Partilhar

Bolha embaixo da língua: causas

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 20 junho 2018
Bolha embaixo da língua: causas

Além de proporcionar o paladar, a língua é um dos órgãos mais expostos a condições úmidas, sendo susceptível a infecções. Qualquer problema nessa área pode comprometer a capacidade do processo de masticação, deglutição e até da fala. As condições que costumam ocorrer nessa zona, incluindo a presença de uma bolha embaixo da língua, podem ser provocadas pelo consumo de algum tipo de alimento ou até por problemas mas graves que requerem a intervenção de um especialista. No ONsalus, identificamos as possíveis causas da bolha embaixo da língua.

Distúrbios das glândulas salivares

A bolha embaixo da língua pode desaparecer sem nenhum tratamento mas, em casos que duram mais de 4 ou 5 dias, chega a gora de consultar um médico para descartar condições graves, Os distúrbios das glândulas salivares costumam ser a principal causa do caroço embaixo da língua. Alguns desses problemas incluem:

  • Pedras nas glândulas salivares: não se conhece a causa desse padecimento que consiste no aparecimento de caroços ricos em cálcio que se formam no interior da glândula salival. Podem provocar dor embaixo da língua, inchaço e até um bloqueio no fluxo da saliva.

  • Infecção da glândula salival: é comum em pessoas idosas, mas também pode acometer bebês. Os distúrbios alimentares, a desidratação e as doenças crônicas são a principal causa.
  • Infecções virais como a caxumba podem provocar bolha ou caroço embaixo da língua.
  • Síndrome de Sjörgen: é uma doença autoimune que ataca as glândulas salivares, podendo também afetar outros órgãos. Tem maior incidência em mulheres e de desenvolve junto com outras doenças crônicas como artrite ou lúpus.

  • Mucocele: também chamada de cisto mucoso, é uma bolha que afeta a língua, lábio, bochecha ou céu da boca. Pode ser provocada por mordidas, por pancadas na zona ou por obstrução da glândula salivar. Não costuma provocar dor e não é contagiosa, desaparecendo naturalmente na maioria dos casos.
Bolha embaixo da língua: causas - Distúrbios das glândulas salivares

Aftas embaixo da língua

As feridas orais, também chamadas de aftas, são pequenas úlceras de cor branca ou bolhas transparentes na boca que podem surgir como consequência de:

  • Infecções virais.
  • Mordidas.
  • Lesões.
  • Mudanças hormonais.
  • Estresse.
  • Alergias alimentares.

Esse tipo de feridas pode surgir como bolhas, provocando dor embaixo da língua, chegando a afetar o consumo normal de medicamentos e bebidas e demorando até 7 dias a sarar. Embora as aftas embaixo da língua possam ser tratadas com medicamentos, os remédios caseiros também podem ser úteis. Misture uma parte de água oxigenada ou peróxido de hidrogênio e uma de água e aplique diretamente sobre a ferida com um pouco de algodão. Repita esse procedimento 3 ou 4 vezes por dia.

Bolha embaixo da língua: causas - Aftas embaixo da língua

Liquen plano oral

O líquen plano é uma doença autoimune que provoca uma erupção na boca, podendo provocar bolhas embaixo da língua. As causas dessa condição estão relacionadas com reações alérgicas ou do sistema imunológico, existindo também alguns fatores de risco que podem aumentar as probabilidades de se apresentar:

  • Estar exposta a substâncias químicas como arsênico, iodetos, ouro, corantes e medicamentos.
  • Doenças como a hepatite C.

Esta doença é frequente em adultos e a erupção provocada costuma ser dolorosa e apresentar manchas azuladas ou bolhas que aumentam de tamanho. Outros sintomas da condição incluem secura na boca e gosto metálico na mesma. Geralmente, os sintomas desaparecem sem tratamento, mas isso depende da gravidade dos sintomas. Anti-histamínicos, corticoesteroides orais ou terapias com luz ultravioleta são parte da medicação que o médico pode sugerir.

Bolha embaixo da língua: causas - Liquen plano oral

Leucoplasia oral

São manchas brancas que aparecem na mucosa da boca e embaixo da língua. Este sintoma não é associado a nenhuma doença em particular, mas algumas das causas incluem:

  • Tabaquismo.
  • Alimentação pobre em vitaminas.
  • Excesso de álcool.
  • Má higiene bucal.
  • Infecções como candidíase, sífilis ou HPV.
  • Próteses mal ajustadas.

Esse transtorno pode provocar dor na língua e o primeiro passo para tratá-lo consiste em eliminar a causa. Caso seja o tabaco, o paciente deve deixar de fumar. Além disso, podem ser administrados medicamentos anti-fúngicos, caso a leucoplasia tenha sido provocada por candidíase. No entanto, você deve consultar o seu médico para que ele determine a causa e possa recomendar o tratamento adequado, além de descartar qualquer patologia grave.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolha embaixo da língua: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário sobre Bolha embaixo da língua: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marcos Lima
Estou com um caroço no freio da língua, como devo tratar?

Bolha embaixo da língua: causas
1 de 4
Bolha embaixo da língua: causas

Voltar ao topo da página