Partilhar

Céu da boca inchado: causas, tratamento e remédios

 
Por Leonardo Simon. Atualizado: 26 agosto 2019
Céu da boca inchado: causas, tratamento e remédios

Nossa cavidade oral é formada por duas áreas que, em conjunto, constituem o que conhecemos como "o céu da boca". Este é composto por duas partes: o palato duro e o palato mole. O palato duro vai desde a raiz dos dentes até uma linha imaginária que cruza os dois dentes do siso superiores. O palato mole vai desde os dentes do siso superiores até a campainha (ou úvula). Ambos podem sofrer processos inflamatórios de diversas origens, incluindo causas infecciosas (vírus, bactérias e fungos), traumáticas, entre outras.

Neste artigo do ONsalus, explicaremos todas as possíveis causas do céu da boca inchado, seu tratamento e os remédios caseiros que te ajudarão a solucionar esta condição.

Também lhe pode interessar: Como tratar dor no céu da boca

Céu da boca inchado: causas infecciosas

Infecções bacterianas

Na boca, normalmente, vivem um conjunto de bactérias que se mantêm em equilíbrio sem nos afetar. Em determinadas circunstâncias, são geradas as condições ideais para a proliferação de algumas destas bactérias, originando o inchaço no céu da boca.

Atualmente, os aparelhos ortodônticos são comuns e o mau uso ou cuidado dos mesmos é um fator que cada vez mais é observado como causa da inflamação do céu da boca.

Infecções virais

No ambiente, existem diversos vírus que têm o potencial de contaminar a boca e causar o inchaço do céu da boca. A forma mais comum de transmissão é através da saliva, seja pelo beijo ou por objetos contaminados por esta por uso prévio.

Entre estes vírus, podemos ressaltar:

  • Vírus de Epstein-Barr (vírus “do beijo”, causador da mononucleose infecciosa).
  • Vírus herpes simples tipo 1.
  • Vírus cosackie, causador da herpangina (inflamação do palato mole, úvula e céu da boca).
  • Vírus varicela herpes.

Infecções por fungos

As micoses também podem causar inchaço, aparecimento de manchas vermelhas no céu da boca e lesões esbranquiçadas. São mais frequentes em pacientes imunodeprimidos (HIV, pacientes com câncer que recebem quimioterapia e pacientes que realizam terapias com esteroides).

No caso dos pacientes com HIV, o aparecimento de infecções por fungos na boca (em geral, por Candida albicans) é um sinal de alerta que deve ser rapidamente combatido.

Céu da boca inchado e dolorido: causas traumáticas

Queimaduras por alimentos

As queimaduras por alimentos muito quentes ou muito frios (batatas, café, chá, sorvetes e outros) são uma causa frequente do inchaço do céu da boca, podendo ser de diferentes níveis de gravidade.

Lesões por próteses dentárias

As próteses dentárias desgastadas ou quebradas devido ao uso ou cuidado inadequado podem ferir as gengivas e o céu da boca, permitindo o crescimento de germes que inchariam estes.

Lesões por ossos

Os ossos de frango, peru, peixes e outros alimentos podem ferir a mucosa do céu da boca, permitindo o crescimento de germes e causando seu inchaço.

Traumatismos diretos

As lesões traumáticas (quedas, pancadas diretas, acidentes de trânsito, etc.) podem causar o inchaço no céu da boca.

Céu da boca inchado e doendo: deficiências nutricionais

Uma causa importante de céu da boca inchado e dolorido "espontâneo" nos países menos favorecidos economicamente é a falta de vitaminais do complexo B, em especial o ácido fólico e vitamina B1.

Se, além da inflamação, notar um caroço no céu da boca, recomendamos que consulte seu médico ou dentista o quanto antes.

Céu da boca inchado: o que fazer

O tratamento para céu da boca inchado dependerá da causa que esteja originando o sintoma:

  • Nas infecções bacterianas, a indicação, é claro, será tomar os antibióticos da mesma forma que o médico indicar.
  • Nas infecções virais, o tratamento depende da condição imunológica da pessoa. Em pacientes imunodeprimidos, devem ser administrados antivirais e antibióticos conforme indicado pelo médico responsável.
  • As infecções por fungos requerem do uso de antimicóticos.
  • Os traumatismos exigem um tratamento específico para cara um deles, conforme protocolos estabelecidos.

Em todos os casos, deverá ser indicada uma dieta composta por alimentos macios: arroz, pudim, sorvetes, purê de batatas, sopas, iogurte, entre outros, tomando cuidado com a temperatura dos mesmos.

Céu da boca inchado: causas, tratamento e remédios - Céu da boca inchado: o que fazer

Céu da boca dolorido e inchado: remédios caseiros

Bicarbonato de sódio

Neutraliza a acidez da boca, facilitando a cura dos tecidos e permitindo uma melhor ação dos medicamentos.

Camomila

É um agente anti-inflamatório por excelência. Em infusões, frias ou quentes (conforme o caso), aplicação direta com curativos, contribui para a rápida desinflamação do céu da boca.

Amora

Também tem propriedades anti-inflamatórias. Neste caso, podemos usar as folhas e o caule em infusão.

Mel

Tem propriedades antibacterianas e também modifica a acidez da cavidade bucal.

Água oxigenada

Sozinha ou misturada com água e administrada com curativos ou enxágues.

Aloe vera

O gel da folha da aloé pode ser aplicado diretamente sobre o céu da boca inchado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Céu da boca inchado: causas, tratamento e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • Hennessy, B. J. (septiembre de 2018). Mouth Sores and Inflammation, de MSD Manual: https://www.msdmanuals.com/home/mouth-and-dental-disorders/symptoms-of-oral-and-dental-disorders/mouth-sores-and-inflammation

Escrever comentário sobre Céu da boca inchado: causas, tratamento e remédios

O que lhe pareceu o artigo?

Céu da boca inchado: causas, tratamento e remédios
1 de 2
Céu da boca inchado: causas, tratamento e remédios

Voltar ao topo da página