Partilhar

Céu da boca amarelo: causas e tratamentos

 
Por Leonardo Simon. 4 maio 2020
Céu da boca amarelo: causas e tratamentos

Normalmente não prestamos atenção ao céu da boca, pois não é comum que tenha problemas. Contudo, quando isto acontece, costuma causar preocupação, porque é bastante visível porque e, além disso, pode causar incômodos durante a alimentação ou através do simples contato com a língua. Diversas doenças podem fazer com que o céu da boca fique amarelo ou apresente lesões amareladas, desde uma dieta rica em betacarotenos até lesões mais complicadas.

Se você quer saber com mais detalhes quais são as causas do céu da boca amarelo, assim como os possíveis tratamentos médicos e naturais, continue lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Como tratar dor no céu da boca

Céu da boca amarelo: o que pode ser

Existem diferentes razões pelas quais o céu da boca pode ficar amarelo, algumas muito simples e outras mais complexas, entre elas, é possível citar:

Desordens alimentares

É comum que em casos de bulimia ou anorexia nervosa apareça, entre outras lesões, uma coloração amarelada no céu da boca.

Abscessos

As vezes, uma lesão que parecia mínima pode se infectar e conter pus, a qual é conhecida como abscesso. Este possui uma cor amarela e, embora seja raro, pode aparecer no céu da boca.

Grânulos de Fordyce

Tratam-se de pequenos grânulos amarelados que correspondem às glândulas sebáceas. É comum encontrá-los nos lábios ou bochechas e, muito mais raro, mas não impossível, de se manifestar no céu da boca.

Lipoma oral

É extremamente raro ocorrer isto, se trata de um tumor benigno de células sebáceas e, portanto, de cor muita amarelada. Pode estar localizado em diferentes áreas da pele, inclusive no rosto. O céu da boca é um local de apresentação pouco comum.

Carotenemia

A carotenemia é um acúmulo de uma substância amarelada na pele e mucosas, chamada caroteno. É mais frequente em crianças do que em adultos. Geralmente, ocorre porque a dieta é rica em alimentos que contêm betacarotenos, tais como: cenouras, laranjas, tangerinas, damasco, manga, mamão, melão, batata, verduras de folha verde, entre outras. Também pode se tratar de um problema metabólico ou devido a ingestão de suplementos com vitamina A.

Problemas no fígado

As vezes, um mau funcionamento hepático pode fazer com que as mucosas fiquem amareladas, o que se conhece medicamente como icterícia. Se também afetar a pele, é porque o problema é ainda maior.

Canal biliar alterado

Trata-se do canal de saída da bílis do fígado ao sistema digestivo. Se existem obstruções ou uma sobrecarga de cálculos, a bílis fica acumulada. Esta não se degrada e acaba gerando uma cor amarela no céu da boca, nas mucosas da boca, olhos e até da pele.

Doenças do pâncreas

Também podem causar este tom particular no céu da boca. Inflamações, problemas com cálculos e até uma doença tumoral podem gerar problemas deste tipo.

Úlcera no céu da boca

Pode haver uma lesão de tipo ulcerosa no céu da boca por causa de uma queimadura por alimentos ou bebidas muito quentes, lesões por próteses, bolhas que estouraram, cáries, quimioterapia, etc. Esta será coberta por um tecido amarelado enquanto se cura.

Doenças crônicas

Algumas doenças que têm a ver com um mau funcionamento das defesas do corpo podem se apresentar como bolhas que, ao estourarem, são cobertas por um material amarelado. É o caso do pênfigo, penfigoide e lúpus.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem causar mudanças na coloração da mucosa da boca, inclusive no céu da boca. É o caso dos antipalúdicos (como a cloroquina e a amodiaquina), que faz com que se torne mais amarelado ou marrom-amarelado, a quinacrina (para eliminar os parasitas da giardíase), ou alguns antirretrovirais usados no tratamento do HIV podem torná-lo mais amarronzado.

Céu da boca amarelo: tratamento médico

O mais importante na hora de receber um tratamento médico é ter um diagnóstico correto, já que desta forma evita-se perder tempo e se encontra a solução adequada.

Para fazer isso, primeiro seu médico te fará uma série de perguntas afim de saber se, além dessa cor amarela no céu da boca, tem algum outro tipo de sintoma, se essa mudança na coloração já aconteceu anteriormente, se você fez algum tratamento prévio, se fuma, toma bebidas alcoólicas, como é sua dieta, etc. As informações que você der podem ser muito úteis.

