Partilhar

Infecção urinária se pega?

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 27 junho 2018
Infecção urinária se pega?

A infecção urinária ou cistite é das infecções mais comuns de todas, especialmente entre a população feminina. A urina é o líquido que resta da filtração do sangue por parte dos rins, mediante a qual eliminamos os detritos da corrente sanguínea.

No entanto, às vezes pode entrar uma bactéria ou vírus no trato urinário e proliferar dentro da urina, multiplicando-se e provocando a infecção urinária. Por ser uma zona sensível, muita gente - sobretudo mulheres - se perguntam sobre o contágio da infecção urinária, quer seja por relações sexuais ou por outro tipo de contato. Se você quer se a infecção urinária se pega, continue lendo esse artigo do ONsalus e descubra!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para infecção urinária

Como se pega infecção urinária?

A maior parte das infecções do trato urinário são provocadas pela Escherichia coli, uma bactéria que vive no intestino e que, de alguma forma, adere ao trato urinário provocando a infecção de urina. Se você se está perguntando se infecção urinária se pega, a resposta é clara: Não, não se pega, nem por via sexual nem nenhuma outra via.

No entanto, a verdade é que algumas mulheres podem contrair infecção urinária depois de ter relações, razão pela qual esta doença é popularmente chamada de síndrome de lua de mel. Contudo, isso não está relacionado com o ato sexual, mas com alguns práticas erradas durante a relação sexual:

  • Durante o ato sexual, a uretra se espreme e o seu conteúdo pode ir para a bexiga, o que pode fazer com que as bactérias residentes também cheguem à bexiga.
  • A bactéria E.coli vive no trato digestivo, o sexo anal prévio ao sexo vaginal pode passar as bactérias ao trato urinário.
  • Algo parecido ocorre quando se introduz o pênis na vagina, já que se podem arrastar bactérias desde o ânus até à vagina.
  • O uso de diafragma, espermicidas e preservativos com espermicida podem ser fatores que favorecem a infecção urinária.

Causas da infecção urinária

Embora a grande maioria das infecções sejam provocadas por bactérias, também podem ser provocadas por outros agentes patógenos como os fungos. Em seguida, explicamos quais são as principais causas das infecções do trato urinário:

Causas físicas

Existem diferentes causas físicas, quer seja pela própria anatomia da pessoa ou por alguma doença base que pode facilitar o desenvolvimento de infecções de urina. As malformações da via urinária, os cálculos renais, os sistemas imunológicos frágeis, o uso constante de cateter urinário ou os tumores no trato urinário são os mais comuns.

O fato de as mulheres desenvolverem infecções urinárias mais frequentemente do que os homens também se deve a um fator físico. A vagina apresenta um ponto de entrada mais aberto e fácil para as bactérias, algo básico dada a sua proximidade com o ânus, o que não acontece com os homens.

Por sua vez, os homens costumam sofrer mais dessa condição a partir dos 60 anos. A hiperplasia de próstata, o agrandamento da próstata provocado pela idade, dificulta o esvaziamento da bexiga, facilitando a retenção de urina e o aparecimento de infecções.

Maus hábitos

  • Limpeza demasiado frequente da zona íntima com sabões que rompem a barreira natural da pele.
  • Nas mulheres, se limpar de trás para a frente, favorecendo a passagem de bactérias do ânus para a vagina.
  • Aguentar a vontade de urinar ou não urinar depois da relação sexual.
  • Não ingerir líquidos suficientes, reduzindo a quantidade de urina.
Infecção urinária se pega? - Causas da infecção urinária

Como prevenir infecção urinária?

Em seguida, explicamos quais são as medidas de prevenção que você pode ter em conta para evitar sofrer de infecção urinária.

  • Quando você for no banheiro, esvazie a bexiga completamente.
  • Quando limpar o ânus, tente fazê-lo de frente para trás.
  • Beba líquidos suficientes.
  • Seque bem a pele depois do banho e depois do exercício, não passe muito tempo com o fato de banho úmido, evite que a zona pélvica esteja úmida constantemente.
  • Mantenha uma higiene íntima adequada.
  • Os espermicidas favorecem a proliferação bacteriana.
  • Mantenha uma boa higiene antes de ter relações e garanta que o seu parceiro ou parceira também. Saiba mais no artigo Infecção urinária após relação: causas e soluções.

Esses conselhos evitarão, em grande medida, o desenvolvimento microbiano no trato urinário e, logo, ajudarão a prevenir a cistite.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Infecção urinária se pega?, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Escrever comentário sobre Infecção urinária se pega?

O que lhe pareceu o artigo?

Infecção urinária se pega?
1 de 2
Infecção urinária se pega?

Voltar ao topo da página