Partilhar

Bolinhas vermelhas na língua: porque surgem e como curá-las

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 28 junho 2019
Bolinhas vermelhas na língua: porque surgem e como curá-las

As modificações no aspecto geral da língua podem refletir certos problemas de saúde, sejam infecciosos, nutritivos ou de qualquer outra doença, assim como doenças da língua. Em um estado de saúde normal, a pessoa apresenta a língua na cor vermelho claro ou rosa, sem nenhum tipo de pontos vermelhos na língua ou protuberâncias. Isto indica que os órgãos e a circulação estão funcionando de forma correta.

A dúvida surge quando de repente aparecem bolinhas vermelhas na língua, que é um problema bastante comum e está relacionado com certos motivos. Estes pontos vermelhos na língua podem aparecer de forma mínima na superfície ou podem vir acompanhados de ardência, dor e inflamação. Neste artigo do ONsalus te falaremos sobre aquelas bolinhas vermelhas na língua: porque surgem e como curá-las.

Também lhe pode interessar: Espinha na língua: causas e soluções

Bolinhas vermelhas na língua: o que são?

Se surgiram pontos vermelhos na sua língua, não se preocupe, estes nada mais são que protuberâncias de sangue acumulado neste músculo tão importante que é a língua. Estes pontos vermelhos podem variar em tamanho e cor, já que podem ir desde um rosa claro até um vermelho intenso. Além disso, a área em que podem se estender e serem notados é variável.

Em alguns casos, a presença dessas bolinhas vermelhas na língua pode se estender até a parte interna das bochechas, o palato, as gengivas e os lábios. Independentemente do tamanho, cor, aparência e a extensão das bolinhas na língua, é importante conhecer quais são as causas pelas quais surgem. A seguir as explicamos para você!

Bolinhas vermelhas na língua: porque surgem e como curá-las - Bolinhas vermelhas na língua: o que são?

Bolinhas vermelhas na língua: 8 causas

A aparência da língua reflete o bem-estar e a saúde das pessoas, por isso que qualquer modificação em sua aparência indica algum problema de saúde. Pode-se dizer que as principais causas pelas quais surgem as bolinhas vermelhas na língua são:

Papilas gustativas inflamadas

A inflamação das papilas gustativas, que parecem bolas vermelhas na língua, é uma causa comum muito frequente e está associada a motivos como:

  • Queimadura por consumir alimentos muito quentes.
  • Consumir alimentos irritantes.
  • Consumir alimentos muito picantes.
  • O hábito de fumar.
  • Morder a língua acidentalmente.

Todas estas situações causam irritação ou inflamação na língua e, portanto, nas papilas gustativas.

Febre escarlatina

A escarlatina é uma doença aguda e infecciosa caracterizada pela febre alta. É causada pelo estreptococos do grupo A que se aloja na garganta. Esta condição também se manifesta apresentando bolinhas vermelhas na língua. Não obstante, nas etapas iniciais, estes pontos aparecem no pescoço e peito, para então se estenderem até a língua.

Kawasaki

Esta doença é pouco conhecida, contudo, é um transtorno autoimune que caracteriza-se por apresentar um sintoma particular que é a língua com aspecto de morango, isto é, com pontos vermelhos similares a verrugas. Esta é uma doença contagiosa que aparece em crianças com menos de 5 anos, além disso, está relacionada com a falta de vitamina B13 ou do complexo B. A Associação Espanhola de Pediatria descreve que a síndrome de Kawasaki tem uma distribuição mundial[1]. É uma doença pediátrica que se apresenta em 85% dos pacientes com menos de 5 anos.

Afta na língua o feridas bucais

As aftas na língua e na boca são bolhas muito dolorosas facilmente reconhecíveis. Além de apresentarem os pontos vermelhos nas bordas da bolha, causam outros sintomas como febre, mal-estar geral e inflamação dos gânglios. As feridas na boca são um problema comum e extremamente doloroso, mas se curam por conta própria em menos de 2 semanas.

Problemas digestivos

Este é outro motivo pelo qual se pode apresentar bolinhas vermelhas na língua e está associado a algumas desordens como a acidez estomacal.

Alergia: qualquer reação alérgica pode estar relacionada com a presença de pontos vermelhos na língua. Esta pode ser causada por ácaros, pelos de animais e a ingestão de certos medicamentos.

Anemia

A falta de ferro e de vitamina B12 é descrita como a principal causa da anemia, um sintoma comum destas é a língua avermelhada com leves pontos vermelhos.

O consumo de álcool e drogas ou qualquer uso de de alguma substância irritante pode gerar alteração na superfície da língua desenvolvendo certas modificações em seu aspecto.

Língua geográfica

É outra das razões pelas quais aparecem manchas e bolinhas na língua. É uma condição é inofensiva e apresenta manchas irregulares na superfície da língua. Esta condição desaparece por conta própria. Se você quer saber tudo sobre a língua geográfica no seguinte artigo te explicamos.

Câncer de boca

Por fim, o câncer de boca é outra das razões pelas quais se podem apresentar alterações no aspecto geral da língua. Geralmente, costuma aparecer na forma de uma pequena mancha na língua que pode ser vermelha ou branca. Não obstante, deve-se deixar claro que, comparado com as outras alterações que comentamos, a incidência do câncer de boca é muito menor.

Bolinhas vermelhas na língua: porque surgem e como curá-las - Bolinhas vermelhas na língua: 8 causas

Bolinhas vermelhas na língua: tratamento

Existem vários hábitos que devemos conhecer para curar e aliviar os sintomas dos pontos vermelhos na língua, quando a causa não é patológica. A seguir os explicamos para você:

  • Higiene: é a primeira forma para melhorar as bolinhas vermelhas na língua. Por outro lado, caso se trate de problemas digestivos, devem ser usados antiácidos. Recomenda-se utilizar maalox ou mylanta para melhorar este transtorno.
  • Aplicar gelo: na área afetada, ou seja, onde são vistas as bolinhas na língua. Isto permitirá diminuir a dor e a inflamação caso estas surjam.
  • Utilizar anti-histamínicos: será necessário caso os pontos vermelhos sejam causados por reações alérgicas. Da mesma forma, aumentar o consumo de vitamina B na dieta poderá repor a falta que o organismo tiver, melhorando desta forma este transtorno.
  • Mascar chiclete: ajuda a boca a ter uma ótima produção de saliva, que por sua vez ajuda a manter uma higiene adequada.

Apesar de que são muitos os fatores relacionados com a presença de pontos vermelhos na língua, não se deve esquecer o fato de que é importante ir ao dentista e ao médico assim que se manifestarem os primeiros sinais ou mudanças no aspecto geral da língua.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolinhas vermelhas na língua: porque surgem e como curá-las, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Referências
  1. R. Bou. Enfermedad de Kawasaki. Protoc. diagn. ter. pediatr. 2014;1:117-29. Disnpoível em: <https://www.aeped.es/sites/default/files/documentos/13_enfermedad_kawasaki.pdf/> Acesso em: 27 junho de 2019.

Escrever comentário sobre Bolinhas vermelhas na língua: porque surgem e como curá-las

O que lhe pareceu o artigo?

Bolinhas vermelhas na língua: porque surgem e como curá-las
1 de 3
Bolinhas vermelhas na língua: porque surgem e como curá-las

Voltar ao topo da página