Saúde sexual do homem

É normal o homem sentir ardência depois da relação?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 22 maio 2023
É normal o homem sentir ardência depois da relação?

Você se pergunta se é normal o homem sentir ardência depois da relação? A ardência após a ejaculação geralmente está relacionada a doenças sexualmente transmissíveis, infecções do trato urinário ou inflamação da próstata. É uma situação que, sem dúvida, preocupa muito os homens e também pode afetar sua autoestima ou transformar momentos de prazer em frustração. O importante é consultar um urologista para uma avaliação detalhada do caso, a fim de determinar o diagnóstico e determinar o tratamento adequado, pois essa é a única maneira de eliminar completamente esse desconforto.

Você tem sentido ardência após ejacular? Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus para saber mais sobre as causas que podem estar causando esse sintoma e seus possíveis tratamentos.

Também lhe pode interessar: Ardência depois da relação: homem

Índice

  1. Infecções do trato urinário inferior
  2. Tricomoníase
  3. Uretrite não gonocócica (NGU)
  4. Clamídia
  5. Prostatite

Infecções do trato urinário inferior

As infecções do trato urinário inferior são causadas por agentes bacterianos que passam pelo trato da bexiga e da uretra, sendo a Echerichia coli o microrganismo mais comumente implicado nessas patologias.

É provável aparecerem em homens com mais de 50 anos, que podem sofrer de hiperplasia da próstata, mas não há uma causa única e podem aparecer devido a fatores anatômicos do trato urinário, alterações hormonais, elementos comportamentais, alta atividade sexual e certas doenças, como diabete, cálculos renais, refluxo vesicuretral, etc.

Normalmente, os sintomas dessa patologia são dor e ardência ao urinar, febre baixa e, às vezes, ardência após a ejaculação.

Tratamento

Geralmente, o tratamento das infecções do trato urinário é baseado no uso de antibióticos, previamente prescritos pelo especialista, pois é necessário determinar primeiro o tipo de bactéria que está causando a infecção. Normalmente, eles devem ser tomados por aproximadamente 7 dias, mas, dependendo do caso, podem ser tomados por um período mais longo.

Tricomoníase

Como você viu, não é normal o homem sentir ardência depois da relação e uma das causas para isso pode ser a tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível muito comum causada por um parasita chamado tricoma. Tal parasita étransmitido durante o sexo sem proteção, pois é encontrado nos fluidos do esperma e no fluido pré-ejaculatório.

Esse parasita pode infectar facilmente o pênis, a vulva, a bexiga e a uretra.Os homens com essa condição geralmente sentem desconforto durante a relação sexual, coceira após a ejaculação, irritação e ardor ao urinar.

Tratamento

Em geral, essa condição é tratada com antibióticos específicos, como metronidazol ou tinidazol, conforme considerado pelo especialista. Eles são quase sempre prescritos por via oral e são tomados em uma ou várias doses, dependendo do caso específico. Também é essencial que o parceiro faça o mesmo tratamento para evitar a reinfecção.

Durante o período de tratamento, a relação sexual não é permitida e, uma vez curado, é aconselhável usar métodos de proteção para ter relações sexuais com segurança e evitar a reinfecção.

Uretrite não gonocócica (NGU)

A uretrite é uma infecção da uretra, um tubo que vai da bexiga até o pênis e que transporta a urina. Ela pode ser causada por qualquer organismo, mas na maioria das vezes se desenvolve a partir da bactéria clamídia, adquirida por meio de relações sexuais desprotegidas.

Normalmente, os homens sexualmente ativos entre 15 e 30 anos de idade com várias parceiras correm maior risco de contrair essa infecção.

Uma vez infectados, os homens geralmente sentem dor, queimação e ardência durante e após a relação sexual, sensibilidade no pênis, febre e, às vezes, secreção de fluido purulento. É uma situação muito desagradável que deve ser tratada imediatamente para minimizar o desconforto e evitar complicações.

Tratamento

O tratamento consiste principalmente na eliminação do patógeno que causou a infecção e na prevenção de sua disseminação para outras partes do corpo. Para isso, o médico responsável pelo tratamento recomenda antibióticos e anti-inflamatórios não esteroides.

Também é essencial que a parceira receba o mesmo tratamento e que não tenha relações sexuais até que a infecção tenha desaparecido.

Clamídia

A clamídia também é uma doença sexualmente transmissível muito comum, que se desenvolve a partir de uma infecção bacteriana. Normalmente, homens jovens entre 15 e 24 anos, sexualmente ativos e desprotegidos, correm o maior risco de contrair a infecção.

Os homens com essa patologia apresentam ardência ao urinar, coceira ao redor da abertura do pênis e após a ejaculação. Ocasionalmente, eles podem ter secreção do pênis em pequenas quantidades.

É importante tratá-la precoce e adequadamente, caso contrário, ela pode levar a complicações como infecções uretrais e inflamação dos testículos.

Tratamento

A clamídia é tratada com antibióticos, sendo o mais recomendado a doxiciclina ou a azitromicina. O ideal é que seja tomado por 7 dias, de acordo com as indicações prévias do especialista.

As pessoas em tratamento não devem ter relações sexuais. Da mesma forma, o parceiro também deve ser tratado para evitar que a infecção volte a aparecer.

Prostatite

Essa condição está relacionada à inflamação da próstata, que pode ser causada por uma infecção bacteriana na uretra ou na bexiga. Geralmente, causa dor durante a micção, dor na área pélvica e nos órgãos genitais, desconforto durante a ejaculação e, quando termina, micção frequente, febre e calafrios.

Tratamento

Quando a prostatite é causada por uma infecção bacteriana, ela é tratada com antibióticos, incluindo ciprofloxacino e trimetoprima, tomados por via oral por cerca de quatro semanas. Além disso, o médico responsável pelo tratamento geralmente recomenda medicamentos anti-inflamatórios e antipiréticos, como diclofenaco e paracetamol, respectivamente, a cada 8 horas.

Também é importante repousar, tomar banhos de assento e beber bastante líquido para garantir a cura rápida.

Agora que você já sabe que não é normal o homen sentir ardência depois da relação, não perca este outro artigo sobre as causas e tratamento para a ardência no pênis ao urinar.

É normal o homem sentir ardência depois da relação? - Prostatite

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal o homem sentir ardência depois da relação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • Benedi, J. (2005). Antibioterapias en infecciones urinarias. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-antibioterapia-infecciones-urinarias-13074095
  • Piera, M. (2003). Infecciones urinarias. Prevención y tratamiento. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-infecciones-urinarias-prevencion-tratamiento-13049604
  • Zea-Mazo, J. y col. (2010). Virus de transmisión sexual: relación de semen y virus. Disponível em: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0210-48062010001000006
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
É normal o homem sentir ardência depois da relação?