Partilhar

Babosa para varizes: benefícios e como usá-la

 
Por Leonardo Simon. 21 agosto 2020
Babosa para varizes: benefícios e como usá-la

Você pode encontrar vários artigos referentes aos milagrosos efeitos da babosa contra as varizes, mas isso é verdade? Qualquer remédio com babosa é bom para varizes?

As propriedades terapêuticas desta planta são utilizadas há milhares de anos e seus efeitos sobre as lesões de pele são bastante conhecidos.

A seguir, neste artigo do ONsalus, você encontrará tudo o que precisa saber sobre os benefícios da babosa para varizes e como usá-la para amenizar o desconforto que estas causam.

Também lhe pode interessar: Remédios para varizes nas pernas

Propriedades da babosa para a saúde

A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta originária da África, própria de climas áridos, tropicais e desérticos.

Tem sido amplamente utilizada desde a antiguidade devido a sua grande quantidade de efeitos medicinais. Os egípcios já haviam relatado esta espécie no Papiro de Eberz, um dos tratados médicos mais antigos da humanidade, que data do ano 1500 a.C.. Atualmente, exemplares desta espécie podem ser encontrados no mundo todo, justamente pelo fato de seu uso terapêutico ter se difundido.

É uma planta de folhas verdes, alongadas e duras. Tem uma consistência carnosa e espinhos nos lados. Em seu interior há uma substância parecida com um gel.

Realmente, são vários os efeitos que esta planta possui sobre o corpo humano. Isto acontece porque ela tem diversos princípios ativos. Estas substâncias, que possuem efeitos farmacológicos no organismo, podem ser encontradas tanto nas folhas quanto no gel dentro delas.

Os principais compostos ativos da babosa são:

  • Água.
  • Carboxipeptidases.
  • Ácido salicílico.
  • Aloe-emodina.
  • Aloína.

Além disso, podem ser encontrados(as):

  • Diversas vitaminas e precursores das mesmas: ácido fólico, B1, colina, B2, E, B6, betacaroteno.
  • Minerais essenciais: cálcio, magnésio, potássio, zinco, sódio, cobre, ferro, manganês, fósforo, cromo.
  • Aminoácidos.
  • Glicoproteínas.

Todos estes contribuem para que a babosa tenha diversas propriedades, como:

  • Analgésica.
  • Anestésica.
  • Regenerativa.
  • Cicatrizante.
  • Anti-inflamatória.
  • Antimicrobiana.
  • Esfoliante.
  • Laxante.

Babosa para varizes funciona?

Como vimos, suas diversas substâncias ativas causam diferentes efeitos no organismo. A maioria dos estudos sobre a babosa são focados em seus efeitos diretos sobre a pele, tais como promover a cicatrização e diminuir a inflamação de feridas, queimaduras, ou lesões crônicas da pele, entre outras.

Assim, existem vários trabalhos publicados sobre o uso da babosa para melhorar as úlceras ou lesões nas pernas causadas por varizes, mas não existem evidências científicas que provem que esta planta possa ser usada para melhorar varizes sem úlceras. Ou seja, a aplicação da babosa pode ter um efeito analgésico, anestésico e anti-inflamatório sobre a pele, no entanto, não foi demonstrado que ela diminui a presença das varizes.

Por outro lado, também foram feitos estudos científicos para determinar se a babosa é útil para melhorar a constipação. Sabe-se que a má digestão e a falta de evacuação do bolo fecal causam um grande impacto não só no trato digestivo, mas como também há uma chance maior de sofrer doenças crônicas. Na verdade, foi descoberta uma relação direta entre a constipação crônica e uma maior chance de ter varizes.

Então, adicionar a babosa na alimentação pode ajudar a melhorar o trânsito gastrointestinal, o que poderia trazer benefícios em relação ao surgimento de varizes.

