menu
Partilhar

Como tirar milium do rosto

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 19 julho 2021
Como tirar milium do rosto

Você tem bolinhas no rosto? Acredita que isso seja uma condição grave na pele? Pois suas dúvidas acabaram, a presença de bolinhas parecidas com espinhas no rosto é normal, nenhuma pessoa ao longo da vida está isenta de sofrer disso, inclusive os recém nascidos. Estas espinhas ou pontos brancos são inofensivos e, embora geralmente não saibamos seu nome, são chamadas cistos de milium.

A presença de bolinhas ou pontos de milium, na maioria dos casos, não representa nenhum problema de saúde. São pequenas bolinhas de cor branca que aparecem espontaneamente nas bochechas, ao redor dos olhos, nariz e, algumas vezes, nos lábios. Embora sua causa não seja 100% conhecida, neste artigo do ONsalus te esclareceremos todas suas dúvidas sobre este tema e contaremos como tirar milium do rosto.

Também lhe pode interessar: Tratamentos para rosácea

Por que aparecem cistos de milium

É provável que em algum momento da sua vida você tenho notado em seu rosto a presença destas espinhas ou pontos esbranquiçados que são conhecidos medicamente como cistos de milium. Eles nada mais são que pequenos cistos de queratina que medem aproximadamente entre 1 e 3 milímetros.

A forma mais fácil de explicar o processo de aparecimento dos cistos de milium é que ele se forma no folículo piloso, que é o lugar onde cresce o cabelo ou pelos faciais e, além disso, é o local onde é produzido o sebo graças às glândulas sebáceas. Dentro do pelo há uma proteína chamada queratina, que pode acabar obstruindo ou tampando o poro e se tornando esta espécie de espinha ou ponto esbranquiçado, o qual define os cistos de milium.

É comum encontrá-los nas bochechas, nariz, ao redor dos olhos e inclusive nos lábios, embora também possam aparecer na mandíbula e, em casos raros, nos genitais. Esta formação de espinhas ou pontos esbranquiçados são comumente observados em recém nascidos e crianças, no entanto, também é bastante comum observá-los em adultos.

Embora sua causa de aparecimento seja imprecisa, também está relacionada a fatores como:

  • Problemas de espinhas.
  • Superexposição solar.
  • Processos de cicatrização.
  • Pré-disposição genética.
  • Consumo de tabaco.
  • Falta de higiene.

A revista Dermatológica da Argentina[1] explica que os cistos de milium nos recém-nascidos são encontrados exclusivamente no rosto, com predomínio na região malar em 83% dos casos.

Como tirar milium do rosto - Por que aparecem cistos de milium

Características dos cistos de milium

Para conseguir diferenciar os cistos de milium de outras condições é importante saber que:

  • Os cistos de milium não mudam de aspecto com o tempo.
  • Os milium sempre têm um formato arredondado.
  • Os milium são de cor esbranquiçada ou amarelada.
  • O local de aparecimento é característico: bochechas, nariz e, às vezes, nos lábios.

As outras condições costumam ser variadas, as espinhas podem parecer inflamadas, avermelhadas e com pus. Os cistos de milium são completamente inofensivos. Caso apareçam em recém-nascidos, costumam desaparecer sozinhos em algumas semanas sem a necessidade de nenhum tratamento especial. Nos adultos costumam durar mais tempo, sem apresentar nenhum outro sintoma incômodo, salvo o desconforto estético com sua presença no rosto.

Milium nas pálpebras

As pálpebras são uma área mole onde também costuma-se aparecer os cistos de milium. Costumam ser confundidos com outras condições de pele, já que seu formato com relevo os deixa parecidos com um ponto de pus de uma espinha, com um terçol ou com um calázio, no entanto, as manifestações clínicas dos milium permitem identificá-los claramente.

Conhecer tudo isto permite que o mistério em relação aos pontos brancos nas pálpebras seja resolvido de forma simples. Por esta ser uma área sensível, é muito importante consultar um dermatologista,a fim de poder melhorá-la esteticamente. O especialista indicará a técnica adequada para que os cistos de milium desapareçam das pálpebras.

No seguinte artigo do ONsalus te explicamos quais são as causas das espinhas nas pálpebras.

Como eliminar os cistos de milium

Se a presença destas lesões afetarem a pessoa esteticamente, é recomendado eliminar os cistos de milium, mas isto deve ser feito apenas sob indicação de um médico especialista.

