Partilhar

Como tratar lábios ressecados e descascando

Como tratar lábios ressecados e descascando

Muitas pessoas sofrem correntemente de lábios ressecados e rachados, especialmente, quando estão sob temperaturas muito altas ou baixas, e este é um sintoma que, embora seja leve, pode dor intensa e sangramento caso existam feridas ou fissuras. Além disso, os lábios apresentam uma grande falta de hidratação e ficam muito secos, ásperos e escamosos, cheios de fissuras e casquinhas de pele. É importante prestar atenção no cuidado com os lábios da mesma forma que fazemos com outras partes do corpo, pois muitas vezes os danos que sofrem podem ser evitados através de cuidados simples e alguns hábitos pessoais.

No ONsalus, explicamos quais são as o que pode ser lábios ressecados e descascando e quais remédios caseiros são os mais eficazes para tratá-los e hidratá-los.

Também lhe pode interessar: Mãos ressecadas: o que pode ser

O que pode ser lábios ressecados e descascando

Os lábios ressecados e descascando são, na maioria dos casos, um sintoma leve que é causado por fatores ambientais ou certos hábitos pessoais e de cuidado, embora também possam estar associados a algumas condições ou doenças subjacentes.

A seguir, detalhamos quais são o que podem ser lábios ressecados e descascando:

  1. Baixas temperaturas: o frio e o vento do inverno são algumas das principais causas dos lábios rachados. Isto ocorre porque, ao contrário de outras áreas, a pele dos lábios possui óleos naturais que lhes permitem protegê-los destas condições meteorológicas, contudo, diante destas baixas temperaturas, a pele dos lábios perde água e, consequentemente, fica enfraquecida.
  2. Sol: os raios UV desta grande estrela também afetam negativamente a pele dos lábios, já que estes contêm muito pouca melanina e não têm a capacidade de engrossar. Os raios UV podem causar o aparecimento de rachaduras, queimaduras, feridas, etc., nos lábios caso exponha-os ao sol sem uma proteção adequada.
  3. Ficar muito tempo exposto a ambientes com ar condicionado.
  4. Fatores ambientais, como a poluição ou a fumaça do cigarro, possuem uma série de substâncias tóxicas e radicais livres prejudiciais para a pele, inclusive a dos lábios.
  5. Reações alérgicas a determinados produtos como bálsamos labiais, manteiga de cacau, batons, etc.
  6. Desidratação: quando o organismo não conta com água suficiente para se manter bem hidratado, é comum que a pele vá perdendo elasticidade e os lábios fiquem ressecados e com rachaduras.
  7. Ter o hábito de morder ou lamber os lábios frequentemente.
  8. Falta de vitaminas, especialmente as vitaminas A, B, C e E, imprescindíveis para manter a pele em perfeitas condições, inclusive a dos lábios.
  9. O tabaco e o álcool.
  10. O consumo de certos medicamentos que podem causar o ressecamento na pele.
  11. Doenças subjacentes, como doenças autoimunes, diabetes, etc. Quando os lábios rachados não são causados por algum dos fatores mencionados acima, é importante consultar um médico para determinar qual é a causa exata e iniciar o tratamento adequado caso seja diagnosticada uma doença mais grave.

Como tratar lábios ressecados e descascando

Para curar os lábios secos e rachados e poder manter a umidade da pele nos mesmos, é importante, em primeiro lugar, hidratá-los corretamente com os produtos adequados. Estes produtos, a venda em farmácias, são bálsamos labiais reparadores, os quais criam uma barreira física e biológica nos lábios, uma vez que possuem ceras naturais ou lipídios que protegem a pele destes e os isolam, sem impedir que as células respirem adequadamente. Aqueles que contêm substâncias ultra reparadoras, como o pantenol, óleos, biolipídios, ceramidas, glicerina e manteigas vegetais são muito eficazes.

Além do uso destes produtos para hidratar os lábios secos, devem ser seguidas algumas medidas para evitar que a pele desta área volte a ficar lesionada:

  • A desidratação é, como falamos, uma das principais causas dos lábios secos e por estes ficarem muito rachados. É por este motivo que é tão importante aumentar o consumo de água e procurar manter o organismo bem hidratado, tomando ao menos entre 1,5 e 2 litros ao dia. Além disso, também pode complementar isto tomando outros líquidos saudáveis, como sucos naturais e infusões; tudo isso, evita que a pele perca sua elasticidade e os lábios sejam danificados, apresentando irritação, rachaduras feridas..., ou outras condições que afetem sua saúde e aparência.
  • Proteja seus lábios com hidratantes labiais que contenham um fator de proteção solar 15 ou maior sempre que for sair e ficar exposto aos raios solares.
  • Esfolie seus lábios ao menos uma vez por semana para eliminar as células mortas acumuladas e mantê-los suaves. Faço isso com suavidade e com os produtos adequados.
  • Tenha uma dieta diária equilibrada na qual não faltem, sobretudo, alimentos ricos em vitaminas A, B, C e E.
  • Evite morder ou lamber seus lábios com frequência, já que a saliva contém enzimas digestivas que podem danificar e ressecar os lábios ainda mais.
  • Evite usar batons de baixa qualidade ou permanentes que tenham uma longa duração, pois estes favorecem o aparecimento de rachaduras nos lábios. O melhor a se fazer é escolher cosméticos de boa qualidade e, antes de usá-los, passar um bálsamo ou manteiga de cacau.
  • Procure manter a umidade do ar da sua casa alta, utilizando um umidificador para evitar que os lábios fiquem ressecados.
Como tratar lábios ressecados e descascando - Como tratar lábios ressecados e descascando

