Doenças de pele

Lábios Esbranquiçados, O Que Pode Ser?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 23 janeiro 2023
Lábios Esbranquiçados, O Que Pode Ser?

Mudanças na coloração da pele e das mucosas são sinais do estado interno de saúde do corpo humano. Particularmente, a alteração da cor dos lábios para um tom esbranquiçado costuma estar associada à desidratação causada por diarreia, anemia ou problemas relacionados a hemorragias internas ou externas. Os lábios também podem ficar azuis, pretos ou com algumas manchas, já que são um dos tecidos mais sensíveis do rosto, uma vez que possuem muitos receptores nervosos. É fundamental estar atento a qualquer alteração de cor dos lábios já que, em algumas ocasiões, isso pode ser devido à presença de uma doença ou patologia grave.

Assim, continue lendo este artigo do ONsalus para descobrir tudo sobre lábios esbranquiçados, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Pés descascando: o que pode ser

Índice

  1. Por que ocorrem alterações na cor dos lábios?
  2. Lábios ressecados
  3. Anemia
  4. Leucoplasia
  5. Sapinho
  6. Fenômeno de Raynaud

Por que ocorrem alterações na cor dos lábios?

Os lábios podem mudar de cor devido à grande vulnerabilidade da sua pele frente aos fatores externos, capazes de alterar sua composição e fisiologia. A natureza macia de seus tecidos pode refletir o estado dos tecidos internos duros do organismo, motivo pelo qual muitas doenças se manifestam nos lábios, alterando sua coloração.

Por isso, muitas patologias estão associadas a mudanças na cor dos lábios, como déficits nutricionais, além de doenças cardiovasculares, respiratórias, hematológicas e oncológicas, que podem alterar a cor dos lábios para branco, azul ou preto, conforme o caso. A seguir, listamos as principais causas para lábios esbranquiçados:

  • Lábios ressecados
  • Anemia
  • Leucoplasia
  • Sapinho
  • Fenômeno de Raynaud

A seguir detalharemos cada uma delas e o respectivo tratamento.

Lábios ressecados

Os lábios podem ressecar e rachar devido a vários fatores. O mais comum são as mudanças bruscas de temperatura, em especial o frio extremo no inverno, que desidrata facilmente a pele dos lábios e faz com que eles percam a elasticidade, ficando irritados e apresentando pele descascada esbranquiçada e fissuras dolorosas. Outros fatores que podem contribuir para lábios secos são alguns medicamentos ou doenças que causam boca seca, além de estresse e/ou ansiedade.

Tratamento

Se os seus lábios estiverem esbranquiçados por ressecamento, é importante esfoliar a pele dos lábios e umectá-la continuamente com hidratantes labiais, que são específicos para a pele dessa região sensível e delicada do rosto. Se houver um problema de boca seca, é importante tratá-lo com o uso de saliva artificial e, especialmente, tratar a doença subjacente que está provocando esse ressecamento.

Lábios Esbranquiçados, O Que Pode Ser? - Lábios ressecados

Anemia

Os lábios esbranquiçados podem ocorrer quando os níveis de ferro no corpo estão baixos. Se o corpo não tiver hemoglobina o bastante, os órgãos e tecidos do corpo não receberão oxigênio suficiente e, portanto, não irão realizar suas funções de maneira eficiente.

Além disso, doenças intestinais e a perda de sangue por hemorragias internas também podem provocar uma deficiência de ferro e afetar a qualidade de vida do indivíduo, que pode manifestar cansaço incomum, dificuldade para respirar, tontura e palpitações cardíacas.

Tratamento

O tratamento da anemia irá depender de sua causa. Nesse sentido, se for por causa de uma deficiência de ferro provocada por uma má alimentação, os suplementos de ferro irão ajudar a neutralizar esses níveis. Se a causa da anemia derivar de uma doença crônica, será necessário tratar a patologia de forma eficaz para assim melhorar os níveis de ferro.