Você deve entender que não se trata de algo milagroso. Da mesma forma que as varizes são o resultado de maus hábitos alimentares por um longo período de tempo, resolver este problema exige, necessariamente, adotar bons hábitos. Estas medidas com certeza podem te ajudar a melhorar suas varizes:

  • Beba água: é necessário sempre estar bem hidratado para que o organismo trabalhe normalmente. Certas bebidas não servem para esta finalidade, como as bebidas com adoçantes, corantes, cafeína ou álcool.
  • Se você precisar ficar muito tempo em pé, é necessário que utilize meias compressivas de descanso. Estas ajudarão com que a circulação seja eficiente e não acumule sangue nas veias das pernas, fazendo com que elas se dilatem.
  • Melhore sua alimentação: os produtos processados, refinados (açúcar, farinhas, sal), e o excesso de carnes e laticínios claramente atrapalham a boa digestão e favorecem uma maior inflamação corporal. Além disso, geram o acúmulo de substâncias tóxicas e sobrecarregam os sistemas de eliminação e limpeza corporal (rins, fígado, pele), favorecendo o aparecimento de doenças crônicas, entre elas as varizes. Adicione cereais integrais, mel, açúcar integral, verduras e legumes em sua alimentação.
  • Pratique exercícios: é importante pois favorece o retorno venoso, ou seja, ajuda o sangue a sair das suas pernas e voltar até o coração. Todos os dias você deve fazer ao menos 30 minutos de caminhada ou alguma atividade física usando suas pernas.
  • Descanse o necessário: seu organismo precisa de repouso horizontal e dormir 8 horas por dia. Dedicar menos tempo a isto gera problemas a curto e longo prazo.

Como usar babosa para varizes

Existem duas maneiras de usar a babosa para tratar as varizes e aliviar os sintomas que estas podem te provocar:

Batidas com babosa

Adicionar babosa em sua alimentação diária pode te ajudar a regular seu trânsito intestinal. Fazer isto te fornecerá vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais, entre outros compostos.

Você só deve usar uma pequena quantidade do gel da babosa por dia, já que seus efeitos são poderosos. Como seu sabor não é agradável, pode combiná-lo com alguma fruta ácida ou semiácida (maçã, mamão, cítricos, abacaxi), mas não misture-o com mais de um tipo de fruta.

Você deve ter certeza de que não se trata de uma espécie tóxica de babosa, já que existem algumas assim.

Passar babosa na pele

Verá que o efeitos calmantes, analgésicos e anestésicos melhoram a sensação de dor ou de pernas cansadas depois de ter ficado muito tempo de pé.

Você deve fazer isto uma vez ao dia quando chegar em casa, mas não faça de noite antes de dormir, já que pode "atrair" muito frio e ser prejudicial ao organismo.

É importante que se você tem dúvidas sobre se pode ou não usar esta planta, consulte seu médico ou médica de confiança, sobretudo, se tem úlceras estomacais ou outras doenças.

Atenção: Se você está grávida, é recomendável que não tome e nem aplique a babosa sobre sua pele, já que pode vir a ser prejudicial.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Babosa para varizes: benefícios e como usá-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Bibliografia
  • Zawahry ME, Hegazy MR, Helal M. Use of aloe in treating leg ulcers and dermatoses. Int J Dermatol. 1973;12(1):68-73. doi:10.1111/j.1365-4362.1973.tb00215.x
  • Shao M, Hussain Z, Thu HE, et al. Emerging Trends in Therapeutic Algorithm of Chronic Wound Healers: Recent Advances in Drug Delivery Systems, Concepts-to-Clinical Application and Future Prospects. Crit Rev Ther Drug Carrier Syst. 2017;34(5):387-452. doi:10.1615/CritRevTherDrugCarrierSyst.2017016957
  • Haughey L, Barbul A. Nutrition and Lower Extremity Ulcers: Causality and/or Treatment. Int J Low Extrem Wounds. 2017;16(4):238-243. doi:10.1177/1534734617737639
  • MacKay D. Hemorrhoids and varicose veins: a review of treatment options. Altern Med Rev. 2001;6(2):126-140.

Escrever comentário sobre Babosa para varizes: benefícios e como usá-la

O que lhe pareceu o artigo?

Babosa para varizes: benefícios e como usá-la
Babosa para varizes: benefícios e como usá-la

Voltar ao topo da página