Partilhar

Mãos descascando: o que pode ser

Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. Atualizado: 26 agosto 2019
Mãos descascando: o que pode ser

Esteticamente, notar que de vez em quando nossas mãos descamam pode nos causar desconforto e inquietação, enchendo-nos de dúvidas. Por que minhas mãos descascam? O que está acontecendo? Em algum momento, estas perguntas serão feitas pelas pessoas que notam esta situação peculiar, que não reflete necessariamente algum problema grave.

Vale lembrar que ninguém quer ter alguma condição que prejudique a saúde interna ou externa. A aparência é, acima de tudo, a primeira apresentação para outras pessoas, sendo que uma pele bem cuidada e apresentável é importante. Neste artigo do ONsalus esclareceremos suas dúvidas em relação à pergunta "mãos descascando, o que pode ser?" e, além disso, te diremos o que fazer para tratar a condição.

Também lhe pode interessar: Pés descascando: o que pode ser

Mãos descascando: o que pode ser

A pele pode refletir algum problema no seu organismo. É por isso que as mãos podem ser o lugar onde se manifesta alguma situação irregular no seu corpo e que é importante conhecer. A seguir te explicamos quais são as condições e doenças que podem provocar mãos descascando:

  • Ressecamento: muitas pessoas que sofrem de ressecamento apresentam mãos desidratadas, ásperas e descamando. Neste caso, a pele das mãos pode se soltar facilmente e descascar.
  • Desidratação: as pessoas que não tomam água suficiente durante o dia podem apresentar a descamação da pele ou mãos descascadas, lembremos que a água é necessária para um ótimo funcionamento celular, no caso de não conseguir obter a quantidade suficiente no dia, a pele começará a se descascar.
  • Sistema imunológico: algum problema ou alteração no sistema imunológico do corpo poderia gerar uma condição favorável para a permanência de bactérias nas mãos, aumentando a probabilidade de haver rasgos na pele nesta região.
  • Alergia nas mãos: existe a probabilidade de que qualquer alergia a animais, pó, pólen, detergente ou sabão provocar a descamação da pele das mãos.
  • Dermatite nas mãos: este tipo de inflamação está relacionada com a presença de fungos no ambiente ou em animais portadores com os quais os humanos têm contato, a primeira manifestação é a inflamação da superfície com a qual houve o contato, geralmente as mãos, desencadeando posteriormente sintomas como coceira, ressecamento e descamação da pele.
  • Idade: quanto mais velho for o paciente, maior é a probabilidade da pele ficar seca, reduzindo sua elasticidade e levando à descamação.
  • Dieta: as mãos podem descascar devido a uma má alimentação, ou seja, a carência ou falta de nutrientes, especialmente as vitaminas A, C e E.
  • Problemas do fígado: quando não há um correto funcionamento do fígado, podem aparecer sintomas peculiares, como erupções na pele, brotoejas e descamação na pele das mãos.

Se você notou apenas as pontas dos dedos descascando, recomendamos a leitura desse artigo do ONsalus - Pontas dos dedos descascando: causas e tratamento.

Mãos descascando: o que fazer

Obviamente, dependendo da causa pela qual suas mãos estão descascando, você deverá iniciar algum tratamento específico que será indicado com a ajuda de um diagnóstico médico. Não obstante, existe uma série de conselhos que podem servir a qualquer momento para tratar as mãos descascando:

Correta hidratação

É importante ter consciência de, antes de buscar ajuda, determinar se o motivo das mãos descascarem está relacionado com as causas anteriormente descritas. Analise se está tomando água suficiente durante o dia, do contrário, a principal recomendação é tomar de 5 a 8 copos ao dia. Isto permitirá ter a pele hidratada e um sangue bem fluido. Um corpo bem hidratado permitirá que as glândulas sudoríparas regulem a temperatura corporal evitando o superaquecimento.

Aloé vera

O gel babosa ou aloé vera aplicado sobre a pele que está se soltando permitirá mantê-la hidratada. Além disso, este é um tratamento favorável para manter as mãos jovens e reluzentes. Além de utilizar o cristal, também se recomenda tomar água de aloé vera, isto pode ser feito colocando alguns pedaços da planta em um copo com água e bebendo regularmente para evitar mãos despelando.

Dieta balanceada

O corpo pode se manifestar de diferentes formas quando não está bem alimentado, na verdade, a descamação da pele das mãos é uma delas. Para evitá-la, recomenda-se incluir na dieta alimentos ricos em vitaminas C, E e A. Da mesma forma, recomenda-se o consumo de sucos cítricos, especialmente durante o período da manhã, suco de vegetais, como a cenoura, consumo de abacate, azeite de oliva e peixe. Toda esta rotina te permitirá ter uma pele nutrida e saudável.

Caso a origem seja uma condição médica, o seu como alergia nas mãos ou dermatite por contato, pode ser necessária uma pomada para alergia nas mãos ou o uso de anti-histamínicos. Não se automedique e procure orientação médica.

Mãos despelando: como evitar

Outras medidas que podem ser utilizadas para prevenir mãos ressecadas e descascando são:

  • Uso de cremes hidratantes nas mãos, sobretudo os que são feitos a base de aloé vera. Isto permitirá manter a pele das mãos lisas e hidratadas.
  • O uso de luvas de borracha durante a faxina da casa ou qualquer outro contato com detergentes e produtos de limpeza evita que a pele das mãos seja agredida pelos químicos que contêm e acabe descascando.
  • Como terapia, durante a noite você pode submergir as mãos em água morna com sal e azeite de oliva, isto elimina qualquer presença fúngica e também proporciona maciez e saúde à pele das mãos.
  • Evite lavar as mãos excessivamente e, caso seja necessário, aplique um creme hidratante depois de cada lavagem.

Caso o desconforto perdure e você note suas mãos descascando durante alguns dias e não melhore com o uso dos tratamentos sugeridos, recomendamos visitar o dermatologista, que determinará de forma específica a condição a ser tratada.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mãos descascando: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Mãos descascando: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
David
tenho uma mão despelando me ajuda
A sua avaliação:
Alexandra
mas descascando é fígado? noto meus dedos descascando faz uma semana e não tem hidratante que ajude.
A sua avaliação:
Sílvia Marques
mãos descascando stress tem relação?

Mãos descascando: o que pode ser
Mãos descascando: o que pode ser

Voltar ao topo da página