menu
Partilhar

Remédios caseiros para aftas na boca

 
Por Redação ONSalus. 20 dezembro 2021
Remédios caseiros para aftas na boca

Se você costuma ter úlceras bucais, também conhecidas como aftas, gostará de saber que existem alguns remédios naturais que podem te ajudar a combater esta condição e conseguir com que a dor seja amenizada, acelerando sua cura. Existem pessoas que são mais propensas ao aparecimento destas incômodas feridas, especialmente em períodos de estresse ou ansiedade, então é importante que você saiba que, além dos medicamentos convencionais, existem alternativas naturais que te ajudarão a curá-las e a ter uma boca saudável.

Neste artigo do ONsalus, vamos te apresentar os remédios caseiros para as aftas na boca, assim como as causas mais comuns do seu aparecimento e os métodos para que evitar que voltem a aparecer após ter tratado elas. Continue lendo e você aprenderá a combater esta incômoda condição em pouco tempo.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para afta na boca

Causas das aftas na boca

É importante que você saiba os motivos pelos quais estas feridas aparecem em sua boca, as quais ardem e atrapalham na hora de comer, falar ou engolir. Especialmente se você é propenso a tê-las, é importante que saiba por quê aparecem e, assim, poder fazer o tratamento para evitar seu aparecimento. A seguir, te mostramos as causas mais comuns das feridas bucais:

  • Falta de higiene: se você não mantém uma correta higiene bucal é mais fácil que os germes que vivem na sua boca possam ficar acumulados e, portanto, acabem causando o aparecimento das aftas. É por este motivo que os dentistas e profissionais da saúde recomendam que você escove os dentes depois de cada refeição e que, pelo menos 1 vez ao dia, use enxaguantes bucais para retirar quaisquer bactérias que possam ter ficado dentro da boca.
  • Vírus: também é possível que apareçam aftas por causa de uma infecção viral que contagia nosso organismo; para se defender, nosso corpo faz com que apareçam feridas como mecanismo de defesa. Neste caso, a ferida não seria uma condição por si só, mas sim um sintoma de outra doença (como gripe, febre, etc.).
  • Imunidade baixa: não contar com um sistema imunológico forte pode fazer que qualquer vírus ou bactéria possa entrar no nosso organismo e produzir as úlceras. Neste sentido, é importante que você utilize alguns métodos para aumentar sua imunidade, como por exemplo, ingerir mais alimentos ricos em vitamina C (cítricos, verduras de folha verde, etc.).
  • Pancadas ou feridas: também é possível que tenha levado uma pancada na boca e que apareçam as aftas ou, ainda, pode ocorrer que, depois de ir ao dentista fazer uma limpeza, possam aparecer estas alterações devido à manipulação da boca. Mordidas nos lábios também podem causar aftas.
  • Estresse ou depressão: o estado anêmico também pode afetar nossa condição física e fazer com que apareçam estas marcas na boca. Especialmente o estresse, a tristeza e a depressão são os estados que mais causam as feridas, já que é um jeito que o corpo tem de drenar as emoções negativas.
Remédios caseiros para aftas na boca - Causas das aftas na boca

Como curar feridas na boca

Para curar as aftas com remédios caseiros começaremos com opções muito populares que serão capazes de aliviar os incômodos e acelerarão a cura destas feridas. A seguir, te oferecemos 3 alternativas que você poderá fazer facilmente em sua própria casa:

Sal

É um dos antissépticos mais comuns do mercado e tem uma grande eficácia. Este produto consegue acelerar a cicatrização, desinfetar a área e fazer com que a cura seja muito mais rápida, portanto, é uma boa alternativa para melhorar sua condição.

Para fazer este remédio caseiro para afta na boca, basta você misturar meia colher de chá de sal em meio copo de água morna e fazer enxagues bucais com esta mistura. Você deve tentar, principalmente, que este enxague passe pela região onde está a ferida, para que o efeito seja muito mais rápido. Repita este processo 3 vezes ao dia e notará a diferença.

Bicarbonato de sódio

Assim como o sal, este produto funciona como um antisséptico que consegue melhorar a condição bucal acelerando a cura da afta na boca. Para aproveitar suas propriedades, você terá que encher meio copo d'água e despejar o bicarbonato, buscando colocar a mesma quantidade de ambos a fim de criar uma pasta, a qual você deverá aplicar na ferida sem enxaguá-la. Repita este procedimento 3 vezes ao dia e pouco a pouco verá a melhora.

Água oxigenada

É outro remédio caseiro para as aftas na boca, já que é um dos produtos que mais tem sido usados desde sempre para limpar feridas e conseguir que cicatrizem mais rápido. Portanto, no caso das aftas, você também conseguirá melhorá-las em pouco tempo.

Para aproveitar seus benefícios desinfetantes você deverá aplicar um pouco desta água em um cotonete e aplicá-los diretamente na ferida; você sentirá uma ardência, mas isto acontece porque está funcionando. Repita 3 vezes ao dia e conseguirá acelerar a cura.

