Partilhar

Como curar ferida na boca rapidamente

 
Por Redação ONSalus. 20 novembro 2020
Como curar ferida na boca rapidamente

Quem nunca se mordeu dentro da boca? As lesões bucais parecem simples e pouco importantes, até acontecerem conosco.

Geralmente, as feridas dentro da boca costumam cicatrizar muito bem sozinhas. Contudo, podemos ajudar este processo de cicatrização se levarmos em conta alguns pontos, como cuidados adequados, remédios caseiros que podem ser utilizados e uma dieta que facilite a recuperação.

Toda as informações sobre como curar uma na boca rapidamente poderão ser encontradas neste artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Bolha de sangue na boca: o que pode ser

Como uma ferida dentro da boca cicatriza?

Por dentro, a boca é revestida por uma mucosa: se trata de um tecido fino que possui uma grande quantidade de vasos sanguíneos, é por isso que mesmo uma ferida pequena sangra bastante. Mas esta rica vascularização também facilita a cicatrização.

Quando há uma ferida na boca, todas as células e substâncias que facilitam o fechamento adequado da ferida chegam através dos vasos sanguíneos. Esta cicatrização acontece em várias etapas:

  • Primeiramente, o sangramento é parado com um pequeno coágulo. É importante que este fique no local da ferida.
  • Após isto, chegam várias células inflamatórias e substâncias que farão com que a zona afetada vá se regenerando.
  • A área afetada será coberta com uma substância esbranquiçada e pouco a pouco irá sendo coberta com tecido normal.

Por outro lado, a boca está cheia de micro-organismos que vivem em harmonia quando estamos em equilíbrio. Mas quando as condições de higiene da boca são ruins, é possível que a flora bacteriana local seja alterada e leve ao aparecimento de infecções, dificultando a cicatrização.

A cicatrização também pode ser mais difícil quando a pessoa tem a imunidade baixa, como nos casos de pessoas com diabetes. Também é pior quando há uma inflamação anterior ou quando foi feita radioterapia na área.

Como curar ferida na boca rapidamente

Quando se tem uma ferida na boca ou aftas é importante ser cuidadoso com a higiene bucal e o tratamento, para que desta forma a cicatrização seja adequada.

Em primeiro lugar, se deve lavar o local com água. Se o sangramento for abundante, é preferível usar água bem fria, isto ajuda a fechar os vasos sanguíneos. Se apesar disso o sangramento continuar, é necessário comprimir o local que estiver sangrando por pelo menos 3 minutos sem soltar. Esse é o tempo que os elementos do sangue, que contribuem com a hemostasia (interrupção do sangramento), demoram pra chegar até o local.

Se ainda assim continuar perdendo muito sangue, é conveniente ir a um posto de saúde, já que provavelmente seja necessário fazer algum ponto de sutura.

Tratamento

Uma ferida dentro da boca normalmente cicatriza facilmente. Para favorecer seu tratamento e saber como curá-la você pode seguir as seguintes indicações:

  • Mantenha sua boca limpa: higienize seus dentes e sua boca após comer.
  • Evite enxaguantes bucais comerciais: provocam irritação e promovem a alteração da flora bucal. Para enxaguar a boca, você pode fazer seu próprio enxaguante bucal anti-inflamatório misturando, em meio copo d'água pura, 1 cm de água oxigenada e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Faça enxagues 2 ou 3 vezes ao dia.
  • Evite alimentos irritantes: pimentas, tomate, banana, morangos.
  • Não consumir alimentos processados, muita carne e laticínios.
  • Opte por alimentos naturais e de fácil digestão: cereais integrais (aveia, trigo, arroz), frutas e verduras, legumes, sementes, frutos secos.

Se a lesão é resultado de uma cirurgia, é importante que siga precisamente as indicações do médico que fez o procedimento.

Remédios caseiros para curar feridas na boca

Diante de uma ferida na parte interna da boca você pode recorrer a algumas ervas e plantas medicinais que podem contribuir com que a cicatrização seja mais rápida e aliviar os incômodos. Estes são alguns dos remédios caseiros que ajudam a curar uma ferida dentro da boca rapidamente:

Mel

O mel é anti-inflamatório e favorece a cicatrização de feridas tanto das mucosas quanto da pele.

Você pode aplicá-lo duas ou três vezes ao dia. Evite comer logo após passá-lo, para que assim fique mais tempo agindo na área.

Calêndula

A calêndula também ajuda a manter os tecidos desinchados e fazer com que a cicatrização seja mais rápida.

Para isso, prepare uma infusão com algumas flores e aplique-a sobre a área afetada. Você também pode tomar uma xícara deste preparo.

Plantago ou Tanchagem

É uma planta com propriedades medicinais, muito útil para aquelas feridas que cicatrizam de forma muito lenta. Para isso, é preciso aplicar a infusão da mesma diretamente sobre a área afetada.

Camomila

Uma infusão preparada com camomila pode te ajudar a fazer com que a ferida fique limpa e com que a cicatrização seja mais rápida e adequada.

Absinto ou artemísia amarga

Esta erva é comumente utilizada para tratar as bolhas bucais. É cicatrizante, anti-inflamatória e analgésica.

Malvavisco

Sua infusão é analgésica e anti-inflamatória podendo ser aplicada diretamente sobre a lesão.

Como curar ferida na boca rapidamente - Remédios caseiros para curar feridas na boca

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar ferida na boca rapidamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • Guimarães R, Barros L, Dueñas M, et al. Nutrients, phytochemicals and bioactivity of wild Roman chamomile: a comparison between the herb and its preparations. Food Chem. 2013;136(2):718‐725. doi:10.1016/j.foodchem.2012.08.025
  • Yilmaz N, Nisbet O, Nisbet C, Ceylan G, Hoşgör F, Dede OD. Biochemical evaluation of the therapeutic effectiveness of honey in oral mucosal ulcers. Bosn J Basic Med Sci. 2009;9(4):290–295. doi:10.17305/bjbms.2009.2781
  • Negrato CA, Tarzia O. Buccal alterations in diabetes mellitus. Diabetol Metab Syndr. 2010 Jan 15;2:3. doi: 10.1186/1758-5996-2-3. PMID: 20180965; PMCID: PMC2843640.
  • Caramella CM, Sandri G, Rossi S, Mori M, Cristina Bonferoni M, Ferrari F, Del Fante C, Perotti C. New therapeutic platforms for the treatment of epithelial and cutaneous lesions. Curr Drug Deliv. 2013 Feb;10(1):18-31. doi: 10.2174/1567201811310010005. PMID: 22998040.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como curar ferida na boca rapidamente
1 de 2
Como curar ferida na boca rapidamente

Voltar ao topo da página