Saúde bucal

Pequenas bolhas na língua, o que pode ser?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 2 setembro 2022
Pequenas bolhas na língua, o que pode ser?

Embora normalmente nossa atenção em relação à saúde costume se voltar a outros órgãos e áreas do corpo, a verdade é que não devemos nos esquecer jamais da saúde bucal e, dentro desta, a grande esquecida que é a língua.

A língua conta com papilas fungiformes, ou seja, pequenas bolinhas que ficam nas laterais e na parte superior. Estas se encarregam por ajudar a comer, além de contar com papilas gustativas e sensores de temperatura. As bolinhas costumam ser da mesma cor que o resto da língua; contudo, existem certas condições que podem alterá-las. É por isso que no artigo a seguir do ONsalus te detalhamos todas as informações sobre as pequenas bolhas na língua, o que pode ser?.

Também lhe pode interessar: Bolha de sangue na boca: o que pode ser

Índice

  1. Bolhas na língua por papiloma
  2. Bolhas na língua por sífilis
  3. Bolhas na língua devido à escarlatina
  4. Feridas na língua por glossite
  5. Bolhas na língua por câncer de boca
  6. Bolhas na língua: outras causas
  7. Tipos de bolhas na língua

Bolhas na língua por papiloma

O papiloma escamoso é uma doença que está estreitamente relacionada com o vírus do papiloma humano ou HPV. Este transtorno pode estar localizado na boca ou mais especificamente na língua, o que é conhecido como papiloma bucal ou HPV lingual. Esta doença pode ser de alto ou baixo risco, dependendo de diversos fatores, por isso que é indispensável consultar um especialista para fazer uma pequena avaliação e realizar o tratamento indicado para eliminá-lo.

Trata-se de uma alteração transmitida através do contato direto com a mucosa ou a pele, por isso que é muito frequente que apareça com o contato sexual, principalmente com a prática de sexo oral, contudo, também podem surgir quando os dedos infectados com HPV são colocados na mão ou em contato pele com pele com uma pessoa infectada.

Confira todas as informações sobre o HPV no homem, sintomas e tratamento.

Pequenas bolhas na língua, o que pode ser? - Bolhas na língua por papiloma

Bolhas na língua por sífilis

Outra causa muito frequente nas pessoas que afirmam ter bolhas na língua é a sífilis. Trata-se de uma doença sexualmente transmissível que começa com uma ferida muito pequena, indolor e fácil de ser notada; contudo, depois começa a aparecer uma erupção, pequenas bolinhas na língua ou em várias partes da boca.

Várias feridas aparecem e desaparecem no decorrer da doença. Durante a primeira fase, o tratamento é simples, já que basta tomar os medicamentos corretos receitados pelo médico, acabando com a doença. Quando a mesma está mais avançada, com diversas protuberâncias na boca, podem ser geradas muitas complicações sérias, por isso que é indispensável realizar o tratamento a tempo.

Pequenas bolhas na língua, o que pode ser? - Bolhas na língua por sífilis

Bolhas na língua devido à escarlatina

A escarlatina é uma infecção bacteriana que pode causar a conhecida língua de morango, ou seja, causa inchaço neste órgão, deixando-o com uma coloração vermelha e cheia de pequenas bolinhas. Além disso, os pacientes com este tipo de transtorno também pode ter erupções cutâneas e febre.

Em geral, a escarlatina é uma doença leve que pode ser tratada com antibióticos corretos que um especialista receitar. Pouquíssimas vezes costuma se agravar, podendo causar transtornos renais, pneumonia ou febre reumática, contudo, se trata de uma alteração altamente contagiosa, por isso que deve ser tratada assim que é diagnosticada.

Feridas na língua por glossite

A glossite é uma alteração que provoca inchaço e inflamação na língua, fazendo com que as papilas sejam vistas maiores do que o normal e pareçam bolhas. Além disso, este transtorno se caracteriza por deixar a superfície da língua com uma aparência lisa; contudo, o paciente pode sentir dificuldades para falar, mastigar ou engolir e ter sensibilidade na área afetada.

Esta doença pode ser causada por:

  • Uma reação alérgica.
  • Infecções.
  • Lesões.
  • Ressecamento bucal.
  • Alterações cutâneas que afetam a boca.
  • Déficit de algumas vitaminas.
  • Alterações hormonais
  • Submeter-se a fatores irritantes como o tabaco, alimentos muito quentes, álcool ou condimentos fortes.
Pequenas bolhas na língua, o que pode ser? - Feridas na língua por glossite

Bolhas na língua por câncer de boca

Embora o aparecimento de bolhas na língua não costume se tratar de alguma alteração grave, existem certos casos em que é preciso dar mais atenção a isto e agir rápido, por exemplo, quando se tratam daquelas pessoas que sofrem de câncer de boca. Os nódulos do câncer de boca costumam aparecer nas laterais e na parte de cima da língua, sendo o tipo mais frequente o carcinoma de células escamosas.

As protuberâncias que surgem com o câncer costumam ser vermelhas, rosas ou acinzentadas e podem sangrar ao tato. Além disso, estão localizadas principalmente na base da língua ou na parte posterior da mesma, por isso que costuma ser mais difícil de detectá-las, pois a princípio não há nenhum tipo de dor.

Bolhas na língua: outras causas

Além destas condições já mencionadas, existem outras doenças e condições que podem provocar o aparecimento de bolhas na língua:

  • Fibroma traumático.
  • Cistos linfoepiteliais.
  • Úlceras.
  • Metabolismo lento.
  • Fatores hereditários.
Pequenas bolhas na língua, o que pode ser? - Bolhas na língua: outras causas

Tipos de bolhas na língua

Muitas vezes é complicado descrever os sintomas que sentimos. Podemos falar de bolhas na língua, contudo, dependendo da pessoa ela pode sentir isso de outra forma. A seguir, te explicamos quais são as principais lesões na língua que podem produzir, ou serem semelhantes, às bolhas na língua:

  • Aftas: se tratam de bolhas que podem sair tanto na língua quanto em várias partes da boca. Geralmente, crescem debaixo da língua e começam sendo um pequeno ponto vermelho para depois se transformarem em uma pequena úlcera aberta branca ou amarela. É uma alteração muito incômoda que costuma ter uma duração de aproximadamente 10 dias e podem aparecer pro diversas causas, tais como alterações hormonais, ter a imunidade baixa, sofrer de doença celíaca ou levar uma vida bastante desequilibrada emocionalmente, estando constantemente estressado.
  • Micose: são bolhas na língua provocadas por uma infecção fúngica. Normalmente se trata do fungo conhecido como cândida, por isso que suas bolhas podem ser chamadas candidíase e podem aparecer em qualquer parte do corpo. Quando as mesmas surgem na boca, costumam causar uma redução no paladar e, comumente, ocorrem devido ao uso de diversos antibióticos ou um mau ajuste dos aparelho bucais.
  • Lesões: as bolhas na boca, principalmente na língua, podem ser devidas a diferentes lesões pequenas que surgem pelo consumo de alimentos muito quentes, duros ou crocantes, embora também possam aparecer depois de uma pessoa morder a língua sem querer.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pequenas bolhas na língua, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Pequenas bolhas na língua, o que pode ser?