Partilhar

Como tratar dor no céu da boca

Como tratar dor no céu da boca

De forma geral, qualquer tipo de lesão ou doença que aconteça na boca é desconfortável e dolorosa. Considerando que é o órgão que usamos para comer, beber e conversar, qualquer alteração nessa área pode dificultar esses processos. O céu da boca não é uma exceção e sua irritação provoca dificuldades para comer normalmente, desconfortos e dor.

Como sempre dizemos, é importante tratar qualquer alteração que ocorra no nosso organismo mas, neste caso em particular, é preciso observar se a dor é muito intensa ou frequente, posto que pode se tratar de alguma infecção que requer tratamento ou algum problema de saúde grave. Para isso, no seguinte artigo do ONsalus, lhe explicaremos como tratar dor no céu da boca com os melhores remédios caseiros para o céu da boca irritado.

Também lhe pode interessar: Bolinha na boca: causas e soluções

Céu da boca irritado: causas

O céu da boca, ou palato, é a estrutura situada na área superior da cavidade bucal e podemos dividi-la em duas partes diferentes. Em um lado está o palato duro, que ocupa os dois primeiros terços, começando a partir dos dentes, e no outro encontramos o palato mole, localizado na área posterior e chegando até a úvula.

O palato é constituído por glândulas salivares e tecido mucoso que, além de serem indispensáveis na mastigação e deglutição, cumprem uma função vital no nível fonético e de fala. Todos estes tecidos que formam o palato, assim como os que formam o resto da cavidade bucal, podem sofrer diferentes traumatismos e doenças que acabam se tornando inflamações. Quando isto ocorre, estamos falando da estomatite, e suas causas podem ser as seguintes:

  • Aftas na boca: conhecidas popularmente como úlceras. São lesões que ocorrem quando o sistema imune está muito baixo, o que faz com que se percam algumas das camadas superiores da mucosa bucal, a pele se torna branca e tem úlceras. No geral, são mais frequentes em crianças e jovens do que em adultos, embora também possam ocorrer nestes.
  • Irritação: são o resultado de alguma agressão direta sobre o céu da boca. Pode ser causado por comer produtos muito quentes, alimentos muito duros, muito picantes, pelo uso de próteses dentais ou por fumar.
  • Infecção: diversas infecções podem acabar gerando dor no céu da boca, embora geralmente seja devido à candidíase oral ou por uma infecção de herpes simples.
  • Lesões pré-cancerosas: é um tipo de lesão conhecida como leucoplasia que, entre outros sintomas, provoca dor e alteração na cor da mucosa do céu da boca. É muito importante tratá-las imediatamente porque podem acabar evoluindo para câncer.
  • Outras doenças: a dor no palato pode ser provocada por uma doença subjacente. Entre estas possíveis doenças está a doença de Crohn, lúpus eritematoso ou as sequelas da radioterapia e a quimioterapia, assim como certas reações alérgicas.

Em resumo, e adicionando outros possíveis fatores, as causas da inflamação do céu da boca podem ser:

  • Queimaduras.
  • Falta de vitamina B12 e ácido fólico baixo.
  • Fumar em excesso.
  • Sistema imunológico enfraquecido.
  • Infecções na boca.
  • Lesões traumáticas.
  • Alterações hormonais.
  • Estresse.
  • Processos pré-cancerosos e cancerosos.
Como tratar dor no céu da boca - Céu da boca irritado: causas

Tratamento para céu da boca infeccionado

Geralmente, a estomatite é tratada de forma sintomática. Ou seja, tratam-se alguns de seus sintomas mais fortes e incômodos e espera-se que a condição que os está provocando regrida. Apesar disso, nem sempre é possível e nem útil fazê-lo, uma vez que, se a inflamação é de origem infecciosa, é imprescindível tratá-la com medicamentos para que desapareça.

