Saúde sexual do homem

Ardência no pênis ao urinar: causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 16 maio 2023
Ardência no pênis ao urinar: causas e tratamento

A ardência no pênis ao urinar pode ser decorrente de várias causas, como infecção do trato urinário, balanite, irritação pelo uso de alguns produtos, infecções sexualmente transmissíveis, entre outras. Esse sintoma pode ser acompanhado de outros desconfortos, como vermelhidão, inchaço e dor. É importante consultar um médico quando esse desconforto persistir por vários dias para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado para cada causa.

Se você tem irritação na ponta da glande do pênis ao urinar e quer saber em detalhes a que isso pode se referir, preste atenção a este artigo do ONsalus, no qual mencionamos todas as possíveis causas e seus tratamentos.

Também lhe pode interessar: Ardência depois da relação: homem

Índice

  1. Infecção urinária
  2. Balanite
  3. Dermatite de contato irritante
  4. Clamídia
  5. Gonorreia
  6. Candidíase
  7. Uretrite
  8. Prostatite
  9. Psoríase genital
  10. Fimose
Ver mais >>

Infecção urinária

A infecção urinária pode ser causada pela bactéria Echerichia coli, que entra e se multiplica na uretra e na bexiga. Essa patologia não é muito comum em homens; no entanto, quando as bactérias repousam e se acumulam na próstata, ela é frequentemente ativada.

A infecção do trato urinário também pode ocorrer quando o fluxo de urina é obstruído por um cálculo na bexiga ou por um estreitamento da uretra, o que dificulta a expulsão completa da urina pelo homem, deixando as bactérias armazenadas nesses órgãos.

Essa situação quase sempre causa dor e ardência no pênis ao urinar ou queimação, micção frequente e, às vezes, a cor da urina pode ficar turva.

Tratamento

A infecção do trato urinário é geralmente tratada com um antibiótico prescrito por um especialista, pois ele deve ser tomado na dosagem e no horário corretos. O médico também pode prescrever analgésicos e medicamentos específicos para aliviar a dor e a necessidade frequente de urinar.

Ardência no pênis ao urinar: causas e tratamento - Infecção urinária

Balanite

A balanite é uma inflamação da glande do pênis causada por falta de higiene, aderências no prepúcio ou devido ao crescimento de bactérias, fungos ou vírus. Em determinadas circunstâncias, ela pode se tornar aguda e afetar o prepúcio e a haste do pênis. Ocorre em homens de qualquer idade e também pode causar coceira na cabeça do pênis durante a micção, vermelhidão e corrimento uretral.

Tratamento

Nesses casos, é essencial manter uma boa higiene na área genital para que ela permaneça limpa e seca. Se for resultado de uma infecção bacteriana, viral ou fúngica, o médico geralmente pode prescrever pomadas tópicas especiais, antifúngicos ou antibióticos orais.

Por outro lado, às vezes é recorrente e não responde a tratamentos conservadores, portanto, a circuncisão e a excisão cirúrgica são uma alternativa.

Dermatite de contato irritante

A dermatite de contato é uma das causas mais comuns de incômodo no pênis. É quase sempre causada por agentes externos que entram em contato direto com a pele, como alguns sabonetes, látex de preservativos, detergentes para roupas ou fricção contra roupas íntimas.

A condição causa ardência no pênis ao urinar, coceira na cabeça do pênis e irritação e, em casos mais graves, pode levar à formação de bolhas.

Tratamento

O primeiro passo é identificar o que está causando a dermatite para evitar o contato. Posteriormente, recomenda-se aplicar cremes hidratantes especiais na área da glande do pênis, manter uma boa higiene e usar roupas íntimas leves de algodão para reduzir a quantidade de suor.

Clamídia

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível muito comum causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Alguns homens podem ter clamídia e não apresentar sintomas, mas outros podem sentir desconforto, como ardência no pênis ao urinar, inchaço do escroto, dor testicular e secreção purulenta da uretra.

Essa doença tende a se complicar se não for tratada rapidamente, a ponto de o homem poder desenvolver infecção na próstata ou no epidídimo.

Tratamento
Normalmente, o tratamento prescrito pelo especialista se concentra em tomar antibióticos por 7 dias. Além disso, é essencial que o parceiro do paciente infectado passe por exames específicos para determinar se ele também tem a bactéria e faça o mesmo tratamento, mesmo que não apresente sintomas. Além disso, a pessoa não deve ter atividade sexual por pelo menos uma semana após o início do tratamento.

Ardência no pênis ao urinar: causas e tratamento - Clamídia

Gonorreia

A gonorreia é outra doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae que infecta as membranas mucosas do trato genital, do reto ou da faringe, dependendo da prática sexual.

Os homens que sofrem dessa infecção apresentam irritação e dor na uretra, coceira na glande continuamente, sendo uma ardência na glande do pênis ao urinar, hipersensibilidade do pênis e secreção purulenta.

Esses desconfortos tendem a piorar se a condição não for tratada adequadamente a tempo, levando à frequência de micção e ao tenesmo vesical, relacionada à necessidade urgente de urinar e à impossibilidade de fazê-lo normalmente.

Tratamento

A infecção é geralmente tratada com uma dose única de antibiótico intramuscular, a ceftriaxona. Em casos mais complicados, o médico assistente geralmente acrescenta doxiciclina por via oral a cada 12 horas por 7 dias consecutivos ao cronograma de tratamento, dependendo da particularidade de cada caso.

