Partilhar

Lábio superior inchado, o que pode ser?

Lábio superior inchado, o que pode ser?

O fato dos lábios ficarem inchados de repente pode ser algo muito incômodo, podendo também ser um sintoma de algo que pode piorar se não for tratado. Embora na maioria das vezes se tratem de processos benignos, nem sempre é assim.

Nesse artigo do ONsalus, te explicamos o que pode ser lábio superior inchado do nada, o que fazer caso isso esteja acontecendo com você e quais os tratamentos mais indicados para resolver o problema rapidamente.

Lábio superior inchado por angioedema

O tecido que forma os lábios é mole, ou seja, tem conteúdo líquido e é suscetível de inchar com facilidade. Entre as causas mais comuns, podemos citar a alergia.

Algumas pessoas reagem de forma exagerada frente a diferentes elementos do meio ambiente ou alimentos, produzindo-se o que se conhece como angioedema. É comum que apareça após o contato com determinado tipo de alimento (como mariscos ou frutos secos), medicamentos, picada de insetos, produtos de beleza (por exemplo os labiais), entre outros. Pode se espalhar para outras regiões do rosto, inclusive podendo chegar a um quadro tão grave como o edema de glote.

Portanto, se notou que depois de ingerir um alimento ou usar um novo produto de beleza, seu lábio ficou inchado (ou outra parte do rosto, ou se apresenta algum tipo de reação na pele), é melhor consultar seu médico de confiança, pois pode ser que essa situação continue se repetindo e fique mais grave.

Lábio superior inchado e dormente por herpes

A inflamação do lábio superior pode ser devida a herpes. É uma condição muito frequente que é acompanhada de outros sintomas:

  • Começa com dor, ardência ou formigamento na área (mas não se vê nenhuma mudança no lábio afetado).
  • Depois de um alguns dias aparecem pequenas bolhas com um líquido claro em seu interior.
  • Quando as bolhas estouram, é formada uma crosta no lugar.
  • A área afetada pode ficar inchada.

Estes tipos de episódios geralmente ocorrem repetidamente, já que o vírus fica "dormente" em algum nervo próximo da área afetada e costuma se reativar com a exposição solar, ou quando a imunidade baixa, com o estresse ou traumatismos.

É bastante contagioso, sobretudo, quando as bolhas estão presentes, podendo continuar contagiando quando está no período das crostas, e não somente sendo transmitida como herpes labial, uma vez que pode causar infecções em outras áreas do corpo, tais como os genitais, sistema respiratório, pele, sistema neurológico, entre outros.

Lábio superior inchado, o que pode ser? - Lábio superior inchado e dormente por herpes

Lábio superior inchado por pancada

Como foi dito anteriormente, os lábios são formados por tecido mole, muito suscetível a inflamação. É por isso que um simples traumatismo pode desencadear uma inflamação repentina dessa área.

Basta aplicar gelo envolto em um pano ou toalha no local afetado, e assim como foi inchado de repente, também se desinchará, podendo deixar na área um hematoma ou mancha por alguns dias.

Lábio superior inchado por doenças granulomatosas

As doenças granulomatosas são acúmulos de tecido anormal (granulomas) na área onde se vê o inchaço. Trata-se de um problema raro e sua causa não é conhecida. Além da inflamação do lábio superior (chamada queilite granulomatosa de Miescher), ela pode vir acompanhada de inchaço em outras áreas do rosto, tais como o lábio inferior, uma ou ambas bochechas, as pálpebras ou um lado da pele do couro cabeludo. A inflamação é mole e não é dolorosa.

Estes tipos de inflamação geralmente aparecem repetidamente, por vezes acompanhados de febre e mal estar geral, com a pessoa permanecendo saudável entre esses episódios. Contudo, conforme vai sofrendo episódios repetidos, a área inflamada tende a permanecer cada mais inflamada de forma permanente.

Este tipo de quadro pode se apresentar fazendo parte de uma doença mais complexa chamada Síndrome de Melkersson-Rosenthal, na qual, além do inchaço do rosto e lábios, existe paralisia facial e alterações no formato da língua.

Lábio superior inchado por síndrome de Ascher

A síndrome de Ascher é uma doença na qual o lábio superior (e, raramente, o inferior) fica cada vez mais inchado com o passar do tempo, chegando a formar o que se conhece como "lábio duplo". Também pode ser acompanhada de alongamento da pele das pálpebras (blefarocalasia) e aumento da glândula tireoide (bócio não tóxico).

É uma doença pouco frequente, mas altera bastante a vida social de quem a sofre, porque o inchaço não volta, pelo contrário, fica cada vez maior.

Como desinchar um lábio inchado

Em caso de inchaço repentino do lábio superior, é importante que conheça algumas medidas, como por exemplo:

  • Caso se trate de uma pessoa alérgica, é conveniente recorrer ao médico. Se os sintomas continuarem avançando, ligue para o número de emergências local. Se a pessoa tem um antialérgico, este pode ser administrado.
  • Sempre tentar recuperar a saúde do corpo. O inchaço do lábio pode fazer parte de um aviso que o organismo está dando. Beba água, coma frutas e verduras, sobretudo cruas, sementes e legumes. Evite alimentos que geram acúmulo de toxinas no corpo, tais como carne, álcool, cigarro, alimentos processados, açúcar e farinhas refinadas. Quanto mais natural, melhor para ajudar o corpo a se recuperar.
  • Evitar a exposição solar enquanto o lábio estiver inchado, isto ajudará com que ele volte ao normal mais rapidamente.
  • Diante do inchaço repetido do lábio superior, também deve-se recorrer ao médico, já que são diversas as doenças que podem causar este problema e, portanto, são diversos os tratamentos que podem ser feitos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Lábio superior inchado, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Antonio Clareu
Acabei de terminar o almoço feijão verde e borrego bebi um copo de vinho tinto de repente sem qualquer dor começou o lábio superior a inchar sem mais nem menos já pus gelo o que fazer mais?Obrigada.
A sua avaliação:
Regiane Maria Dos Santos Pimenta
Meu filho está com o lábio inferior inchado como devo agir já dei o ant alérgico

Lábio superior inchado, o que pode ser?
1 de 2
Lábio superior inchado, o que pode ser?

Voltar ao topo da página