menu
Partilhar

Quando o ferro para anemia começa a funcionar?

 
Por Redação ONSalus. 20 janeiro 2022
Quando o ferro para anemia começa a funcionar?

Quem sofre de anemia sabe que a fraqueza e o cansaço costumam ser bastante sérios e, às vezes, te deixam incapaz de ter um desempenho normal nas atividades do dia a dia.

Por isto, é muito comum que quem precise receber suplementos de ferro se pergunte "quando começarei a me sentir melhor?", "quando o ferro começa a fazer efeito para a anemia?". Não existe uma única resposta, já que isso depende do grau da anemia, de outros desequilíbrios e do que mais você faz pelo seu corpo para melhorar esta condição.

Neste artigo do ONsalus, você encontrará não apenas a resposta para sua dúvida, como também poderá ler o item mais importante que você precisa saber antes de começar um tratamento com ferro para a anemia.

Também lhe pode interessar: Anemia: sintomas, tipos e tratamento

Quanto tempo o ferro demora para ser absorvido pelo organismo?

A anemia é um desequilíbrio no qual não há glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente no sangue para transportar o oxigênio até os tecidos.

Existem diferentes tipos de anemia e nem todos são tratados da mesma forma. Além disso, é importante saber que nem todos os sintomas de cansaço têm a ver com este problema. Uma situação frequente e nada recomendada é se "autodiagnosticar" anêmico e começar a tomar suplementos de ferro sem indicação médica.

Se você acha que está com anemia, é importante consultar um médico para que ele te oriente, possa diagnosticar qual é o problema e te ajude a encontrar o melhor tratamento para seu caso em específico. É importante receber o diagnóstico adequado e as indicações precisas na hora de começar um tratamento com ferro.

Mas afinal, quanto tempo o ferro demora para ser absorvido pelo organismo? A absorção deste mineral é diferente em cada pessoa, de fato, pode não ser completamente absorvido se sua digestão não for adequada. Por isso, este é um ponto essencial ao qual você precisa prestar atenção. Na verdade, os problemas de anemia costumam começar com a má digestão dos nutrientes.

Outros fatores podem prejudicar a absorção dos suplementos de ferro, entre eles:

  • Tomar antiácidos junto com o ferro.
  • Consumir laticínios ou cálcio ao mesmo tempo que este suplemento.
  • Ingerir ferro junto com cereais integrais ou outros alimentos ricos em fibras.
  • Tomar café ou outros produtos com cafeína.
  • Ter problemas de má-absorção intestinal.
  • Manter os comprimidos de ferro expostos ao calor.

Para avaliar o nível de anemia, costumam ser medidos os valores de hemoglobina e hematócrito no sangue. Estes parâmetros podem começar a se normalizar depois de 4 a 6 semanas após começar a tomar o ferro, mas é importante continuar o tratamento durante mais tempo. Alguns estudos sugerem que o sulfato ferroso deve ser tomado por 3 meses e outros advertem que seria melhor mantê-lo durante 1 ano para conseguir alcançar o efeito desejado contra a anemia.

Você deve saber que este tempo varia de pessoa para pessoa e, além disso, é influenciado por outros fatores, como:

  • O grau da anemia.
  • A causa da anemia.
  • Se existem perdas de sangue não percebidas.
  • Outros desequilíbrios presentes.
  • O consumo de outros medicamentos ou suplementos.
  • A boa ou má digestão.

O efeito será melhor e mais duradouro se, além de tomar o suplemento de ferro, você melhorar seus hábitos de vida. A alimentação saudável (não apenas centrada em alimentos ricos em ferro para anemia), o descanso adequado, o exercício físico adequado à sua condição, o manejo adequado das emoções e do estresse são pontos essenciais para que seu organismo vá recuperando o equilíbrio perdido.

Quando o ferro para anemia começa a funcionar? - Quanto tempo o ferro demora para ser absorvido pelo organismo?

Como tomar ferro sem que te faça mal

Um dos principais incômodos quando se começa o tratamento com ferro é a intolerância digestiva. Para evitá-la, você pode seguir alguns destes conselhos:

  • Tenha uma alimentação leve, adicionando produtos simples e naturais. Evite os alimentos processados, o álcool, tabaco, açúcares e farinhas refinadas.
  • O ideal é consumir o ferro longe de outras refeições, a fim de que seja bem digerido. Mas se você tem intolerância a ele ou se sua digestão é ruim, pode consumi-lo junto com frutas leves (maçã ou pera cozidas) ou também com meio copo de suco de laranja ou com uma pequena porção de legumes.

Neste outro artigo falamos sobre as causas, sintomas e tratamento para a anemia hemolítica.

Efeitos colaterais de tomar ferro

Aquelas pessoas que sofrem de anemia costumam ter certos sintomas que provocam mal-estar, fraqueza e, sobretudo, costumam sentir um mal-estar digestivo como causa base. É por este e motivo que os nutrientes não são bem absorvidos e os elementos do sangue que são necessários não são gerados adequadamente.

Se você sofre de anemia e te indicaram um tratamento com suplementos de ferro, pode vir a ter alguns dos seguintes efeitos colaterais, embora isto nem sempre aconteça:

  • Inchaço da barriga.
  • Excesso de gases.
  • Dor abdominal.
  • Alteração na forma de agir do corpo: diarreia ou constipação.
  • Má digestão.
  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Dores de cabeça.

Para diminuir as chances destes sintomas aparecerem, é essencial que você insira alguns hábitos saudáveis para que seu corpo possa melhorar seu equilíbrio. Aconselho que tente comer alimentos fáceis de digerir, que descanse apropriadamente, que faça algum tipo de atividade física (mesmo que seja sair para caminhar) e que tente controlar as emoções negativas e o estresse.

Parece um plano impossível, mas é realmente importante compreender que sua saúde está em suas mãos e não somente em um suplemento mineral. Se não tentar resolver a causa, será difícil recuperar seu bem-estar.

Agora que você já sabe quanto tempo o ferro demora para ser absorvido pelo organismo e fazer efeito, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre palma das mãos amarelas, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando o ferro para anemia começa a funcionar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Bibliografia
  • Válka J, Čermák J. Differential diagnosis of anemia. Vnitr Lek. 2018 Summer;64(5):468-475. English. PMID: 30193515.
  • Pasricha SR, Tye-Din J, Muckenthaler MU, Swinkels DW. Iron deficiency. Lancet. 2021 Jan 16;397(10270):233-248. doi: 10.1016/S0140-6736(20)32594-0. Epub 2020 Dec 4. PMID: 33285139.
  • Muleviciene A, D'Amico F, Turroni S, Candela M, Jankauskiene A. Iron deficiency anemia-related gut microbiota dysbiosis in infants and young children: A pilot study. Acta Microbiol Immunol Hung. 2018 Dec 1;65(4):551-564. doi: 10.1556/030.65.2018.045. Epub 2018 Nov 12. PMID: 30418043.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Quando o ferro para anemia começa a funcionar?
1 de 2
Quando o ferro para anemia começa a funcionar?

Voltar ao topo da página