Partilhar

Estou com infecção urinária, posso ter relações?

Estou com infecção urinária, posso ter relações?

As infecções urinárias ou cistites são uma das doenças mais comuns, sobretudo entre a população feminina. Apesar de não implicarem grande preocupação quando são bem tratadas, a verdade é que são muito incômodas e dolorosas. Existem muitos fatores que influenciam o aparecimento dessas infecções, os hábitos de micção, uma higiene íntima adequada e algumas práticas sexuais.

Você tem infecção urinária após relação? Você quer saber se pode ter relação com infecção urinária? No seguinte artigo do ONsalus, explicamos tudo sobre esta condição, respondendo a todas as suas dúvidas e oferecendo os melhores conselhos para que você não sofra mais com cistite!

Também lhe pode interessar: Infecção urinária se pega?

Infecção urinária: sintomas e causas

Antes de mais, devemos ter em conta quais são os sintomas da infecção urinária para poder diagnosticá-la rapidamente e seguir um tratamento eficaz que ajude a superar esta condição o mais rápido possível. Confira quais os sintomas de infecção urinária:

  • Vontade contínua de urinar
  • Prurido e ardência na uretra ao urinar
  • Coceira e vermelhidão na vagina
  • Dor ao urinar e durante a relação
  • Alterações na cor e no cheiro da urina
  • Dependendo da gravidade, pode provocar febre, cãibras e vômitos

A verdade é que as infecções urinárias são muito mais comuns em mulheres do que em homens, o que pode ser explicado pela sua anatomia. Como a uretra feminina é muito mais curta e próxima do ânus, é muito mais fácil que as bactérias entrem e se alojem. No caso dos homens, essa possibilidade é muito mais remota.

Também é comum que a cistite surja depois de ter relações sexuais, motivo pelo qual essa doença também é chamada de síndrome de lua de mel. Em seguida, indicamos algumas práticas sexuais erradas que podem promover o aparecimento da infecção urinária:

  • Se não é a mulher que guia o pênis ao penetrar, ele pode arrastar bactérias da zona anal para a vagina, facilitando a infecção urinária.
  • Se o casal tem sexo anal e, logo, vaginal.
  • Urinar depois do coito facilita a expulsão das bactérias que se alojaram na uretra.
  • Alguns lubrificantes e espermicidas podem afetar a flora bacteriana natural da vagina, fazendo com que as bactérias ataquem o organismo mais facilmente.
  • Se a fricção é muito intensa durante a relação sexual, a uretra pode se comprimir e fazer com que as bactérias da urina passem para essa zona.
Infecção urinária: sintomas e causas

Pode ter relação com infecção urinária?

A causa das infecções de urina é a entrada de bactérias, sobretudo a E-coli, em alguma parte do sistema urinário. Por ser bastante comum que surjam depois da relação sexual, muita gente acaba pensando que é assim que se transmite, mas a verdade é que não, a infecção urinária não se transmite por via sexual.

Durante a relação, nem o homem pode transmitir a bactéria à mulher nem a mulher pode transmitir ao homem. O que realmente acontece é um favorecimento da entrada das bactérias do exterior, mas nunca ocorre contágio.

As infecções urinárias ou cistites não são uma DST - doença sexualmente transmissível - embora o sexo possa facilitar o seu aparecimento. Contudo, se você se está perguntando "estou com infecção urinária, posso ter relações?", deve saber que a dor e desconforto que você está sentindo vai aumentar, o que pode retirar todo o prazer do ato. Para responder claramente à sua pergunta:

  • Se a sua preocupação é a transmissão da infecção urinária através do contato sexual, não deve se preocupar: você pode ter relação com infecção urinária.
  • Tenha sempre em conta que, tanto para o homem como para a mulher, o ato sexual pode ser doloroso e nada agradável, pelo que recomendamos que você se abstenha de ter sexo até curar totalmente a infecção.
  • Se você não sente dor, não existe nenhum inconveniente, sempre e quando os fatores de risco que explicamos antes sejam evitados.

Complemente essa informação lendo no artigo "Infecção urinária se pega?"

Infecção urinária recorrente

Embora saibamos que é uma das infecções mais comuns, ainda mais no caso das mulheres, isso não significa que você não deva tratá-la se é algo que acontece recorrentemente. Se, cada vez que você tem relações sexuais, você tem cistite ou se você costuma ter muitas infecções urinárias, recomendamos que você visite o seu ginecologista ou urologista para que possam avaliar o que está acontecendo no seu organismo e recomendar um tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estou com infecção urinária, posso ter relações?, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Escrever comentário sobre Estou com infecção urinária, posso ter relações?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Mariene
pode ter relação com infeção urinária que já passou para os rins?

Estou com infecção urinária, posso ter relações?
1 de 2
Estou com infecção urinária, posso ter relações?

Voltar ao topo da página