Partilhar

Cistite: sintomas, tratamentos e causas

 
Nídia do Carmo
Editora e redatora ONsalus
Cistite: sintomas, tratamentos e causas

A cistite é uma infecção provocada pela entrada de micro-organismos na bexiga ou nas vias urinárias. Esta inflamação pode ser aguda ou crônica e o que sucede é que a bactéria se implanta na uretra e logo na bexiga, provocando uma inflamação na mucosa dessa área, podendo até chegar aos rins algumas vezes. Embora possa afetar qualquer pessoa, é mais comuns em mulheres em idade fértil e pessoas de terceira idade. No ONsalus, explicamos as causas, sintomas e tratamentos da cistite.

O que causa cistite

As causas da cistite estão relacionadas com as bactérias, especialmente com a chamada Escherichia coli que pode ser encontrada nos intestinos. O nosso organismo tem capacidade de se desfazer das bactérias através da urina, mas por vezes esse micróbio adere às paredes da bexiga e se multiplica, o que causa cistite. A razão pela qual é mais comum que seja a mulher a desenvolver cistite consiste no fato de a sua uretra ser mais curta e se encontrar mais próxima do ânus. Além disso, pode ser contraída depois de ter relações sexuais.

Também existem fatores de risco que aumentam as possibilidades de sofrer de cistite:

  • Qualquer tipo de bloqueio que possa existir na zona da uretra e da bexiga.
  • Menopausa.
  • usar o diafragma como método contraceptivo.
  • Diabetes.
  • Incontinência intestinal.
  • Retenção de urina.
  • Gravidez.

Cistite: sintomas

Os sintomas de cistite estão relacionados com ardência e dificuldade em urinar ou após a micção, urina com sangue ou de cor turva e até mesmo com mau odor, febre superior a 30 graus, embora não seja um sintoma comum, e necessidade constante de urinar. Em crianças, pode surgir fraqueza geral e falta de apetite e, em idosos, podem se apresentar vômitos, confusão ou alterações do foro mental como sintoma de infecção de urina.

O diagnóstico da cistite é feito através de um exame ou colheita de urina, já que os sintomas não são exclusivos dessa infecção. A análise de urina é feita com o objetivo de avaliar as diferentes células e componentes presentes na mesma. No caso da colheita de urina, ajudará a identificar a bactéria que provoca a infecção.

Cistite: tratamento

Geralmente, para tratar a cistite, são usados antibióticos, especialmente para evitar que a bactéria se estenda até aos rins. É essencial manter o tratamento durante os dias que o médico estabeleceu, uma vez que pode surgir outra infecção mais difícil de tratar. O antibiótico para cistite pode ser complementados com cloridrato de fenazopiridina para aliviar o incômodo gerado durante a micção. Alguns remédios caseiros, como o chá para cistite, também são excelentes complementos dos fármacos no alívio dos sintomas.

Depois de terminar o tratamento, consulte o médico para garantir que a infecção desapareceu. Não esqueça que as medidas de prevenção também são importantes para evitar este tipo de infecções:

  • Evite o uso de qualquer produto com perfume na área genital.
  • Prefira o uso de absorvente externo a interno, uma vez que aumentam as probabilidades de contrair uma infecção.
  • Evite a roupa apertada e prefira roupa interior de algodão.
  • Beba muitos líquidos e evite bebidas irritantes como o café e o álcool. O suco de cranberry pode ser um excelente aliado no combate à infecção urinária de repetição.

Quando consultar o médico?

Se você apresenta um ou vários desses sintomas, não hesite em consultar o seu médico. Se já foi feito um diagnóstico profissional de cistite e os sintomas permanecem ou se agravam com febre, vômitos ou dor de estômago, recorde que o seu médico é o único que pode prescrever a medicação apropriada para o seu caso individual.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cistite: sintomas, tratamentos e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Conselhos
  • As pessoas idosas são mais propensas a sofrer desse tipo de infecção, uma vez que também são mais propensas a sofrer de anomalias como, por exemplo, pedras nos rins.
  • As infecções como cistite são curadas com antibióticos quando são provocadas por bactérias ou por antivirais se forem causadas por vírus. Após o exame, o médico especialista prescreverá o medicamento adequado para o seu caso.

Escrever comentário sobre Cistite: sintomas, tratamentos e causas

O que lhe pareceu o artigo?

Cistite: sintomas, tratamentos e causas
Cistite: sintomas, tratamentos e causas

Voltar ao topo da página