Lesões e doenças da perna

Dores nas pernas abaixo do joelho - causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 23 agosto 2023
Dores nas pernas abaixo do joelho - causas e tratamento

A dor nas pernas, em particular dos joelhos para baixo, pode ser uma queixa circunstancial associada a rotinas de exercício extenuantes ou a uma utilização excessiva dos músculos desta zona, que normalmente desaparece por si só em poucos dias. No entanto, ocasionalmente, a dor pode ser persistente e acompanhada de outros incómodos, como inchaço, vermelhidão e dormência da perna. Este é um indício de um problema mais grave, que pode estar relacionado com problemas circulatórios, problemas de coluna ou inflamação dos tendões e nervos no interior da perna. Estes casos necessitam de um tratamento médico adequado para determinar a causa e estabelecer o tratamento apropriado.

Se já se perguntou por que sente dores nas pernas abaixo do joelho e quer esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, continue lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor nas pernas

Índice

  1. Lesões
  2. Sobrecarga muscular
  3. Inflamação do tendão de Aquiles
  4. Permanecer em pé por muito tempo
  5. Compressão nervosa
  6. Trombose
  7. Varizes
  8. Obesidade
  9. Quando procurar um médico por causa de dor nas pernas

Lesões

Lesões nas pernas causadas por golpes ou contusões podem causar muita dor. Elas são muito comuns em pessoas que praticam atividades esportivas de alto impacto, como corrida, escalada ou salto. Em particular, elas tendem a machucar o tornozelo e o pé.

Entretanto, em situações de quedas ou acidentes, as lesões podem ser mais graves e causar danos maiores, como entorses, distensões musculares ou fraturas da tíbia e da fíbula, resultando em inchaço e dor na área afetada.

Sobrecarga muscular

Exercícios intensos e movimentos repetitivos das pernas geralmente levam a cãibras musculares e dores na panturrilha devido ao uso excessivo e à contração contínua de determinados músculos e fibras.

Correr em superfícies duras afeta a parte interna da perna, especialmente a tíbia, causando dor ao caminhar ou correr, sensação de peso nos músculos, problemas nas articulações das pernas e dificuldade de mobilização ou execução de determinados movimentos, especificamente provocando dores nas pernas abaixo do joelho.

Inflamação do tendão de Aquiles

A inflamação do tendão de Aquiles ocorre devido ao uso excessivo do tendão que conecta os músculos da panturrilha na parte posterior da perna ao osso do calcanhar. A condição geralmente ocorre em corredores ou pessoas que fazem caminhadas e aumentam a intensidade e a velocidade abruptamente, pessoas que praticam esportes como basquete ou tênis, tem pés chatos, são obesas ou sofrem de artrite, ou psoríase.

Essa condição causa inicialmente uma dor leve na parte posterior da perna ou acima do tornozelo, que pode se tornar mais grave dependendo do caso, e também pode afetar a mobilidade da perna devido à rigidez provocada pela inflamação.

Em determinadas circunstâncias, a inflamação do tendão de Aquiles pode se complicar e levar a uma ruptura, o que quase sempre exige cirurgia.

Dores nas pernas abaixo do joelho - causas e tratamento - Inflamação do tendão de Aquiles

Permanecer em pé por muito tempo

As dores nas pernas abaixo do joelho também podem ser causadas pela permanência prolongada em pé devido a um possível acúmulo de líquido nas veias das pernas.

A permanência prolongada em pé faz com que os músculos se enrijeçam e gerem dor devido à falta de movimento. Além disso, o fluxo sanguíneo é afetado e a possibilidade de arteriosclerose aumenta devido ao acúmulo de sangue na parte inferior das pernas.

Pessoas que trabalham como garçons, cozinheiros, seguranças, entre outros, tendem a sofrer com essas dores, pois ficam em pé por mais de 8 horas por dia.

Compressão nervosa

A compressão nervosa ocorre quando uma pressão ou força excessiva é exercida em um nervo por um tecido próximo, como cartilagem, osso, músculo ou tendão.

Um dos nervos que pode sofrer compressão é o nervo fibular. Ele é um ramo do nervo ciático que proporciona mobilidade e sensação à parte inferior da perna e ao pé. Quando danificado, ele causa dor na perna, perda de movimento e dormência.

