressão arterial - O alho cru, um grande aliado!

Alimentos ricos em potássio para reduzir a hipertensão

O potássio é um mineral que ajuda a manter a tensão arterial nos níveis normais, mas que além disso se transforma em um nutriente necessário para aquelas pessoas que consomem medicação para regular a hipertensão, visto que os componentes diuréticos da mesma, muitas vezes eliminam este nutriente através da urina, fazendo com que a sua reposição seja ainda mais importante.

Aqui tem uma lista de alimentos ricos em potássio que destacamos:

  • As bananas
  • A soja
  • Vegetais como os brócolis, a acelga, as alcachofras ou a cenoura
  • Frutas como o melão e o coco, cuja água consumida com frequência é recomendada para pacientes com hipertensão.
Alimentos para baixar a pressão arterial - Alimentos ricos em potássio para reduzir a hipertensão

Cereais integrais para um coração saudável

Os cereais integrais são uma excelente fonte de fibra, por isso destacam-se entre os alimentos para baixar a pressão arterial. Este nutriente favorece a redução da tensão ao mesmo tempo que controla a presença de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue, transformando-se em um dos melhores defensores da saúde cardíaca.

Entre as melhores opções de cereais integrais recomenda-se o consumo de aveia, farelo de trigo ou trigo, que devem ser consumidos sempre na sua versão natural e sem açúcares para serem realmente eficazes.

Alimentos para baixar a pressão arterial - Cereais integrais para um coração saudável

A batata, ideal para baixar a pressão arterial

Devido ao seu conteúdo de potássio e magnésio a batata não só é um alimento muito nutritivo, como também ajuda a baixar a pressão arterial de forma eficaz. Este ingrediente deve ser consumido preferencialmente com pele e sempre preparado em apresentações saudáveis, ou seja, cozida ou assada, com muito pouco sal e sem gorduras como a manteiga.

Alimentos para baixar a pressão arterial - A batata, ideal para baixar a pressão arterial

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para baixar a pressão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Escrever comentário sobre Alimentos para baixar a pressão arterial

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rafael
Excelente

Alimentos para baixar a pressão arterial
1 de 8
Alimentos para baixar a pressão arterial

Voltar ao topo da página