Partilhar

Manchas vermelhas na língua, o que pode ser?

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 23 outubro 2018
Manchas vermelhas na língua, o que pode ser?

Há centenas de anos que a medicina tradicional chinesa destacou a língua e a sua aparência como um modo de saber o estado geral de uma pessoa. Como muitas outras partes do corpo, as mudanças físicas e de aparência costumam significar alguma doença ou condição anômala no corpo.

A língua tem várias funções, desde detectar o sabor dos alimentos a ajudar a deglutir, além de ser um órgão indispensável para a articulação e a fala. É por isso que qualquer mudança ou dor como, por exemplo, as manchas vermelhas na língua, devem ser um motivo de preocupação e visita médica.

No seguinte artigo do ONsalus sobre manchas vermelhas na língua, explicamos quais sãos as possíveis condições e doenças que as podem estar originando.

Manchas vermelhas por língua geográfica

As manchas vermelhas na língua podem aparecer com ou sem dor. Dependendo se são dolorosas ou não, do aspeto que têm, da forma e do tempo que tenha passado desde o seu aparecimento, o diagnóstico será um ou outro. Em seguida mostramos algumas das possíveis causas das manchas vermelhas na língua.

Na condição conhecida como língua geográfica aparecem umas manchas, como aftas ou feridas, em forma de mapas de cor vermelha. Em grande parte dos pacientes com língua geográfica não se apresentam sintomas, mas em algumas ocasiões pode aparecer dor na língua depois de consumir certos alimentos, sobretudo picantes e quentes.

Manchas vermelhas na língua por glossite

Um traumatismo, uma infecção por fungos, uma infecção bacteriana ou a sobre-exposição a produtos nocivos e agressivos para o tecido podem provocar glossite. Ela se apresenta em forma de manchas vermelhas, deixando a pele da língua suave. Em alguns casos, estes sintomas podem se agravar, causando dor, feridas, sensibilidade a comidas e bebidas picantes e quentes e, inclusivamente, perda de paladar e mau hálito.

Manchas na língua por aftas

As aftas ou úlceras bucais são infecções de causa viral que podem fazer com que apareçam espinhas, bolhas e manchas vermelhas em determinadas partes da língua. Embora sejam de origem viral não se sabe ainda muito bem porque aparecem, no entanto, já se demonstrou que o estresse e a ansiedade agravam os sintomas que causam as manchas vermelhas na língua.

Não há nenhum tratamento específico para as aftas, visto que é uma condição que, apesar de ser muito dolorosa, se cura apenas com o tempo. Alguns remédios caseiros podem ajudar, pelo que recomendamos que você consulte esse artigo que explica como curar aftas naturalmente.

manchas vermelhas na língua por deficiência nutricional

Uma dieta inadequada que não oferece a quantidade e variedade de nutrientes suficientes para levar a cabo as funções do organismo pode manifestar-se de várias formas, entres elas, encontramos a língua vermelha.

Ao contrário dos outros casos, aqui não aparecem manchas - toda a língua adquire uma tonalidade avermelhada e ligeiramente inflamada. Normalmente, indica que os nutrientes em falta no corpo são o ferro, o ácido fólico, a vitamina B e os bioflavonoides.

Manchas vermelhas na língua, o que pode ser? - manchas vermelhas na língua por deficiência nutricional

Manchas vermelhas na língua: outras causas

Existem outras doenças subjacentes que podem se manifestar através de manchas vermelhas na língua. Em seguida explicamos algumas delas:

Síndrome de Kawasaki

O síndrome de Kawasaki é uma doença auto-imune que se apresenta em crianças pequenas. Embora não se conheça a causa exata da doença de Kawasaki, sabe-se que tem origem genética. Embora esta doença requeira hospitalização e vigilância, os seus pacientes podem recuperar a sua vida com normalidade após algum tempo.

Eczema

As alergias, pouca umidade na pele da língua ou uma irritação excessiva criam o ambiente perfeito para que as bactérias que habitam na nossa boca ataquem os tecidos da língua e as papilas gustativas, provocando estes desconfortáveis pontinhos vermelhos na língua.

Asma

A mesma reação aos alérgenos que causa outros sintomas da asma no sistema respiratório também pode provocar manchas vermelhas na pele. Neste caso existe tratamento e medicação para mitigar estes efeitos.

Tratamento para as manchas vermelhas na língua

A maioria dos casos de língua vermelha, quer seja com manchas totais ou parciais, não requerem nenhum tipo de intervenção, têm um diagnóstico benigno que melhora com o passar do tempo. No entanto, existem alguns conselhos que você pode seguir para evitar que a doença avance e que cause problemas mais graves no futuro:

  • Escovar os dentes depois de cada refeição e manter uma boa higiene bucal é indispensável para que curar a condição e evitar que volte.
  • É fundamental usar um raspador de língua depois de escovar os dentes.
  • Se, com o passar dos dias, a condição não desaparecer, visite um especialista para que ele recomende o tratamento adequado para o seu caso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas vermelhas na língua, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • "Estomatite aftosa Recorrente" por David F. Murchison, DDS, MMS, Clinical Professor, Department of Biological Sciences, The University of Texas at Dallas; Clinical Professor, Texas A & M University Baylor College of Dentistry. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-da-boca-e-dos-dentes/sintomas-de-doen%C3%A7as-dentais-e-orais/estomatite-aftosa-recorrente
  • "Descoloração da língua" por David F. Murchison, DDS, MMS, Clinical Professor, Department of Biological Sciences, The University of Texas at Dallas; Clinical Professor, Texas A & M University Baylor College of Dentistry. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-da-boca-e-dos-dentes/dist%C3%BArbios-dos-l%C3%A1bios-e-da-l%C3%ADngua/descolora%C3%A7%C3%A3o-da-l%C3%ADngua

Escrever comentário sobre Manchas vermelhas na língua, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lurdes Melo
O que pode ser lingua com manchas vermelhas e ardencia?

Manchas vermelhas na língua, o que pode ser?
1 de 2
Manchas vermelhas na língua, o que pode ser?

Voltar ao topo da página