Partilhar

Pernas cansadas e doloridas, o que fazer? Alívio eficaz

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 23 fevereiro 2018
Pernas cansadas e doloridas, o que fazer? Alívio eficaz

Sofrer de pernas cansadas é muito comum, sobretudo em mulheres. Geralmente, a sensação é provocada depois de passar muito tempo em pé ou sentado e piora durante a gravidez ou durante a menstruação. Embora existam medidas de prevenção quando a causa é hereditária, um tratamento prolongado será muito mais eficaz. Se você está sofrendo de pernas cansadas e procura soluções eficazes, continue lendo este artigo do ONsalus onde explicamos as causas, os sintomas e os remédios para as pernas cansadas: Pernas cansadas e doloridas, o que fazer?

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para pernas cansadas

Pernas cansadas: causas

A causa mais comum desta sensação de cansaço e formigueiro nas pernas é a insuficiência venosa. Esta doença surge quando o sangue nas pernas não está circulando da forma correta. Por esse motivo, as paredes das veias perdem elasticidade, originando cãibras, cansaço e sensação de formigueiro, assim como o surgimento de varizes e até mesmo úlceras. Geralmente, este problema é provocado por antecedentes familiares e por manter a mesma postura por muito tempo, sobretudo ao estar de pé. Embora as mulheres sejam mais propensas a desenvolvê-lo, também pode surgir nos homens.

Os distúrbios hormonais também desempenham um papel importante no desenvolvimento desta doença. Durante a menstruação e a gravidez, pode existir retenção de líquidos. Somando isso às mudanças que se produzem nos órgãos internos, a circulação se torna mais difícil, o que não está necessariamente relacionado com o peso ou idade da mulher.

O sedentarismo e a má alimentação são fatores que causam pesadez nas pernas. Se os músculos estão parados durante muito tempo, a circulação de sangue nas pernas faz-se com dificuldade. Você deve evitar o consumo de sal nas refeições, pois ele aumenta a pressão arterial e a retenção de líquidos.

Os medicamentos como os anticoncepcionais, fármacos usados no tratamento da hipertensão e os antidepressivos podem fazer com que se acumulem líquidos no organismo, tornando a circulação mais lenta. Em certas ocasiões, a má circulação faz parte dos efeitos colaterais dos mesmos medicamentos.

Outros distúrbios que podem causar esta sensação de cansaço nas pernas são os distúrbios na tireoide, pois o excesso ou a desaceleração no trabalho desta glândula podem afetar a circulação. As alergias e inflamações também têm um efeito no fluxo sanguíneo, assim como padecer de alguma insuficiência hepática ou cardíaca.

Sensação de pernas cansadas: sintomas

Se você sofre de pernas cansadas, isso não implica que manifeste todos os sintomas que veremos em seguida:

  • Pesadez: as mudanças climáticas também podem produzir esta sensação mas, se você sofre desta condição com frequência, é possível que seja devido a má circulação;
  • Cãibras: manter a mesma posição durante muito tempo ou um mau movimento durante uma atividade esportiva são possíveis causas deste incômodo. Contudo, é necessário estar alerta para saber especificamente em que momentos aparecem para, assim, ter um diagnóstico mais acertado;
  • Cansaço: é um sinal quando, após o período de descanso, a sensação persiste.

Remédio para pernas cansadas

Para aliviar os sintomas de pernas cansadas e doloridas, o exercício é fundamental, já que ativa a circulação. Uma boa alimentação também é um fator determinante - uma dieta pobre em sal e gorduras saturadas vai diminuir a retenção de líquidos, sendo que para isso também é necessário que você se hidrate corretamente.

Se você passa muito tempo em pé ou viaja de comboio ou em outro meio de transporte, é necessário que você faça movimentos alternados com suas pernas para estimular o fluxo sanguíneo. As massagens nas pernas e nos tornozelos com cremes de efeito frio são uma opção, assim como duches que alternam água fria e quente.

No final do dia, recomendamos que você eleve as pernas a, aproximadamente, 15 centímetros de altura. Se você trabalha em um computador utilize um apoio para os pés.

Nesse artigo do ONsalus, você pode encontrar os melhores alimentos para diminuir a sensação de pernas cansadas: Remédios caseiros para pernas cansadas. Rápidas melhoras!

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pernas cansadas e doloridas, o que fazer? Alívio eficaz, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Escrever comentário sobre Pernas cansadas e doloridas, o que fazer? Alívio eficaz

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Roseli Braga Neves
Como tratar os sintomas, câimbras e dores nas pernas?
Nicolas Garin (Editor/a de ONsalus.com.br)
Olá Roseli! As massagens nas pernas e nos tornozelos com cremes de efeito frio são uma opção assim como ao final do dia, elevar as pernas cerca de 15cm. Rápidas melhoras!

Pernas cansadas e doloridas, o que fazer? Alívio eficaz
Pernas cansadas e doloridas, o que fazer? Alívio eficaz

Voltar ao topo da página