Partilhar

Urina branca: o que pode ser

Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. Atualizado: 2 maio 2019
Urina branca: o que pode ser

Você já se assustou ao notar a sua urina branca e tem medo que seja algo grave? É a primeira vez que acontece ou já aconteceu antes? Você deve saber que as mudanças de cor da urina têm um significado específico que vale a pena conhecer detalhadamente, já que a urina revela informações importantes sobre o funcionamento dos órgãos.

O normal é que a cor da urina seja amarela, no entanto, por diferentes fatores ela pode mudar de tonalidade, variando de vermelha até branca. Geralmente, a urina pode sair de cor esbranquiçada dependendo da hidratação, depois das relações sexuais e inclusive na presença de uma infecção urinária. Prestar atenção na cor da sua urina permitirá identificar a causa no momento oportuno. Neste artigo do ONsalus, te explicaremos detalhadamente o que pode ser urina branca e o que fazer a respeito.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para infecção urinária

O que pode ser urina branca

A urina branca pode ser provocada pelos seguintes fatores e condições:

  • Presença de cistite;
  • Expulsão de lipoproteínas;
  • Presença de sêmen na urina;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Cristais urinários.

Continue lendo para saber mais sobre o que significa urina branca.

Qual a cor normal da urina?

A urina de cor amarela é a tonalidade normal que todos conhecemos, sendo composta por diversos produtos residuais que são eliminados através do trato urinário e bexiga. A tonalidade varia em função do grau de hidratação que a pessoa tem durante o dia. Por exemplo:

  • A urina será amarela clara ou quase transparente nas pessoas que bebem muito líquido ao longo do dia.
  • A urina será de cor amarela escura quando há pouca ingestão de líquidos e, portanto, a urina fica concentrada, aumentando o risco de desidratação.

As diferentes cores na urina podem ter diversos significados, daí a importância de prestar atenção a tempo na mudança de sua coloração, isto pode estar nos advertindo sobre alguma condição importante a ser tratada.

Urina branca: o que pode ser

Sendo variáveis as mudanças na coloração da urina, dependendo da condição que aflige o corpo, muitos se perguntam o que significa urina branca.

Isto costuma acontecer na presença de infecções urinárias. Qualquer invasão por microrganismos no trato urinário pode ser evidenciada clinicamente após a presença de urina branca. Geralmente, esta condição é definida ou conhecida como cistite e ocorre devido a bactérias, embora este tipo de infecções também possam ter origem em vírus, parasitas ou fungos.

O mais frequente é que surja no extremo inferior das vias urinárias, ou seja, através da abertura da ponta do pênis ou da uretra no caso das mulheres, isto acontece após as relações sexuais. Outra maneira na qual pode acontecer uma infecção urinária é através do fluxo sanguíneo, onde este processo infeccioso afeta diretamente os rins. As infecções urinárias são muito comuns nas mulheres e, nos homens, são consideradas uma condição muito mais difícil de ser tratada.

Da mesma forma, de acordo com o Serviço e Departamento de Urologia do Hospital Clínico Universidade do Chile[1], uma mulher tem 50 a 70% de risco de apresentar uma ITU - ou infecção do trato urinário - durante a vida e 20 a 30% de risco de que esta se repita.

Por outro lado, a presença de urina branca está relacionada com a presença de gordura, isto acontece quando se está emagrecendo. Clinicamente, são conhecidas como lipoproteínas e nada mais são que gordura unida a proteínas, sendo eliminadas pela urina, ou seja, a única forma de transportar a gordura até fora do corpo através da urina.

Por último, nota-se sua presença no homem depois das relações sexuais devido ao fato de que o canal urinário e o da ejaculação é o mesmo,o que é comum em homens mais velhos.

Da mesma forma, a urina branca também pode estar relacionada com:

  • Doenças sexualmente transmissíveis.
  • Cristais urinários.

Outras cores anormais da urina

Existe uma ampla variedade de cores na urina que podem refletir diferentes situações de saúde:

  • Marrom: produto de certas modificações na dieta, como por exemplo, comer favas, assim como o uso de alguns medicamentos, como os laxantes.
  • Vermelho: este tom está amplamente relacionado com a presença de sangue, seja por um problema na bexiga, próstata ou rins. Também está relacionado com a ingestão de frutas e verduras, como os mirtilos ou a beterraba.
  • Laranja: causado pela ingestão de vitamina B ou pelo uso de alguns medicamentos, como a rifampicina ou a varfarina.
  • Verde ou azul: produto do consumo de corantes artificiais, alguns medicamentos, como azul de metileno, e a presença de bilirrubina.

Urina branca: o que fazer?

Independente da razão ou causa associada à presencia de urina branca, é importante visitar o médico para receber uma avaliação adequada, somente ele tem a competência para indicar o tratamento apropriado.

Como o principal motivo da presença da urina esbranquiçada é a infecção urinária, a melhor maneira antes de definir o tratamento ideal para tratá-la é realizar um exame de urina e uma urocultura, com isto se permitirá identificar a bactéria ou o microrganismo causante do processo infeccioso e, assim, indicar o melhor medicamento.

Ninguém é isento de apresentar algum problema relacionado com o trato urinário, sendo que todos estes são tratáveis após um rápido atendimento do médico especializado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Urina branca: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Referências
  1. Juan Pablo Valdevenito S. (2008). Infección urinaria recurrente en la mujer. Hospital Clínico Universidade de Chile, Santiago, Chile. Acessado em 04/01/2019. Disponível em: <https://scielo.conicyt.cl/pdf/rci/v25n4/art04.pdf>

Escrever comentário sobre Urina branca: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
PAULO SERGIO DA SILVA
MEU FILHO URINOU E SUA URINA ESTAVA COM A COR ESBRANQUIÇADA. GOSTARIA DE SABER O QUE PODERIA ESTAR CAUSANDO ESSA COR BRANCA NUMA CRIANÇA DE 3,4 ANOS?
OBS.: NÃO ESTÁ ACONTECENDO COM FREQUÊNCIA.
DESDE JÁ AGRADEÇO A RESPOSTA!

Urina branca: o que pode ser
Urina branca: o que pode ser

Voltar ao topo da página