Partilhar

Anemia: sintomas, tipos e tratamento

 
Por Nelson Ferreira, Redator ONsalus. Atualizado: 13 março 2018
Anemia: sintomas, tipos e tratamento

A anemia não é uma doença totalmente desconhecida, pelo contrário é uma das condições mais comuns que se podem apresentar no nosso sangue. Quando sofremos desta doença quer dizer que na nossa corrente sanguínea a contagem de glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar oxigênio pelo nosso corpo graças a uma proteína chamada hemoglobina, caíram para níveis fora do normal e podem produzir complicações na nossa saúde. No ONsalus.com.br explicamos a você tudo sobre os sintomas, tipos e tratamentos da anemia.

Tipos de anemia

As causas da anemia são várias apesar de que os seus sintomas costuma ser muito parecidos, as variações encontram-se sobretudo na gravidade da doença e na doença subjacente, ou seja, está relacionada com essa outra patologia que está provocando a existência de anemia. Por exemplo, no caso da doença de Crohn podem ocorrer úlceras, feridas no nosso sistema digestivo que nos fazem perder sangue, e é esse mesma perda de sangue que fará com que os níveis de ferro na nossa corrente sanguínea caiam a pique e se comece a sofrer de anemia.

A escassez de ferro também pode ser o resultado de uma má alimentação ou devido a uma incapacidade do seu corpo de absorver o mineral. Não se preocupe, a anemia ferropriva, como se conhece, não só é a mais comum como também é a mais fácil de tratar. Por vezes o problema não é tanto o ferro e sim a vitamina B12, que o seu corpo necessita para gerar glóbulos vermelhos e que por algum motivo não está absorvendo de forma correta. Este tipo de anemia é conhecida como perniciosa.

Outra causa que se pode detectar é a produção anormal de hemoglobina, doença chamada de talassémia, ou que esta mesma proteína é gerada pelo nosso corpo mas com uma estrutura irregular, o que se denomina de anemia falciforme, ambos os casos geram uma morte prematura dos glóbulos vermelhos, muito mais rápida que a capacidade da medula óssea para repor essa perda.

O responsável da anemia também pode ser em alguns casos uma insuficiência de produção de glóbulos vermelhos por parte da sua medula óssea como consequência de uma estrutura celular defeituosa, uma origem muito menos comum mas mais grave. É conhecida como anemia aplástica e muitas vezes a sua origem é hereditária.

Agora imagine que estas células transportadoras de oxigênio são como carros que vão pela estrada das suas veias. Os "carros" que estão demasiado velhos para continuar em circulação vão para o nosso órgão ferro-velho, o baço. Quando este órgão está doente destrói mais glóbulos vermelhos que o normal, o que causa uma anemia que entra nas chamadas anemia hemolíticas, onde uma alteração no corpo faz com que os glóbulos vermelhos morram a uma taxa maior que a sua produção.

Anemia: sintomas, tipos e tratamento - Tipos de anemia

Sintomas da anemia

Se o seu caso de anemia é leve ou moderado pode ser que não sinta nenhum sintoma e que descubra que sofre desta condição por uma análise de sangue comum. No entanto, quando a anemia se encontra um pouco mais avançada é comum ter os seguintes sintomas:

  • Cansaço crônico
  • Palidez
  • Tonturas espontâneas
  • Sensibilidade ao frio e arritmias

Se estes sinais se apresentam recorra a um especialista, uma vez que adiar o tratamento da anemia pode produzir insuficiência cardíaca ou danos nos órgãos por falta de oxigênio transportados para o mesmos.

Anemia: sintomas, tipos e tratamento - Sintomas da anemia

Tratamento da anemia

O tratamento da anemia que os especialistas indicarem apontará sempre para um aumento da sua contagem de glóbulos ou para a concentração da hemoglobina, enquanto se tenta focar também na doença responsável pela anemia. O seu médico poderá recomendar alterações nos seus hábitos alimentares para acrescentar mais alimentos com ferro na sua dieta, ou tomar suplementos vitamínicos que contenham ferro necessário para produzir a hemoglobina necessária. Entre as suas refeições também deverá contar com fontes de vitamina B12, ácido fólico e vitamina C.

Além disso, talvez tenha que recorrer a medicamentos como antibióticos, hormônios e imunossupressores. Em casos de maior gravidade, pode existir a necessidade de recorrer a um transplante de medula óssea ou a uma cirurgia para retirar o baço e fechar a ferida ou úlcera que esteja originando a perda de sangue.

Para determinar a melhor solução é fundamental que recorra ao seu médico de saúde ou a um hematologista para encontrar a causa da anemia e tratá-la adequadamente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Anemia: sintomas, tipos e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Escrever comentário sobre Anemia: sintomas, tipos e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Anemia: sintomas, tipos e tratamento
1 de 3
Anemia: sintomas, tipos e tratamento

Voltar ao topo da página