Partilhar

Remédios caseiros para infecção urinária

 
Nídia do Carmo
Editora e redatora ONsalus
Remédios caseiros para infecção urinária

A infecção urinária ou cistite é uma doença bastante comum e conhecida, temida especialmente pelas mulheres que sofrem mais com elas. Cerca de 40% da população feminina sofre de infecção urinária pelo menos uma vez na vida.

Embora não seja um problema grave, é sim muito incômodo pela dor que provoca, pelas alterações na micção e pelo aumento das visitas ao banheiro. A condição ocorre quando a bexiga inflama e costuma ser provocada por uma infecção bacteriana. Embora existam medicamentos que curam este problema, alguns remédios caseiros para infecção urinária podem ser muito eficazes no alívio dos sintomas. Para conhecer os melhores remédios caseiros para infecção de urina, continue lendo esse artigo do ONsalus!

Como se pega infecção urinária?

A maioria das infecção urinárias são provocadas pela bactéria Escherichia coli, uma bactéria que habita no intestino e adere ao trato urinário, desencadeando a condição. Embora a infecção urinária não seja contagiosa por via oral ou nenhuma outra, algumas mulheres podem contraí-la após a relação, momento propício à entrada das bactérias no trato urinário.

Alguns maus hábitos e outras causas físicas também podem estar na origem da infeção de urina, pelo que recomendamos a leitura do artigo Infecção urinária se pega?

O que é bom para infecção urinária?

Além de consultar o seu médico para diagnosticar e tratar o problema, você pode complementar o tratamento com um remédio caseiro para infecção de urina. Um dos mais comuns e fáceis de obter é a água, sendo que você deve beber, no mínimo, 1,5 L por dia para eliminar toxinas. Além disso, assim como existem antibióticos de farmácia , também existem alguns antibióticos naturais que consistem em alimentos ricos em vitaminas e componentes que ajudam a melhorar a nossa saúde.

Para a cistite, os mais indicados são:

  • Cranberry (ou mirtilo vermelho): graças às substâncias antioxidantes que contêm, conseguem exercer um efeito antisséptico e antibiótico que ataca germes e bactérias que aderem às paredes do trato urinário. Além disso, a vitamina C ajuda as nossas defesas a lutar melhor contra a infecção e a prevenir reaparecimentos posteriores.
  • Salsa e alho: para aumentar a eficácia desses alimentos, é bom misturar a salsa com sucos de frutas ácidas e triturar o alho, adicionando um pouco de azeite de oliva antes de comê-lo.
  • Produtos lácteos fermentados: porque contêm lactobacilos que ajudam a melhorar a flora intestinal e reforçam os nossos anticorpos.
  • Diuréticos: espargos, pepino, abacaxi, etc. são alimentos que ajudam o corpo a eliminar toxinas e combater a retenção de líquidos.
Remédios caseiros para infecção urinária - O que é bom para infecção urinária?

Dor de urina: tratamento caseiro

O bicarbonato de sódio consegue neutralizar a acidez na urina e limpar os rins e, por isso, ajuda a curar a cistite. Dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água. Beba uma vez por dia em jejum para aliviar eficazmente o desconforto da infecção.

Remédios caseiros para infecção urinária - Dor de urina: tratamento caseiro

Chás para infecção urinária

Outro tipo de remédios naturais para tratar infecção urinária inclui chás e infusões:

  • Infusão de bétula: por ser diurética, ajuda a eliminar todas as impurezas do nosso corpo e evita a retenção de líquidos.
  • Infusão de manjericão: se recomenda tomar duas vezes por dia durante dois dias para fazer efeito.
  • Chás de ervas: de urtiga, de boldo ou de seda de milho.
Remédios caseiros para infecção urinária - Chás para infecção urinária

Como prevenir infecção urinária

Além de usar remédios caseiros para infecção urinária, também é importante adotar algumas medidas que ajudam a prevenir o reaparecimento da condição, já que muitas mulheres sofrem com infecção de urina de repetição.

Não é apenas a alimentação e a hidratação que previnem a condição, também é necessário mudar alguns hábitos como usar roupa interior de algodão que favorece a transpiração e evita a umidade e não usar peças demasiado apertadas que aumentam a temperatura da zona e a transpiração. Além disso, uma vez que 80% das bactérias que provocam a infecção de urina provêm das fezes, recomendamos que você se lave e seque sempre da frente para trás.

Se você está grávida, recomendamos a leitura do artigo Infecção urinária na gravidez: sintomas e tratamento.

Não esqueça que todas essas recomendações não substituem uma consulta e tratamento médicos. Se você apresenta sintomas de cistite ou outra infecção do trato urinário, não hesite em consultar um profissional para que ele faça um diagnóstico correto e indique o melhor tratamento para o seu caso!

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para infecção urinária, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para infecção urinária

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para infecção urinária
1 de 4
Remédios caseiros para infecção urinária

Voltar ao topo da página