Candidíase

A candidíase é uma infecção fúngica que pode afetar a cabeça do pênis e o prepúcio. A cândida vive normalmente na pele e na mucosa, mas quando cresce demais, geralmente causa sintomas como coceira ao redor da glande do pênis, inflamação, ardor ao urinar e corrimento.

Essa condição precisa ser tratada precocemente para evitar complicações relacionadas a distúrbios circulatórios e estreitamento do meato urinário.

Tratamento

A candidíase é tratada com cremes antifúngicos tópicos aplicados diretamente na área afetada e medicamentos antifúngicos orais de venda livre. No entanto, é importante tomá-los com a prescrição de um médico.

Também é essencial seguir a higiene adequada na área genital e usar roupas íntimas confortáveis de algodão para manter a área limpa e seca.

Uretrite

Essa patologia está associada à inflamação da uretra devido a infecções bacterianas ou virais sexualmente transmissíveis. Os homens que sofrem de uretrite geralmente apresentam dor na área uretral, ardência no pênis ao urinar, secreção purulenta e irritação na área genital.

Tratamento

A uretrite é tratada com antibióticos, dependendo do tipo de bactéria presente. Geralmente, os mais recomendados pelo especialista são a ceftriaxona e a azitromicina.

Nessa situação, é muito importante tratar o parceiro do paciente, mesmo que ele não apresente sintomas, para garantir a eficácia do tratamento.

Prostatite

A prostatite é uma inflamação da glândula prostática causada por uma infecção bacteriana, que pode ser adquirida por distúrbios urinários, transmissão sexual, obstrução uretral, entre outros motivos.

Normalmente, essa condição pode ser sofrida por homens com mais de 35 anos, no entanto, eles correm maior risco a partir dos 50 anos, pois tendem a ter uma próstata aumentada.

Os homens com essa condição têm vontade de urinar o tempo todo, mas têm dificuldade para urinar completamente. Isso geralmente ocorre durante o dia e à noite. A micção geralmente é dolorosa, com ardência na glande e desconforto no períneo, que pode se espalhar para a região lombossacra, escroto e coxas.

Tratamento

A prostatite é tratada com antibióticos bactericidas, como tobramicina, ciprofloxacina, ceftriaxona, etc., administrados por via parenteral ou por injeção para garantir que penetrem bem no tecido prostático por aproximadamente 6 a 12 dias, dependendo do julgamento do médico responsável pelo tratamento.

Ardência no pênis ao urinar: causas e tratamento - Prostatite

Psoríase genital

A psoríase genital é uma doença autoimune que afeta a pele da glande e toda a haste do pênis. Os pacientes que sofrem dessa patologia em outras partes do corpo são acometidos por ela. Eles geralmente apresentam manchas vermelhas na glande do pênis, uma sensação de coceira intensa, ardência no pênis ao urinar e pele seca na área genital. Esses desconfortos podem ser agravados pelo suor e pelo uso frequente de roupas quentes e apertadas.

Não é uma doença contagiosa e pode ocorrer em qualquer idade; no entanto, em adultos, geralmente gera desconforto durante a relação sexual.

Tratamento

A psoríase não pode ser curada, mas pode ser minimizada com o tratamento adequado. Normalmente, um especialista pode prescrever cremes com corticosteroides a serem aplicados na área afetada para aliviar a inflamação e a coceira. Medicamentos orais e terapias com luz ultravioleta também são recomendados com frequência.

Fimose

A fimose está associada ao estrangulamento do orifício do prepúcio, o que impede que ele se retraia sobre a ponta do pênis. Em geral, essa condição tende a ocorrer antes da adolescência e, se não for tratada, pode levar a problemas de micção e funções sexuais comuns.

Em alguns homens, a fimose geralmente não causa sintomas, mas em outros pode causar desconforto e coceira na glande do pênis durante a micção, dor durante a relação sexual e aderências balanoprepuciais.

Tratamento

O especialista pode prescrever vários tratamentos, incluindo a aplicação de cremes esteroides três vezes ao dia para soltar o anel adesivo e facilitar as retrações. Exercícios suaves e cuidadosos de alongamento e encolhimento do prepúcio também podem ajudar a melhorar as retrações, desde que sejam orientados pelo médico assistente para evitar mais danos.

A circuncisão é uma opção para a remoção total ou parcial do prepúcio.

Agora que você já sabe as diferentes causas para ardência no pênis ao urinar, não perca este outro artigo sobre ardência depois da relação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ardência no pênis ao urinar: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • Manual MSD. (2022). Psoriasis. Disponível em:https://www.msdmanuals.com/es-ve/professional/trastornos-dermatol%C3%B3gicos/psoriasis-y-enfermedades-descamativas/psoriasis
  • Mayoclinic. (2020). Infección por hongos en los hombres: ¿Cómo puedo saber si tengo una?. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es-es/male-yeast-infection/expert-answers/faq-20058464
  • Paredes, F. (2004). Enfermedades de transmisión sexual. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-enfermedades-transmision-sexual-13064298
  • Roca, B. (2004). Infecciones por clamidias. Disponível em: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-71992007000600009
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Ardência no pênis ao urinar: causas e tratamento