Depois, ele avaliará sua boca para identificar se há lesões ou mais algo que chame a atenção. Pode continuar examinando o resto do seu corpo.

De acordo com o caso, te solicitará outros exames (como análise ou ecografia abdominal, por exemplo) e o tratamento dependerá da análise de todos estes dados:

  • Caso se trate de um medicamento ou algo em sua dieta, pode tentar diminuir seu consumo, as vezes pode demorar um tempo para conseguir voltar a cor normal.
  • As lesões na boca que, enquanto são curadas, apresentam uma placa amarelada sobre elas devem ser cuidadas: evitando irritantes, tomando cuidado com próteses e de sua saúde bucal indo a um dentista, não usando enxaguantes bucais, cremes e nem substâncias não recomendadas pelo seu médico.
  • Se o problema for digestivo, o mais importante é a alimentação. Tanto o fígado quanto o canal biliar e o pâncreas estão sobrecarregados com alimentos tóxicos ricos em gorduras, glúten, laticínios, carnes e processados. Também é muito importante não consumir álcool e nem tabaco.
  • Além disso, se a causa é uma desordem alimentar, seu corpo já está sofrendo as consequências, portanto, buscar ajuda profissional é muito importante.
  • Se existe algum incômodo associado, como dor ou ardência, o profissional pode te indicar um analgésico enquanto encontra a causa do seu problema.
  • É importante realizar uma boa higienização da boca regularmente, assim como consultar um dentista para saber como sua boca está.
  • Se houver alguma lesão, pode ser feita uma biópsia dela para conhecer sua natureza e assim começar o tratamento apropriado.

Remédios naturais para céu da boca amarelo

Existem diferentes medidas naturais que você pode fazer para tentar melhorar a cor amarela do céu da boca:

  • Se você apresenta lesões, pode fazer gargarejos com algumas plantas medicinais como: cavalinha (Equisetum arvense), absinto (Artemisia absinthium), tanchagem (Plantago) ou malva-branca (Althaea officinalis), camomila (Chamaemelum nobile). Além disso, pode beber o chá desta última.
  • Você pode ajudar seu corpo a limpar o fígado e o canal biliar através de uma desintoxição. Existem diferentes formas de fazer isso, o que todas têm em comum é que sua dieta deve se basear em frutas e verduras cruas, rebentos e frutos secos. Algumas pessoas se focam nas frutas, outras fazem um processo com maçãs e azeite de oliva. Uma dica mais que importante é deixar de lado os alimentos e bebidas difíceis de digerir e metabolizar e, que por isso, deixam muitos resíduos que acabam se acumulando no corpo. Estas práticas sempre dever ser acompanhadas por uma limpeza renal, a qual é feita através de chás que estimulam a urina (diuréticos).

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Céu da boca amarelo: causas e tratamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • Kayhan-Tetik B, Çaylan N. Betacarotenemia con afectación nasal aislada en una niña: A propósito de un caso. Arch Argent Pediatr 2019;117(5):e502-e504.
  • Priyadarshani AMB. Insights of hypercarotenaemia: A brief review. Clin Nutr ESPEN. 2018; 23:19-24
  • Billet J., Malard O., Enfermedades de la mucosa bucal. Ediciones Elservier. Enciclopedia Médico-Quirúrgica. Madrid. E- 20-624-A-10, 2007.
  • Panico R, Piemonte E, Lazos J, Gilligan G, Zampini A, Lanfranchi H. Oral mucosal lesions in Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa and EDNOS. J Psychiatr Res. 2018;96:178–182. doi:10.1016/j.jpsychires.2017.09.022
  • Devi AN, Sowbhagya MB, Balaji P, Mahesh Kumar TS. An uncommon case of fibrolipoma. Indian J Dent Res. 2017;28(6):699–701. doi:10.4103/ijdr.IJDR_718_16
  • Kosel C., Guía de medicina natural. España, 1991.

Escrever comentário sobre Céu da boca amarelo: causas e tratamentos

O que lhe pareceu o artigo?

Céu da boca amarelo: causas e tratamentos
Céu da boca amarelo: causas e tratamentos

Voltar ao topo da página