Partilhar

Benefícios do alho para a saúde

Por Nelson Ferreira, Editor e redator ONsalus. Atualizado: 23 fevereiro 2018
Benefícios do alho para a saúde

O alho é um dos alimentos mais usados na gastronomia mundial, trata-se de um ingrediente que não pode faltar em muitos pratos e que costumamos consumir com frequência. Mas também se trata de um dos alimentos mais usados na medicina tradicional pelas suas diversas propriedades benéficas, ajudando no tratamento e prevenção de diversas condições, melhorando assim a nossa saúde de forma natural. Quer saber como aproveitá-lo ao máximo? No ONsalus.com.br explicamos-lhe detalhadamente os benefícios do alho para a nossa saúde.

Mantém o nosso coração saudável e livre de colesterol

Uma das propriedades mais destacadas do alho é a sua capacidade de ajudar a melhorar significativamente a saúde do coração visto que aumenta a flexibilidade das artérias, e ao mesmo tempo impede que o colesterol se deposite nas mesmas endurecendo-as e conduzindo a doenças cardíacas. Isto deve-se ao seu teor de alicina, que favorece a eliminação do colesterol e dos triglicerídeos do nosso corpo.

Como se fosse pouco, este ingrediente ajuda a manter os valores de tensão arterial em um nível adequado, o que otimiza ainda mais os seus benefícios sobre o coração.

Benefícios do alho para a saúde - Mantém o nosso coração saudável e livre de colesterol

É um excelente antibiótico natural

Um dos benefícios do alho para a saúde mais conhecidos é a sua grande propriedade antibiótica, ajudando o nosso corpo a lutar contra a presença de bactérias de forma eficaz. Consumir alho cru com frequência favorece a saúde do nosso sistema imunológico, e se o ingerirmos quando temos qualquer tipo de doença infecciosa conseguiremos ajudar o nosso corpo a se recuperar de forma mais efetiva.

O suco que extraímos ao triturar alhos frescos pode ser utilizado a nível tópico para potenciar a cura de ferias e lesões, mantendo afastadas as bactérias e possíveis infecções.

Benefícios do alho para a saúde - É um excelente antibiótico natural

Favorece o aumento dos níveis de insulina

Ter uns valores normais de glicose no sangue é muito importante, visto que isso mantém os diabetes bem longe. Mas para que isto seja assim o funcionamento do hormônio insulina deve ser perfeito, por isso um dos benefícios mais importantes do alho é a sua capacidade de favorecer a produção de insulina, o que ajuda a impedir que o açúcar se acumule no sangue dando origem a problemas como a diabetes tipo 1 ou a diabetes tipo 2.

 

Melhora a circulação

Se procura um anticoagulante e vasodilatador natural, não há dúvida que o alho é uma das suas melhores opções. Esta propriedade, além de beneficiar o seu coração, ajuda também a prevenir problemas como as varizes, assim como a diminuir o cansaço nas pernas resultado, justamente, dos problemas circulatórios.

Benefícios do alho para a saúde - Melhora a circulação

Poder desintoxicante

Ter uma dieta adequada, uma vida sedentária e estar em contacto frequente com determinados materiais, contribui em grande medida para que se acumulem toxinas no nosso organismo que depois podem gerar mal-estar ou conduzir a diversas doenças. No entanto, e devido pincipalmente ao seu teor de enxofre, ingerir alho com frequência favorece a desintoxicação do nosso corpo e a eliminação dos metais pesados que acumulamos devido a nossa dieta.

Adiciona o alho aos nossos hábitos alimentares pode ajudar a proteger os nossos órgãos dos efeitos tóxicos de metais como o mercúrio ou o chumbo.

Melhora a digestão e previne cânceres do aparelho digestivo

Embora para aquelas pessoas que sofrem de condições como o cólon irritável, acidez, úlceras ou gastrite o alho seja uma alimento que é indigesto e flatulento, para os que têm um estômago saudável pode ser muito benéfico. A ingestão de alho cru com frequência beneficia a produção de sucos estomacais que melhoram a digestão, além disso o seu poder antibiótico pode combater as bactérias nocivas que se alojam no estômago e intestinos.

Diversos estudos dizem que este alimento previne o aparecimento de câncer de estômago, de cólon e retal, melhorando significativamente a saúde do nosso aparelho digestivo.

Benefícios do alho para a saúde - Melhora a digestão e previne cânceres do aparelho digestivo

Como comer alho de forma adequada

O alho é utilizado há centenas de anos para tratar diversas condições, sendo um excelente aliado para fortalecer o nosso sistema imunológico, melhorar a circulação ou reduzir inflamações. No entanto, todas estas propriedades só podem ser conseguidas se ingerirmos o alho cru, visto que se for consumido cozinhado perde grande parte dos seus benefícios e o esforço realmente não irá valer a pena.

Embora o seu sabor e aroma sejam intensos, não deixa de ser uma grande aliado para o nosso bem-estar. Para o consumir cru você pode:

  • Tomar um dente de alho como se fosse uma bala, com um pouco de água ou suco para reduzir a intensidade do seu sabor.
  • Ingerir em pratos em que se adicione cru como por exemplo o gaspacho, o molho alioli, o molho pesto ou qualquer outro molho com este ingrediente, ou inclusivamente em saladas laminado e muito fino para conferir sabor ao prato.
  • Para reduzir a intensidade do seu sabor e o seu aroma pode comer depois um pouco de queijo, tomar uma xícara de leite preferivelmente desnatado ou mastigar um pouco de salsinha.
Benefícios do alho para a saúde - Como comer alho de forma adequada

Contraindicações do alho

Apesar de todos os benefícios do alho para a saúde é muito importante saber que este alimento é contraindicado em determinados casos, como por exemplo:

  • Não deve ser ingerido por pessoas com o estômago sensível e com condições como acidez frequente, úlceras estomacais, gastrite ou cólon irritável.
  • Pessoas que sofram de hipertireoidismo não devem abusar deste alimento devido ao seu elevado conteúdo de iodo.
  • Caso tome medicação anticoagulante ou tenha problemas de coagulação, não se recomenda ingerir alho devido aos seus efeitos anticoagulantes.
  • Deve evitar consumir alho cru em grandes quantidades antes ou depois de uma intervenção cirúrgica, visto que os seus efeitos anticoagulantes podem ser nocivos nestes casos.
  • Para os pacientes que têm diabetes também não é recomendável o consumo abundante deste alimento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do alho para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário sobre Benefícios do alho para a saúde

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Carolina
Faço antiagregante plaquetaria com Aspirina 100mg
Devo usar o alho cru em jejum
Pois sou Cardiopata e recentemente comecei a sofrer da MÁ Circulação Generalizada
Muito OBRIGADA
Amosse comando cajombo
Obrigado Dr Nelson Ferreira, por o bom conselho de salvar minha vida, tenho certeza que este alimento, vai me ajudar, se eu seguir este conselho !
Teodório Chambal
É de louvar. Agradecia receber publicações similares.

Fantástica ajuda para quem quer saber dos benefícios dos alimentos e suas propriedades medicinais.
Nelson Ferreira (Editor/a de ONsalus.com.br)
Olá Teodório, muito obrigado pelo seu comentário. Para receber mais artigos sobre este tema basta colocar um visto no quadradinho na caixa de comentários, onde diz, "quero receber publicações novas no meu email".
Uma vez mais muito obrigado pelo seu comentário!

Benefícios do alho para a saúde
1 de 6
Benefícios do alho para a saúde

Voltar ao topo da página