menu
Partilhar

Formigamento nas pernas e pés: causas

 
Por Redação ONSalus. 12 fevereiro 2021
Formigamento nas pernas e pés: causas

O formigamento nas pernas e pés é um sintoma bastante comum e desagradável e que geralmente leva ao adormecimento da área afetada. Algumas vezes, o formigamento pode vir acompanhado de dor, calor, frio e sensação de que há uma gota de água escorrendo pela pele. Todas estas sensações anormais que sentimos pode surgir em qualquer parte do corpo e são conhecidas como parestesias.

As parestesias podem ser passageiras ou permanentes e são causadas por diversos fatores, os quais descrevemos neste artigo do ONsalus sobre o formigamento nas pernas e pés: causas.

Também lhe pode interessar: Sensação de peso nas pernas: o que fazer

Má postura corporal

Com certeza você já ouviu alguém dizer: "meu pé está dormente". Quando isto ocorre, geralmente é porque ficamos muito tempo sentados ou de pé mantendo uma mesma posição. Em geral, nestes casos o corpo está em uma posição que impede a correta circulação do fluxo sanguíneo, o qual gera o aparecimento do formigamento nas pernas e pés.

Na maioria dos casos, basta caminhar ou começar a mexer a extremidade afetada para que o formigamento passe e tudo volte ao normal.

Falta de vitamina B12

A falta de vitaminas pode provocar sintomas muito incômodos e que geralmente não associamos com a falta delas. A vitamina B12, por exemplo, é a responsável por ajudar o organismo a produzir glóbulos vermelhos, que são as células sanguíneas responsáveis por transportar o oxigênio para todo o corpo. Quando uma pessoa tem falta de vitamina B12, sua oxigenação corporal é afetada, o funcionamento do sistema nervoso fica descontrolado e os níveis de hemoglobina diminuem devido a uma incorreta absorção de ferro.

Sintomas da falta de vitamina B12

  • Formigamento e dormência nas extremidades.
  • Anemia.
  • Fadiga crônica.
  • Constipação.
  • Dificuldade para se concentrar.

Podemos ajudar nosso corpo a se recuperar através do consumo de alimentos ricos em vitamina B12, tais como a beterraba, tamarillo, ovos, carnes vermelhas e frango. O consumo de um suplemento deste nutriente somente deve ser usado se receitado por um médico.

Formigamento nas pernas e pés: causas - Falta de vitamina B12

Problemas circulatórios

Os problemas circulatórios afetam principalmente o fluxo de sangue nas extremidades, pois uma vez que o coração bombeia o sangue, este percorre todo o corpo até chegar aos pés e, quando está ali, deve voltar até o coração. Este processo é muito mais complicado em pessoas que têm artérias estreitas e veias dilatadas, já que ambas as condições impedem que o sangue possa circular corretamente, causando, principalmente, sensação de formigamento nas pernas e pés.

A maioria dos problemas circulatórios são hereditários e representam um problema sério para a saúde do coração. É possível prevenir o estreitamento das artérias tendo uma dieta pobre em colesterol e diminuindo o consumo de gorduras, tabaco e álcool.

Retenção de líquidos

O funcionamento dos rins pode ser afetado devido a um estilo de vida sedentário, uma alimentação cheia de excessos e por causa da hipertensão. Quando isto ocorre, o corpo não consegue equilibrar a passagem dos líquidos de uma parte para outra, o que faz com que os mesmos fiquem acumulados nos tecidos. Entre os sintomas mais comuns da retenção de líquidos estão o formigamento nas pernas e pés, os quais também podem parecer inflamados. Algumas pessoas são mais propensas a sofrer de retenção de líquidos, como por exemplo, aquelas que sofrem de diabetes e hipertensão arterial.

É importante tratar a retenção de líquidos para evitar maiores complicações na saúde de todo o organismo. Ter uma alimentação equilibrada, diminuir o consumo de alimentos ricos em colesterol e fazer algum tipo de atividade física podem melhorar consideravelmente esta condição.

Formigamento nas pernas e pés: causas - Retenção de líquidos

Problemas do sistema nervoso

Muitas vezes as parestesias aparecem como um aviso de que algo não está funcionando bem no cérebro ou no sistema nervoso central. Por exemplo, qualquer lesão que possa surgir em algum dos nervos do corpo pode causar sensações anormais em várias partes do corpo, sobretudo nas extremidades.

A compressão de um nervo, lesões traumáticas, dano no nervo raquidiano, hérnia de disco e desvio da coluna cervical podem ser outras das causas da sensação de formigamento nas pernas e pés.

Outras causas do formigamento nas pernas e pés

  • Alcoolismo;
  • Fumar em excesso;
  • Diabetes;
  • Neuropatia periférica;
  • Lesão do nervo ciático;
  • Medicamentos ou radioterapia;
  • Acidente vascular cerebral.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Formigamento nas pernas e pés: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Formigamento nas pernas e pés: causas
1 de 3
Formigamento nas pernas e pés: causas

Voltar ao topo da página