Leucoplasia

Essa doença pode ser identificada por meio de manchas brancas na boca, especificamente nas gengivas, língua e na parte inferior do lábio. É uma patologia profundamente vinculada à irritação crônica devido ao tabaco e também às pessoas com o sistema imunológico enfraquecido por uma doença, como o HIV.

Geralmente, a leucoplasia é assintomática, podendo perdurar por um longo tempo. Contudo, às vezes, as lesões nos lábios esbranquiçados podem endurecer, mudar de cor e causar dores de ouvido, de garganta e dificuldade para abrir a boca. Por isso, é importante ir ao dentista uma vez apresentados esses sintomas ou sinais.

Tratamento

Nesses casos, recomenda-se eliminar de imediato os fatores de risco, como o tabaco, para reduzir as lesões. Além disso, o uso de medicamentos como o ácido retinoico e a vitamina A também ajudam a combatê-las. Em casos mais graves, a cirurgia é uma opção para tentar remover o tecido alterado.

Sapinho

O sapinho ou candidíase oral aparece nos lábios como resultado da proliferação do fungo Candida, presente na pele e no aparelho digestivo. Geralmente, esse fungo pode afetar os lábios se as pessoas lamberem continuamente o canto da boca, tiverem próteses dentárias mal ajustadas ou tiverem enfermidades subjacentes, como diabete e deficiências do sistema imunológico.

Essa infecção provoca manchas brancas no interior da boca, que podem se exteriorizar e deixar lábios esbranquiçados e causar desconforto.

Tratamento

Esta infecção fúngica é tratada sem problemas. Pode-se aplicar alguns cremes ou pomadas nos lábios e assim diminuir o mal-estar. Além disso, o tratamento também pode ser acompanhado de enxaguantes bucais, pastilhas mastigáveis ​​e medicamentos para combater fungos bucais, conforme a gravidade da doença.

Lábios Esbranquiçados, O Que Pode Ser? - Sapinho

Fenômeno de Raynaud

Essa doença está vinculada a temperaturas frias, em que as artérias que irrigam a pele se estreitam e limitam o fluxo sanguíneo para certas partes do corpo, como mãos, pés, lábios, nariz e orelhas. Nessas circunstâncias, os lábios rapidamente tendem a rachar e mudar sua cor para um esbranquiçado opaco, já que a pele dessa região é muito fina e tende a ressecar facilmente. Além disso, os dedos das mãos e dos pés ficam pálidos e apresentam formigamento e dormência.

Há casos em que essa doença ocorre como resultado de outra doença persistente, como doenças arteriais, problemas no túnel do carpo, ingestão de certos medicamentos, artrite ou doenças do tecido conjuntivo.

Tratamento

O tratamento desta doença se dá conforme sua gravidade e se a pessoa tiver outras enfermidades prévias. Todavia, na maioria dos casos, com o aumento da temperatura é possível normalizar o fluxo sanguíneo para as áreas afetadas.

Se você se pergunta sobre os lábios esbranquiçados e o que pode ser e agora conheceu as 5 causas principais, não perca ainda este outro artigo sobre como tratar lábios ressecados descascando.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Lábios Esbranquiçados, O Que Pode Ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Mayoclinic. (2020). Leucoplasia. Disponível em: <ttps://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/leukoplakia/diagnosis-treatment/drc-20354411>. Acesso em 23 de janeiro de 2023.
  • Lecumberri, R. (2022). Anemia. Disponível em: <https://www.cun.es/enfermedades-tratamientos/enfermedades/anemia>. Acesso em 23 de janeiro de 2023.
  • Puerto, J. y col. (2001). Candidiasis orofaríngea. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-79732001000400001&_ga=2.158851322.1940388752.1669645833-1861548202.1669645833>. Acesso em 23 de janeiro de 2023.
  • Simmons, S. (2016). Entender el fenómeno de Raynaud. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-nursing-20-articulo-entender-el-fenomeno-raynaud-S0212538216300152>. Acesso em 23 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Lábios Esbranquiçados, O Que Pode Ser?