Saúde da pele

Alergia na pele do rosto, o que fazer?

Dra. Gennesis Gonzalez
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 4 março 2021
Alergia na pele do rosto, o que fazer?

Você notou que está com uma reação alérgica na pele depois de utilizar algum produto ou depois de ter estado em contato com alguma substância? Não se desespere, te explicaremos porquê isso ocorre e o que pode fazer a respeito.

Geralmente, as alergias ocorrem depois de entrar em contato com algo que nosso sistema imunológico detecta e imediatamente rejeita, ativando os anticorpos necessários e causando uma reação desfavorável em sua pele, especialmente no rosto, que pode se manifestar com vermelhidão, comichão e erupção cutânea.

Para tratar as alergias cutâneas, você primeiro deve determinar a causa desta alergia na pele. Se está se perguntando "tenho alergia na pele do rosto, o que fazer?", continue lendo este artigo do ONsalus, onde explicamos todas as informações sobre as possíveis causas, tratamentos e remédios caseiros, assim como recomendações.

Também lhe pode interessar: Como acalmar a pele do rosto irritada

Índice

  1. Causas da alergia na pele do rosto
  2. Como saber se estou com alergia na pele do rosto
  3. Alergia na pele do rosto, o que fazer?
  4. Como evitar alergia na pele do rosto

Causas da alergia na pele do rosto

As reações alérgicas são resultado do contato direto de alguma substância estranha que nosso organismo reconhece como intruso. Nosso sistema imunológico atua de forma eficaz e ativa os anticorpos, os quais são os responsáveis por identificar a substância estranha, o que por sua vez gera uma reação na pele. Isto pode ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive no rosto.

A gravidade de uma reação alérgica na pele dependerá de cada pessoa; o que é realmente importante é determinar o porquê dela aparecer no rosto e como você deve tratá-la a princípio.

Os sintomas que normalmente surgem quando você está com alergia na pele rosto são:

  • Comichão ou coceira na pele;
  • Vermelhidão e manchas vermelhas;
  • Erupções cutâneas, avermelhadas ou brancas;
  • Irritação no rosto;
  • Descamação de pele;
  • Sensibilidade na pele;
  • Urticária no rosto.

Você pode ter alergia na pele rosto por alguma destas causas:

  • Uso excessivo de maquiagem;
  • Uso de sabonetes;
  • Tintas de cabelo;
  • Uso de cremes;
  • Consumo de algum medicamento;
  • Consumo de algum alimento;
  • Exposição solar;
  • Uso de protetor solar;
  • Picadas de insetos;
  • Uso prolongado de máscaras;
  • Contato com o celular.

Esta última causa é cada vez mais comum. Desde 2009, a Associação Britânica de Dermatologistas começou a estudar as reações desfavoráveis que o uso prolongado do celular teria sobre o rosto, um novo problema na alergologia. Esta alergia no rosto também é conhecida como alergia ao níquel e afeta aproximadamente 30% da população mundial. É mais comum no sexo feminino, devido à sensibilidade ao níquel (por causa de reações alérgicas anteriores), que normalmente revestem as joias.

A camada superficial da pele é a principal afetada por estar exposta a alérgenos. Pode demorar alguns dias para se manifestar totalmente e alguns outros para desaparecer. As alergias no rosto se manifestam principalmente em mulheres, devido ao uso de produtos como cremes, maquiagens e tintas para o cabelo. As manifestações que surgem também dependem do sistema imunológico de cada pessoa.

Alergia na pele do rosto, o que fazer? - Causas da alergia na pele do rosto

Como saber se estou com alergia na pele do rosto

Existem testes que são feitos para identificar ao quê você é realmente alérgico. No total, existem 3 testes diferentes:

  • O teste da pontada ou raspagem: é o mais comum e é feito se introduzindo uma gota mínima do possível alérgeno através de uma agulha.
  • O teste intradérmico: é feito caso se suspeite que a alergia no rosto ocorre por causa de uma picada de inseto ou pelo uso de medicamentos, como a penicilina, e neste caso é aplicada uma pequena quantidade deste alérgeno debaixo da pele.

Estes testes são feitos no consultório do alergologista, portanto, não tente fazê-los em casa. Ambas análises têm uma duração aproximada de 5 a 10 minutos e geralmente são aplicadas no antebraço. Caso alguma substância dê positivo, haverá uma reação de coceira.