Remédios caseiros para aftas na boca - Como curar feridas na boca

Plantas medicinais para aftas na boca

Agora vamos te oferecer outras alternativas naturais para curar as feridas já que, neste caso, nos beneficiaremos do poder de plantas como o aloe vera e a sálvia, duas opções medicinais que conseguem nos ajudar a melhorar esta condição bucal, fazendo com que cicatrize de forma mais rápida. Portanto, confira algumas plantas que também são remédios caseiros para aftas na boca:

Aloe vera ou babosa

Entre todos os benefícios do aloe vera, ela se destaca por ser uma planta com propriedades cicatrizantes e regenerativas, o que é ideal para conseguir curar a afta e reparar a pele danificada. A aloe vera faz com que as feridas se curem muito mais rápido e reduz a inflamação e/ou coceira; além disso, esta planta também é capaz de evitar a proliferação das bactérias, algo essencial para evitar o contágio em outras partes da boca.

Você apenas precisará cortar uma folha de aloe vera e extrair a polpa que há em seu interior, cujo aspecto é gelatinoso. Em seguida, você deve pegar uma gaze ou um cotonete e untá-lo com este gel; depois, aplique-o diretamente sobre a afta e deixe agir durante 5 minutos. Retire o gel e repita o tratamento 2 vezes ao dia para notar a melhora. Neste outro artigo falamos sobre os benefícios da babosa para varizes.

Sálvia

A sálvia contém propriedades desinfetantes, além de ter um efeito analgésico que conseguirá acalmar os incômodos; também possui propriedades regenerativas, por isso permite cicatrizar os tecidos que tenham sido danificados. Para aproveitar tudo isso, basta adicionar 3 colheres de sopa de folhas de sálvia em 1 litro de água e colocar para ferver durante 15 minutos.

Depois, coe o líquido e use-o como se fosse um enxaguante bucal. Repetindo este tratamento 2 ou 3 vezes ao dia, conseguirá melhorar os sintomas e se sentir melhor em pouco tempo.

Remédios caseiros para aftas na boca - Plantas medicinais para aftas na boca

Outros remédios caseiros para aftas na boca

Além destes remédios caseiros para as feridas na boca, também existem outros métodos que, embora não sejam tão eficazes, podem te ajudar a melhorar os sintomas, reduzir a coceira e aliviar os incômodos.

Gelo

É um dos melhores remédios caseiros para aftas na boca e também para aliviar as dores. Além de ter propriedades anti-inflamatórias, que te ajudarão a diminuir o inchaço e, entre outras coisas, evitar que você a morda enquanto fala ou come. Você terá que aplicar um pouco de gelo envolto em um lenço ou pano na área da afta (se não envolver o gelo, pode acabar queimando a pele). Você notará um efeito sedativo, embora isso não irá curar a ferida.

Laticínios

O iogurte, o leite e o queijo são alimentos que podem combater as bactérias da boca já que, graças ao ácido do leite, consegue alterar o pH da boca, evitando que apareçam mais bactérias. Além disso, se passar um cotonete com leite ou iogurte sobre sua ferida, conseguirá evitar que esta se prolifere e que piore, pois estes atacam diretamente o agente contaminante.

Remédios caseiros para aftas na boca - Outros remédios caseiros para aftas na boca

Como prevenir as feridas na boca

Agora que você já conhece alguns dos melhores remédios caseiros para curar aftas na boca, no ONsalus vamos te indicar alguns métodos preventivos que te ajudarão a mudar alguns hábitos de vida que podem causar o aparecimento de bactérias e, consequentemente, a proliferação de feridas na boca.

  • Escove seus dentes: você tem que manter uma boa higiene dentária e bucal diariamente, escovando os dentes com uma escova de cerdas suaves para evitar movimentos bruscos que possam machucar as gengivas ou a carne dos lábios.
  • Visite seu dentista: é importante ter uma saúde bucal correta e, para fazer isso, nada como visitar anualmente o dentista para fazer uma revisão completa, bem como fazer uma limpeza completa dos dentes 2 vezes ao ano.
  • Mastigue calmamente: muitas vezes as feridas aparecem por mordidas na hora de comer. Comer rápido ou com nervosismo pode fazer com que acabe se mordendo e, portanto, que apareçam feridas na sua boca.
  • Alimentação saudável: uma dieta equilibrada deve conter todos os nutrientes e minerais que nosso organismo necessita para ficar saudável e forte. Neste sentido, o ferro, a vitamina B12, o zinco e o ácido fólico são essenciais para poder evitar ter feridas na boca.
  • Parar de fumar: a fumaça do tabaco é tóxica e, portanto, com cada tragada está inserindo toxinas em sua cavidade bucal, as quais podem acabar reunindo bactérias e estas podem acabar provocando as feridas. Diminua o tabaco e evite colocar objetos na boca (canetas, óculos de sol, etc.), pois também costumam ser o lar de bactérias.

Também recomendamos a leitura deste outro artigo em que falamos sobre bolinhas vermelhas na língua: por que surgem e como curá-las.

Remédios caseiros para aftas na boca - Como prevenir as feridas na boca

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para aftas na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Remédios caseiros para aftas na boca
1 de 6
Remédios caseiros para aftas na boca

Voltar ao topo da página