Tipos de feridas na boca e como curá-las


A boca é suscetível a lesões ou feridas; por isso, é essencial manter uma boa saúde bucal. A primeira coisa a fazer é conhecer os tipos de feridas ou lesões que podem aparecer na boca, o que as causa e como tratá-las.
A falta de saliva, o excesso de saliva, traumas e até mesmo vírus e bactérias podem causar lesões como aftas, mucoceles, abscessos dentários, feridas na boca, entre outras. Algumas dessas lesões desaparecem por conta própria em cerca de uma semana, mas outras requerem atenção médica.
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, onde poderá aprender sobre os tipos de feridas que ocorrem na boca e como curá-las.
Lacerações e cortes
Lacerações e cortes na boca são lesões que podem ocorrer devido a mordidas acidentais, ingestão de alimentos duros ou colocação de objetos pontiagudos na boca. Elas podem causar dor e sangramento. Elas ocorrem quando o tecido mole dentro da boca é cortado ou rasgado.
Morder acidentalmente a língua, as bochechas ou os lábios enquanto se come é a principal causa dessa condição. Quedas ou pancadas na cabeça também podem causar cortes ou lacerações na boca. Além disso, o uso de aparelhos odontológicos pode entrar em atrito com as gengivas ou bochechas, resultando nessas lesões.
Queimaduras
A boca pode ser queimada pelo consumo de alimentos ou bebidas muito quentes, o que geralmente causa dor, inchaço e formação de bolhas. Na maioria dos casos, essas queimaduras afetam apenas a camada superficial do tecido e, portanto, são consideradas leves e de rápida recuperação.
Felizmente, elas geralmente se curam sozinhas, sem a necessidade de tratamento médico.
Feridas na boca
As úlceras bucais ou aftas são lesões pequenas e dolorosas que podem aparecer nos lábios, nas gengivas ou na parte interna das bochechas. Elas podem ser causadas por estresse, irritação, infecções virais, mordidas nas bochechas ou até mesmo pela ingestão de alimentos ácidos.
As aftas na boca são caracterizadas por bordas brancas ou amarelas com vermelhidão e inchaço, são dolorosas e pioram com a ingestão de alimentos salgados, picantes e ácidos.

Herpes labial
O herpes labial também é conhecido como bolhas de febre. É uma bolha pequena, mas dolorosa, ao redor da boca ou nos lábios, causada pelo vírus herpes simplex. É contagiosa e pode ser transmitida por beijos, compartilhamento de alimentos ou cosméticos, como batom.
Esse vírus pode ficar dormente no corpo e, quando o sistema imunológico está fraco ou durante períodos de estresse, pode aparecer na forma de erupções cutâneas. A exposição frequente ao sol pode ser um gatilho para um surto de herpes labial.

Mucocele
A mucocele é um cisto da mucosa oral que inflama a área onde aparece e, em alguns casos, pode causar desconforto. As mucoceles geralmente aparecem na parte interna do lábio inferior, nas gengivas, no céu da boca ou embaixo da língua. Elas se formam devido a danos ou bloqueio de um duto salivar, que pode ser causado por mordidas ou sucção repetidas no lábio inferior ou na bochecha, bem como por uma pancada na face que afete o duto. Isso resulta em um acúmulo de saliva sob a pele.
As mucoceles são móveis e indolores, têm formato arredondado com uma superfície perolada ou semitransparente, podem até ter uma cor azulada e medir de dois a dez milímetros.
Abscesso dentário
Um abscesso dentário é um acúmulo de pus que danifica os tecidos e se forma devido a uma infecção bacteriana na gengiva. Ele se manifesta como um nódulo vermelho e inchado que, além de doloroso, pode afetar o dente e se espalhar para o osso ou para os dentes vizinhos se não for tratado a tempo.
Essa condição geralmente causa desconforto significativo e dor intensa. As principais causas incluem tabagismo, boca seca e má higiene bucal. A manutenção de uma boa saúde bucal é fundamental para evitar esse tipo de infecção.
Bocais
Essas lesões aparecem perto do canto dos lábios e são causadas por uma condição conhecida como queilite angular benigna. Elas têm o formato de úlceras e geralmente se desenvolvem devido ao acúmulo de saliva nessa área. Em bebês, elas geralmente aparecem durante a erupção dos primeiros dentes de leite, mas também podem ocorrer em adultos.
As causas incluem pequenos cortes ou ferimentos na pele que, quando contaminados por bactérias ou fungos, levam a essas lesões incômodas. Manter a área limpa e seca é essencial para evitar o aparecimento dessas lesões ou para promover uma recuperação rápida.
Como curar feridas na boca
Em alguns casos, as feridas na boca podem exigir tratamento médico. Se você consultar um especialista, ele poderá recomendar:
- Géis antissépticos ou enxaguantes bucais.
- Pomadas contendo esteroides (como triancinolona).
- Imunossupressores para casos graves.
Para aliviar os sintomas de feridas na boca em casa, você deve seguir estas recomendações:
- Beba bastante água.
- Enxágue a boca com água morna e sal várias vezes ao dia.
- Prepare uma mistura de partes iguais de peróxido de hidrogênio e água para enxaguar a boca duas vezes ao dia.
- Não coma alimentos quentes ou apimentados.
- Se necessário, use anestésico tópico para aliviar a dor.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de feridas na boca e como curá-las, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.
- Ata-Ali, J., Carrillo, C., Bonet, C., Balaguer, J., Penarrocha, M., & Peñarrocha, M. (2010). Oral mucocele: review of the literature. J Clin Exp Dent, 2(1), e18-21.
- Muñoz, C., Palacio, C., Posada, L., & Vélez, L. F. (2000). Tratamiento de la infección por herpes simple: efecto de la procaína infiltrada sobre las lesiones recurrentes del herpes labial. CES Odontología, 13(2), 20-24.
- Pérez Gorrín, A. (2019). Microbiología de los abscesos dentales.
- Spray, A. L., Gel, A. L., & Colutorio, A. L. Aftas bucales: ¿Qué son?