Como explicamos anteriormente, as infecções podem ser de diferentes tipos. Evidentemente, dependendo do que provoca a inflamação do céu da boca, será utilizado um medicamento ou outro. As opções são:

  • Antibióticos
  • Antifúngicos
  • Antivirais

Nestos casos, é imprescindível seguir as indicações e orientações do médico e nunca se automedicar. Caso contrário, a infecção poderia se tornar mais forte, evoluir e se tornar imune a estes tratamentos, podendo chegar a se tornar crônica.

Céu da boca inflamado: remédios caseiros

Tendo em conta que a boca e o paladar são necessários para podermos comer, algo que fazemos diariamente e que é completamente indispensável, os remédios caseiros para o céu da boca inflamado são mais voltados para minimizar os sintomas. Por outro lado, na grande maioria das vezes, se trata de uma condição passageira, que se cura por si só com o passar dos dias, por isso que não é necessário um tratamento específico. A seguir lhe explicamos o que você pode fazer para aliviar dor no céu da boca:

Aplicar algo frio

Como na grande maioria das inflamações, a aplicação de algo frio é uma das melhores opções que temos à nossa disposição. Isto não só ajuda a diminuir a inflamação, mas também faz com que a área fique um pouco dormente e que a dor não seja tão incômoda. Os métodos para obter esse resultado são vários: desde beber água gelada, ou derreter um cubo de gelo na boca, até fazer gargarejos com leite gelado.

Recomendamos, especialmente, comer picolés de frutas, sempre evitando os sabores cítricos, pois lhe ajudarão a acalmar a dor enquanto você aproveita do seu delicioso e refrescante sabor.

Dieta para o céu da boca inflamado

Tanto sua dieta quanto os hábitos alimentares são muito importantes para curar a dor no céu da boca. Dependendo do que ingerir, você pode melhorar ou piorar a inflamação, por isso é necessário saber claramente o que ajuda e o que atrapalha:

  • Siga uma dieta equilibrada para evitar alimentos que podem lesionar o céu da boca.
  • Abstenha-se de comer comidas muito quentes. Isto só piorará a lesão e aumentará a dor. É preferível que você coma sempre pratos frios e, se possível, frescos.
  • Não coma produtos ácidos, crocantes ou picantes. Os crocantes podem machucar o céu da boca, enquanto que os outros aumentarão a dor e a inflamação na área.
Como tratar dor no céu da boca - Céu da boca inflamado: remédios caseiros

Como prevenir a inflamação do céu da boca

O risco zero não existe, sempre pode haver alguma causa incontrolável que provoca estomatite. Contudo alguns bons hábitos de vida podem evitar ao máximo que isso aconteça, como por exemplo:

  • Uma boa higiene bucal.
  • Evitar os riscos que acabamos de mencionar, como o tabaco, a comida muito quente ou os produtos muito ácidos e picantes.
  • Visitar periodicamente o dentista.

Quando ir ao médico devido a dor no céu da boca

Como já mencionamos, é necessário ir ao especialista no caso da dor no céu da boca persistir por mais de 3 dias. Além disso, as seguintes condições também são um bom motivo para ir consultar um médico:

  • Se a dor é muito intensa.
  • Se tem feridas na boca ou inflamação nas gengivas.
  • Se tem febre.
  • Quando a inflamação se estende até outras áreas da boca.
  • Se a inflamação dificulta o engolir.
  • Se estas inflamações são recorrentes.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar dor no céu da boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário sobre Como tratar dor no céu da boca

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Leopoldina
Sofri um AVC e desde que tive alta venho tentando curar uma inflamação no meu céu da boca e não consigo. Usei bastante a pomada oncilon, mas não obteve sucesso.Usei outras opções caseiras, também não adiantou.
A sua avaliação:
Bruna Costa
Tenho o céu da boca queimado, posso tratar assim?

Como tratar dor no céu da boca
1 de 3
Como tratar dor no céu da boca

Voltar ao topo da página