  • Não tente apertá-lo, não é assim que resolverá o problema e, na verdade, corre o risco de contrair infecções e deixar cicatrizes ao tentar removê-lo como se fosse uma espinha.
  • O tratamento dermatológico se baseia em realizar uma incisão para drenar ou desobstruir os poros. Este é feito com uma agulha ou uma lanceta. Uma vez realizada a abertura, seu conteúdo é drenado, este procedimento não costuma ser feito ao redor dos olhos.
  • Outro procedimento que pode ser feito para eliminar os cistos de milium é através de laser ou eletro bisturi. Este processo deixará um tipo de crosta que, em alguns dias, desaparecerá completamente. Isto costuma ser feito em áreas moles, por exemplo, nas pálpebras.
Como tirar milium do rosto - Como eliminar os cistos de milium

Creme para eliminar os milium

O rosto deve cumprir os cuidados adequados para evitar a formação destes cistos de gordura, assim como para eliminá-los adequadamente. Como foi explicado, em crianças eles desaparecem sozinhos, mas em adultos costumam durar muito mais tempo e requerer tratamentos apropriados indicados por um especialista. Os cremes recomendados para eliminar os cistos de milium podem ser:

Creme com retinol

Trata-se de um creme que possui propriedades esfoliantes, além disso, permite estimular a produção de células na camada superficial da pele. Sua utilização precisará de tempo para que os efeitos possam ser notados. Ele é menos irritante que outros cremes que estão disponíveis no mercado. A concentração do retinol varia com cada apresentação do creme. O ideal é aplicá-la logo antes de dormir para otimizar seu efeito.

Creme com retinoides

Normalmente este creme é conhecido como creme de vitamina A. Para poder ser utilizado, deve ser indicado por um médico. Conta com propriedades específicas para a eliminação dos cistos de milium, é esfoliante, o que lhe permite desobstruir os poros e estimula o rejuvenescimento celular. Age muito mais rápido que o creme com retinol, já que conta com um princípio ativo chamado ácido retinoico. Devido ao fato da pele ficar muito mais exposta após à utilização deste creme com retinoides, é imprescindível aplicá-lo somente durante a noite, além disso, é contraindicado durante a gravidez e durante a amamentação, daí a importância de ser indicado pelo dermatologista.

Creme com alfa-hidroxiácidos

Por último, este creme também está disponível para tratar os cistos de milium através da esfoliação facial, desobstruindo e limpando todos os poros. Os alfa-hidroxiácidos são ácidos naturais que permitem a eliminação das células mortas, dependendo da concentração do alfa-hidroxiácidos que contém. Este creme permite melhorar as características da pele, assim como sua textura e tom. Ele deve ser utilizado em conjunto com um protetor solar, devido à sensibilidade que gera na pele.

Como tirar milium do rosto: soluções caseiras

Existem muitas formas eficazes para eliminar os cistos de milium satisfatoriamente. A seguir, te mostramos algumas delas:

Banhos de vapor

Devido ao fato dos cistos de milium serem uma obstrução de queratina dos folículos pilosos, é importante fazer banhos de vapor para poder eliminá-los. A pele precisará estar mole, com os poros abertos e com uma ótima circulação sanguínea para que os milium sejam muito mais fáceis de eliminar. A forma adequada é adicionar em uma panela grande aproximadamente 1 litro de água e colocá-la para ferver, depois retire-a do fogo. Agora, coloque a panela sobre uma mesa e deixe o rosto sobre a panela para que ele receba o vapor da água. Você deve fazer isso cobrindo a cabeça com uma toalha e deixando o vapor penetrar na pele por aproximadamente 5 a 10 minutos, para que os poros se abram.

Suco de limão com açúcar

Esta mistura age como um esfoliante natural, é preparada misturando 2 colheres de açúcar com o suco de ½ limão e, então, adicionando 1 colher de chá de azeite de oliva. Ele contém propriedades antissépticas, antioxidantes e antibacterianas. É preciso esfregar suavemente o rosto e deixar agir durante 10 minutos para então retirá-la com água morna.

Óleo de árvore do chá

Este óleo age como um desinfetante natural para a pele do rosto, além de ser antibacteriano e antifúngico. Deve ser utilizado durante a noite. Após lavar o rosto apropriadamente, deixe-o agindo durante toda a noite para retirá-lo na manhã seguinte.

Recomendações para os cistos de milium

Ao cumprir algumas recomendações, você evitará a formação destas espinhas antiestéticas tão incômodas. Alguns conselhos para prevenir o milium são:

  1. Evite fumar.
  2. Evite a superexposição solar.
  3. Utilize protetor solar.
  4. Cuide da sua alimentação.
  5. Utilize os produtos adequados para sua pele.
  6. Remova sua maquiagem todas as noites.

Os cistos de milium são lesões inofensivas, mas que afetam esteticamente a pessoa que os possui. Não tente fazer nenhum procedimento que o médico não tenha indicado, o rosto é uma parte sensível e delicada que precisa de atenção.

Agora que você já sabe como tirar milium do rosto, talvez possa te interessar este outro artigo em que falamos sobre caroço atrás da orelha, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar milium do rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Referências
  1. Margarita Larralde et al. (2014) Quistes de milium eruptivos en la infancia. DA VOL XX Nº 4 2014 julio-agosto. Disponível em: <http://www.dermatolarg.org.ar/index.php/dermatolarg/article/view/1345/743>. Acesso em 15 de julho de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar milium do rosto
1 de 3
Como tirar milium do rosto

Voltar ao topo da página