Essa disfunção do nervo é geralmente causada por trauma no joelho, fratura da fíbula, cruzamento regular das pernas ou pressão prolongada sobre os joelhos. Entretanto, pessoas com diabete ou doenças autoimunes têm maior risco de lesão do nervo peroneal.

Trombose

A trombose é um processo inflamatório que envolve a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias profundas do corpo, principalmente nas pernas. Isso ocorre quando as veias são lesionadas, fazendo com que o sangue coagule ou não retorne adequadamente ao coração.

Muitas vezes, quando as pernas estão em repouso, especificamente sem movimento regular devido à lesão ou um derrame, o fluxo sanguíneo fica mais lento porque os músculos sob as pernas não se contraem e empurram o sangue de volta para o coração. Essa condição causa muita dor, vermelhidão e inchaço, especialmente na panturrilha, no tornozelo e no pé. Por isso também é uma das causas comuns das dores nas pernas abaixo do joelho.

É muito importante o atendimento e o acompanhamento médico desses casos, pois eles podem se complicar e se deslocar para os pulmões, deixando sequelas irreversíveis.

Dores nas pernas abaixo do joelho - causas e tratamento - Trombose

Varizes

As varizes são veias superficiais dilatadas, inchadas, torcidas e salientes que causam dor, coceira e cãibras na área do corpo onde aparecem.

Uma das áreas mais comuns das pernas onde elas aparecem é atrás do joelho. Isso acontece quando as válvulas dessas veias, que estão envolvidas na circulação do sangue para o coração e os pulmões, estão enfraquecidas ou lesionadas, causando pernas cansadas, tornozelos inchados e uma sensação de dor aguda contínua, devido ao acúmulo de sangue nessa área.

Há vários fatores que podem causar o aparecimento desses problemas, incluindo herança genética, envelhecimento, gravidez, falta de exercícios e obesidade, portanto, cada situação deve ser tratada individualmente.

Dores nas pernas abaixo do joelho - causas e tratamento - Varizes

Obesidade

A obesidade representa uma ameaça latente à saúde. O excesso de quilos causa lesões significativas nas pernas devido à sobrecarga contínua do sistema musculoesquelético. Os joelhos também sofrem consideravelmente, pois as articulações, a cartilagem, os ligamentos, os tendões e os músculos não conseguem suportar o excesso de peso e, portanto, não conseguem compensar a sobrecarga, deteriorando-se inevitavelmente com o tempo.

Essa sobrecarga é dolorosa, os joelhos são frequentemente lesionados e as articulações são maltratadas. As pessoas obesas geralmente sofrem de rupturas na cartilagem do joelho, lesões no menisco e doenças articulares, como a osteoartrite.

Quando procurar um médico por causa de dor nas pernas

É importante estar atento ao desconforto na perna, principalmente quando a dor não melhora e persiste ao longo dos dias, mesmo com os tratamentos convencionais de repouso, gelo e anti-inflamatórios.

Da mesma forma, se o joelho também aumentar de tamanho e não houver mobilidade completa da perna, é fundamental procurar um especialista o mais rápido possível para uma avaliação detalhada do caso, pois ele pode estar associado a patologias circulatórias ou doenças articulares delicadas.

Agora que você já sabe as causas para as dores nas pernas abaixo do joelho e viu os diferentes tratamentos possíveis, não perca este outro artigo sobre como aliviar a dor nas pernas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dores nas pernas abaixo do joelho - causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Azcona, L. (2008). Insuficiencia venosa. Prevención y tratamiento. Disponível em:https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-insuficiencia-venosa-prevencion-tratamiento-13129193
  • Garrote, A. y Bonet, R. (2003). Lesiones traumáticas de extremidades inferiores. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-lesiones-traumaticas-extremidades-inferiores-13050007
  • Mayoclinic. (2020). Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es/diseases-conditions/pinched-nerve/symptoms-causes/syc-20354746
  • Ramos, E. y col. (2015). Curso básico sobre el dolor. Dolor muscular y articular. Abordaje farmacéutico. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-curso-basico-sobre-dolor-tema-X0213932415344828
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Dores nas pernas abaixo do joelho - causas e tratamento