Partilhar

Pintinhas vermelhas no céu da boca: causas e tratamento

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 19 agosto 2019
Pintinhas vermelhas no céu da boca: causas e tratamento

A presença de pintinhas vermelhas no céu da boca sempre foi uma causa de preocupação em qualquer idade. Estas lesões surgem frequentemente, sem distinção de idade ou sexo. Os pontos vermelhos no céu da boca podem ser desde lesões muito simples até problemas de saúde que podem causar complicações mais severas.

As pintas vermelhas no céu da boca podem afetar desde crianças muito pequenas até pessoas mais velhas, e o que os diferencia são as causas que originam a presença destes sinais e sintomas. São muitas as doenças que podem originar esta alteração, por isso que é importante conhecer as causas que levam ao seu desenvolvimento.

Toda pessoa, em algum momento da vida apresentou estas manchas vermelhas no céu da boca, mas, por sorte, a ajuda médica a tempo sempre evita que os sintomas e complicações avancem. Se você quer saber mais informações sobre as pintinhas vermelhas no céu da boca: causas e tratamento, te aconselhamos a continuar lendo o seguinte artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Como tratar dor no céu da boca

Pintinhas vermelhas na boca: o que são

O céu da boca é uma área da mucosa oral muito sensível, é ali que aparecem as pintas vermelhas, lesões que surgem resultado de processos infecciosos virais, fúngicos ou bacterianos.

Em diversos casos, o aparecimento destas lesões indica a existência de alguma situação atípica no organismo que deve ser tratada no menor tempo possível. Existem certos casos nos quais ela pode passar despercebida e em outros pode chegar a comprometer o estado geral da pessoa que a sofre.

Estes pontos vermelhos podem ocorrer na forma de pintinhas de sangue ou também, como aftas, feridas ou úlceras bucais, como consequência da contaminação por fungos, vírus ou bactérias. No caso de não serem tratadas a tempo, podem piorar e degenerar a saúde do paciente.

Pintinhas vermelhas no céu da boca: causas e tratamento - Pintinhas vermelhas na boca: o que são

Pintas vermelhas no céu da boca: causas

São muitas as causas que originam o aparecimento deste sintoma e que inclusive podem fazer com que se estenda e acabe formando pintinhas vermelhas na garganta e no resto da boca. Entre as principais causas dos pontos vermelhos no céu da boca, encontramos:

  • Virais: como o vírus de Coxsackie, o qual é capaz de produzir estes pontos vermelhos muito dolorosos que podem se tornar lesões ulcerosas ou manchas no céu da boca. A herpangina também é comum em adultos e crianças.
  • Fungos: infecções micóticas causadas pela Candida albicans podem levar ao aparecimento de pintinhas vermelhas no céu da boca. Estas alterações podem ser vistas mais frequentemente em pacientes que sofrem de diabetes ou que têm próteses dentárias.
  • Aftas, feridas ou úlceras bucais: estas lesões também são causadoras dos pontinhos vermelhos no céu da boca. Podem aparecer em qualquer lugar do céu da boca como um resultado do estresse pela ingestão de certos alimentos ou de algum agente irritante que possa causar estas lesões, desencadeando assim em reações na boca.
  • Abscesso dentário: o abscesso dentário é resultado de uma infecção bacteriana no nervo dentário, o qual acaba por contaminar a cavidade bucal e em especial o paladar, tornando-se evidente a presença de pontos vermelhos nesta região da boca.
  • Amigdalite estreptocócica: este processo infeccioso de origem bacteriana causada pelo estreptococo do grupo A, pode causar o aparecimento de pintinhas vermelhas no céu da boca, além de outros sintomas característicos da doença.
  • Reação a medicamentos: é frequente ver este tipo de reação após a ingestão de alguns medicamentos que afetam a mucosa oral, seja uma reação a um medicamento específico ou de algum de seus componentes.
  • Herpes simples: esta alteração é causada por um vírus, uma vez que se instala no organismo, não o abandona; a pessoa é suscetível a sofrer desta condição várias vezes durante o ano. O estresse é um gatilho para o aparecimento da crise. Uma das manifestações que surge na região oral são lesões no céu da boca que começam com pontos ou manchas vermelhas.

Pontos vermelhos no céu da boca: tratamento

Depois de verificar a presença dos pintinhas vermelhas no céu da boca, é necessário consultar um médico de clínica geral ou ao dermatologista. Uma vez feito o diagnóstico, o especialista se encarregará de prescrever o tratamento adequado para cada causa que origina esta alteração.

  • Nos casos de herpes, deve-se aplicar medicamentos antivirais encarregados de controlar o vírus, para evitar o aumento de tamanho das lesões e que estas se espalhem para outros lugares.
  • Quando se trata de candidíase, a terapia é realizada com medicamentos antimicóticos recomendados pelo especialista.
  • Se é devido a lesões causadas pelo Vírus de Coxsackie, a cura é sintomática de acordo com o que o paciente apresentar, ou seja, só será necessário fazer o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
  • Caso se trate de lesões tipo aftas ou feridas que originam os pontos vermelhos no céu da boca, deve-se verificar sua origem: viral ou bacteriana. No caso de ser bacteriana, será necessária a prescrição de antibiótico para combater a bactéria causadora da alteração; além do analgésico e anti-inflamatório de forma tópica ou por via oral.

É de vital importância conhecer as causas que geram o aparecimento dos pontos vermelhos no céu da boca, para assim neutralizá-las com o tratamento adequado da lesão e dos sintomas que a pessoa afetada apresentar. Não hesite em ir ao médico de confiança, ele te orientará e fornecerá seu conhecimento para tratar a sua saúde.

Pintinhas vermelhas no céu da boca: causas e tratamento - Pontos vermelhos no céu da boca: tratamento

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pintinhas vermelhas no céu da boca: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário sobre Pintinhas vermelhas no céu da boca: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Pintinhas vermelhas no céu da boca: causas e tratamento
1 de 3
Pintinhas vermelhas no céu da boca: causas e tratamento

Voltar ao topo da página