Partilhar

O que é RDW

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 9 julho 2018
O que é RDW

Com frequência, os resultados de uma análise de sangue deixam os pacientes inquietos. A maioria de nós não conhece os nomes ou significados de todas as siglas que vemos nos resultados e, por isso mesmo, nos preocupamos ao ver algo que na teoria não está dentro dos níveis.

Uma das perguntas comuns quando recebemos a folha com os resultados é: o que é RDW no hemograma? No seguinte artigo do ONsalus, explicamos o que significa, o que pode ser RDW alto e baixo e outras informações relevantes na hora de interpretar os resultados de um exame de sangue.

O que é RDW no exame de sangue

Como você deve ter adivinhado, RDW é uma abreviatura, um acrônimo em inglês de "red blood cell distribution", ou seja, RDW significa a variabilidade de distribuição de glóbulos vermelhos. Os parâmetros de RDW calculam os diferentes tamanhos dos glóbulos vermelhos da sua corrente sanguínea com base na amostra recolhida.

O RDW é usado pelos médicos para diagnosticar a anemia, ou falta de ferro, já que uma contagem anormal nesse apartado ajuda a determinar que tipo de anemia você tem. Embora muita gente não saiba, a anemia não é uma condição única, existindo mais de 40 tipos diferentes. Confira esse artigo para saber mais - anemia: sintomas, tipos e tratamento. Os diferentes tipos de anemia podem ser distinguidos pela causa desencadeante, quer seja por perda de sangue, porque o corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes ou porque eles desaparecem no sangue.

Dependendo dos resultados do RDW no hemograma, os profissionais médicos podem estabelecer a causa exata do problema.

Contagem e valores normais de RDW

Valor normal de RDW

O RDW no sangue é calculado a partir da divisão entre o desvio estandarte e o volume corpuscular médio, esse resultado deve ser multiplicado por 100 e nos dará a contagem de RDW. Os valores normais de RDW se encontram entre os 11 e os 14%, sendo um 13% o valor ótimo.

RDW alto

Assim que a contagem se eleva acima de 14%, podemos suspeitar de algum tipo de doença que esteja alternando as funções corporais. Em pacientes com doenças cardiovasculares ou câncer, o RDW alto pode desempenhar um papel fundamental na previsão da mortalidade. Embora ambas signifiquem valores anormais, foi demonstrado que os pacientes com valores superiores de RDW estão expostos a mais ricos do que os que têm valores de RDW baixo.

Anisocitose

Os níveis altos de RDW no sangue são relativamente comuns, diferentes circunstâncias como uma infecção recente, praticar muito esporte ou ter tomado algum medicamento em particular pode aumentar a contagem desse parâmetro. É por esse motivo que, perante a presença de anisocitose ou RDW alto, muitos médicos descartam o diagnóstico quando não existem outros fatores que possam indicar a presença de uma doença subjacente.

O RDW e VCM

Não podemos falar de contagem e valores normais de RDW no exame de sangue sem ter em conta o VCM. Esta sigla corresponde ao valor médio corpúsculo e a sua análise está estritamente ligada ao RDW, de forma que dependendo dos resultados de um ou de outro, se pode influenciar ou sugerir distintos diagnósticos. Diferentes combinações podem indicar diferentes patologias, como por exemplo:

  • RDW normal e VCM baixo: Pode indicar doença crônica.
  • RDW baixo e VCM baixo: costuma significar deficiência de ferro.
  • RDW normal e VCM normal: pode ser um transtorno crônico.
  • RDW alto e VCM normal: pode ser provocado por uma deficiência de vitamina B12.
  • RDW normal e VCM alto: possibilidade de pré-leucemia.
  • RDW alto e VCM alto: pode ser causado por uma deficiência de folato.
O que é RDW - Contagem e valores normais de RDW

Quando consultar o médico

Os exames de sangue são uma excelente ferramenta para fazer diagnósticos e para ajudar na tarefa médica de identificar alguma doença. No entanto, não é possível prognosticar nem diagnosticar uma doença a 100% apenas com exames sanguíneos.

Se você não se encontra bem ou suspeita que algo está errado no seu organismo, recomendamos que consulte o seu médico para que ele faça uma exame físico completo e uma avaliação exaustiva dos seus sintomas de modo a que os resultados da análise possam ser avaliados do jeito certo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é RDW, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Escrever comentário sobre O que é RDW

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
davide
agradeço a matéria, estava buscando o que é rdw no hemograma alto

O que é RDW
1 de 2
O que é RDW

Voltar ao topo da página