Incontinência urinária

Escape de Urina em Mulheres Jovens - Causas e Tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 21 dezembro 2022
Escape de Urina em Mulheres Jovens - Causas e Tratamento

Nem só as mulheres mais velhas podem sofrer de incontinência urinária - as mulheres jovens também podem apresentar este problema e ter sua qualidade de vida significativamente afetada. O escape de urina em mulheres jovens pode estar associado a uma doença séria, além de poder ocorrer de forma ocasional ou recorrente, motivo pelo qual em qualquer caso é necessário se consultar com o médico especialista para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado para cada caso.

Nesse artigo do ONsalus explicamos tudo sobre o escape de urina em mulheres jovens: causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Infecção urinária se pega?

Índice

  1. Obesidade
  2. Uso de medicamentos
  3. Doenças neurológicas
  4. Lesões na bexiga
  5. Cistocele
  6. Gravidez

Obesidade

Frequentemente, os escapes de urina costumam ocorrer em mulheres jovens com sobrepeso ou obesidade, visto que há uma sobrecarga significativa do assoalho pélvico que favorece a incontinência, justamente ao espirrar, tossir ou realizar atividade física.

Além disso, essa condição gera uma necessidade repentina e intensa de urinar o tempo todo, e a perda de urina pode aparecer devido à mobilidade limitada que muitas mulheres com esse problema possuem, sobretudo na hora de ir ao banheiro.

Tratamento

É indispensável reduzir o peso corporal para diminuir os episódios de incontinência ou escape da urina nesses casos. Essa é uma das maneiras mais eficazes de obter mudanças significativas na diminuição da pressão sob a bexiga.

Escape de Urina em Mulheres Jovens - Causas e Tratamento - Obesidade

Uso de medicamentos

Às vezes, quando as mulheres estão realizando algum tratamento médico que inclui medicamentos como sedativos, antidepressivos, antipsicóticos, diuréticos, relaxantes musculares ou remédios para a pressão arterial, podem sofrer com o escape de urina como efeito colateral.

Esses medicamentos podem dilatar os vasos sanguíneos para reduzir a pressão, relaxar os músculos da bexiga ou ativar os ruins para liberarem o excesso de água e sal do corpo. Nesses casos, a incontinência é transitória, entretanto, é importante ficar atenta aos sintomas, pois caso se intensifiquem e prejudiquem o desempenho diário, é necessário ir ao médico avaliar a possibilidade de uma mudança de medicação.

Tratamento

Nesses casos, a maneira de controlar o escape de urina é através de uma avaliação médica quanto aos medicamentos que se esteja tomando, tanto os com retenção de receita quanto os de venda livre, para determinar a possibilidade de ajuste da dose, mudança de tratamento ou, pelo contrário, suspendê-lo e avaliar opções alternativas.

Doenças neurológicas

Algumas doenças neurológicas como esclerose múltipla, Parkinson, diabete, AVC, entre outras, causam o escape de urina devido à hiperreflexia vesical, portanto não há relação entre os sintomas neurológicos e urinários.

Além disso, essas doenças usualmente ocasionam alterações no trato urinário, causando problemas de enchimento e retenção da urina. Esses sintomas variam de acordo com a idade da pessoa e a complexidade da doença.

Tratamento

Tratar a incontinência urinária por doenças neurológicas depende necessariamente da avaliação e supervisão conjunta entre neurologistas e urologistas para a prescrição do tratamento adequando, que permita reforçar a resistência da retenção urinária por meio de medicamentos, terapia ou cirurgia, conforme o caso.

Lesões na bexiga

As lesões da bexiga normalmente surgem de feridas na pelve devido a um acidente de trânsito, uma queda ou qualquer dano acidental nessa área. Essas lesões devem ser tratadas prontamente, pois o quadro clínico pode se complicar e causar sintomas graves como micção frequente e incontrolável, sangramento persistente, infecção, dor intensa na pelve, etc., como consequência de uma alteração no assoalho pélvico.

Nesses casos, o importante é ir imediatamente ao médico para avaliar o dano ou alteração da bexiga se estiver ocorrendo este escape de urina frequentemente.

Tratamento

Nessas situações, recomenda-se uma avaliação detalhada pelo médico especialista, por meio de exames específicos como ecografia e cistografia para determinar o tratamento adequado, que geralmente é por via cirúrugica.

Cistocele

A cistocele é uma doença que costuma afetar algumas mulheres em particular, como aquelas que têm a sensação de não ter a bexiga totalmente esvaziada após urinar, ou que tem vontade de urinar o tempo todo e até incontinência urinária. Isso ocorre quando a bexiga cai de sua posição habitual na pelve e empurra a parede da vagina. Deve-se a um assoalho pélvico enfraquecido como resultado de muita pressão sobre ele, por exemplo, por um parto vaginal, sofrer de constipação crônica ou levantar objetos pesados.

A bexiga caída é incômoda, mas não é dolorida; contudo, diante de qualquer desconforto ou sensação de nódulo de tecido na vagina, é fundamental ir rapidamente ao ginecologista, já que essa situação frequentemente leva a infecções.

Tratamento

De acordo com o grau da cistocele, os tratamentos para o escape de urina nestes casos geralmente baseiam-se em terapias pélvicas, uso de medicamentos ou cirurgia.

Escape de Urina em Mulheres Jovens - Causas e Tratamento - Cistocele

Gravidez

Durante a gravidez, é muito comum ter escapes de urina devido às mudanças hormonais e pela pressão extra sobre a bexiga. Particularmente, nos primeiros meses da gravidez, a vontade de urinar é muito frequente, motivo pelo qual a incontinência pode ser um sintoma comum, precisamente, ao espirrar, tossir ou se esforçar. Esse desconforto não é uma preocupação, e tende a passar após a gravidez.

Tratamento

A incontinência urinária durante a gravidez é normal, já que quanto maior for a pressão no assoalho pélvico, a vontade de urinar aumenta, especialmente no último trimestre da gestação. O recomendado é fazer exercícios para fortalecer os músculos da bexiga, evitar tomar bebidas gaseificadas ou com cafeína e manter um peso saudável.

Neste outro artigo você pode saber mais sobre infecção urinária na gravidez: sintomas e tratamento.

Agora que você já conhece as principais causas e o que fazer em cada caso de escapes de urina em mulheres jovens, não perca este outro artigo sobre úlceras genitais em mulheres.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Escape de Urina em Mulheres Jovens - Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Bibliografia
  • Gómez, A. (2008). [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-incontinencia-urinaria-femenina-diagnostico-tratamiento-13116880>. Acesso em 15 de dezembro de 2022.
  • MedlinePlus. (2021). Incontinencia Urinaria. Disponível em: <https://medlineplus.gov/spanish/urinaryincontinence.html>. Acesso em 15 de dezembro de 2022.
  • Robles, J. (2006). La Incontinencia urinaria. Disponível em: <https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1137-66272006000300006>. Acesso em 15 de dezembro de 2022.
  • Tsakiris, P. y col. (2008). Incontinencia Urinaria asociada con el uso de fármacos. Disponível em: <https://www.bago.com.ar/vademecum/bibliografia/incontinencia-urinaria-asociada-con-el-uso-de-farmacos/>. Acesso em 15 de dezembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Escape de Urina em Mulheres Jovens - Causas e Tratamento