  • Patch test: este último teste nos permite saber se temos sensibilidade a alérgenos como cremes ou maquiagens. Neste tipo de teste, se coloca um adesivo com substâncias que poderiam ser as causadoras das alergias nas costas e, passadas as primeiras 48 horas, é possível saber o resultado. O alergologista é o responsável por avaliar este teste.
Alergia na pele do rosto, o que fazer? - Como saber se estou com alergia na pele do rosto

Alergia na pele do rosto, o que fazer?

Se está se perguntando "estou com alergia na pele rosto, o que posso fazer?", o mais importante é que não se assuste, seus sintomas duram pouco tempo e os tratamentos são fáceis de realizar. A seguir, algumas das medidas que você pode tomar:

  • Uma vez identificado o alérgeno ou fator desencadeante, deve suspendê-lo imediatamente. Observe e identifique todos os sintomas que se manifestarem em seu rosto e, sobretudo, se pioram rapidamente.
  • Evite se coçar: obviamente, é algo difícil de se fazer, mas a principal recomendação é que não coce seu rosto.
  • Acalme a coceira utilizando produtos com efeito calmante de origem natural, como a camomila, o aloe vera, o alecrim, a calêndula e a calamina. Você também pode utilizar cremes umectantes e anti-inflamatórios que atuarão como calmantes para esta área tão sensível do corpo.
  • Lembre-se que a pele do seu rosto precisará de um cuidado especial para que volte ao normal.

Remédios caseiros

Você pode utilizar alguns remédios caseiros para tratar as alergias no rosto, como por exemplo:

  1. Máscara de banana e pepino: esta mistura permite acalmar a coceira e diminuir a vermelhidão que aparece no seu rosto após a reação alérgica. Faça uma mistura homogênea em um liquidificador com meia banana e ¼ de pepino descascado e aplique-a em seu rosto deixando agir por 30 minutos. Depois, retire-a do seu rosto com água corrente. Isto pode ser feito todos os dias, até a alergia diminuir.
  2. Chá verde: suas propriedades interferem na ativação da reação alérgica e combate todos os sintomas que vêm com ela, já que melhora a coceira na pele, a irritação e a vermelhidão.
  3. Suco de beterraba com cenoura: para tratar as irritações, prepare um suco clássico com ½ beterraba, 2 cenouras e ½ copo d'água e tome-o todas as manhãs em jejum. O preparo perde suas propriedades se ficar mais de 48 horas na geladeira.
  4. Aloe vera, camomila e óleo de fígado de bacalhau: aplique sobre seu rosto uma mistura feita com estes 3 ingredientes. Para isso, utilize ¼ de colher de chá de essência de camomila, 1 colher de sopa de gel de aloe vera e 2 colheres de sopa de óleo de fígado de bacalhau. Misture bem e massageie sobre seu rosto, depois deixe agir por pelo menos 45 minutos e então retire com água corrente fria.
Alergia na pele do rosto, o que fazer? - Alergia na pele do rosto, o que fazer?

Como evitar alergia na pele do rosto

O mais importante de tudo é a prevenção, desta forma, evitamos reações desfavoráveis na pele por causa das alergias cutâneas. É importante:

  • Utilizar produtos hipoalergênicos no rosto;
  • Evitar aplicar sobre o rosto produtos ou substâncias com fragrâncias ou corantes que tendem a ser irritantes;
  • Identificar a durabilidade dos produtos que utiliza sobre seu rosto;
  • Evitar a superexposição ao sol e ao frio;
  • Melhorar sua dieta, consumindo alimentos ricos em vitamina A, C e E;
  • Aumentar o consumo de água para manter sua pele hidratada.

Pode acontecer dos remédios caseiros não funcionarem completamente e você ficar desesperado ao notar que seu rosto não voltou completamente ao normal. Por isso, é importante que um especialista avalie seu caso e indique tratamentos especializados com anti-histamínicos, corticosteroides e anti-inflamatórios. Não utilize nenhum deles se seu especialista não os tiver indicado.

Lembre-se que é uma área bastante sensível e, caso não seja tratada apropriadamente, você pode sofrer danos irreversíveis.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alergia na pele do rosto, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Di Prisco, M. C. (2009). Dermatitis por el teléfono celular, alergia al niquel. Dermatología Venezolana, 47(1 y 2).

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Isabel Dias
Bom dia alguém me pode ajudar pf, estou com uma alergia na cara que não sai vai fazer 1 ano ou 2, já fui a dermatologistas, já fui a argologista e não me sabem dizer qual é o meu problema.
Tenho 47 anos e já entrei na pré mano pausa à 2 anos.
Não consigo sair da minha zona de conforto nem para trabalhar, porque as pessoas me estão sempre a questionar,.
Ajudem me por favor ❤️🙏
1 de 4
Alergia na pele do rosto, o que fazer?