Remédios caseiros para lábios ressecados e descascando

Também existem muitos remédios caseiros para os lábios ressecados e rachados que podem te ajudar a regenerar a pele e recuperar a suavidade nos lábios mais rapidamente. Dentre os que vão te dar os melhores resultados, temos os seguintes:

  • Mel e vaselina
  • Aloe vera
  • Azeite de oliva
  • Óleo de amêndoas
  • Óleo de coco
  • Manteiga de karité

Descubra a seguir como aplicar cada um destes remédios naturais.

Mel e vaselina para os lábios rachados

A natureza nos deu um dos melhores ingredientes que podemos ter para hidratar a pele profundamente, inclusive a dos lábios - o mel. Ele possui diversas vitaminas e minerais essenciais que permitem recompor os tecidos danificados da derme e recuperar a hidratação e elasticidade perdida nos lábios. Além disso, temos que acrescentar os efeitos de suas propriedades antissépticas, que são excelentes para manter os lábios protegidos contra agentes externos que possam comprometer sua saúde.

Neste caso, recomendamos um tratamento que combina o mel com a vaselina, um produto clássico para melhorar os lábios secos e rachados.

Tratamento

  1. Aplique uma quantidade generosa de mel sobre os lábios secos.
  2. Em seguida, coloque uma boa camada de vaselina.
  3. Deixe a mistura agir durante cerca de 15 ou 20 minutos.
  4. Repita o procedimento durante uma semana inteira e veja a diferença quase que instantaneamente.
Como tratar lábios ressecados e descascando - Mel e vaselina para os lábios rachados

Aloe vera para lábios ressecados e feridos

Quando os lábios precisam de mais umidade e uma hidratação extra que permita que se recuperem de um ressecamento extremo, o aloe vera, ou babosa, pode ser seu melhor aliado. Esta planta oferece várias propriedades benéficas para a pele dos lábios, regenerando completamente os tecidos danificados e favorecendo a cicatrização das feridas. Seus efeitos antibacterianos também são excelentes para proteger os lábios de possíveis infecções. Em suma, é um produto natural com o qual você poderá voltar a exibir uma boca saudável e mais bonita em pouquíssimo tempo.

Tratamento

  1. Se você possui uma planta de aloe vera em casa, corte uma folha dela.
  2. Em seguida, aplique o líquido do seu interior diretamente sobre os lábios.
  3. Caso não tenha uma planta de aloe vera, você também pode comprar um gel de aloe vera, o mais puro possível, e colocar um pouco sobre os lábios cerca de duas vezes ao dia.

Óleos naturais para os lábios muito ressecados

O ressecamento e a desidratação nos lábios também podem ser combatidos de forma eficaz através da aplicação de alguns óleos naturais, como o de amêndoas, o de coco e o azeite de oliva. Apenas precisará aplicar algumas gotas de algum deles sobre os lábios para dar aos tecidos a hidratação que precisam. A seguir, vamos te mostrar porque estes remédios caseiros são bons para os lábios secos e rachados:

  • Azeite de oliva: contém ácidos graxos essenciais, que reparam a pele danificada, fornece hidratação e é rico em vitaminas. Além disso, também fornece as vitaminas E e K que são magníficas para evitar o envelhecimento da área que será tratada.
  • Óleo de amêndoas: hidrata, desincha e combate os danos nos lábios causados pelo frio ou pelo sol. O resultado são lábios muito mais nutridos e suaves.
  • Óleo de coco: é um grande hidratante natural que contém altas quantidades de vitamina E e K, sendo perfeito para aliviar as rachaduras nos lábios.

Outra opção é adicionar algumas gotas de alguns destes óleos em seu bálsamo labial para, desta forma, enriquecer ainda mais sua fórmula e multiplicar sua eficácia.

Como tratar lábios ressecados e descascando - Óleos naturais para os lábios muito ressecados

Bálsamo labial com manteiga de karité

Proveniente do fruto de uma árvore da savana africana, temos a manteiga de karité, um ingrediente que vem sendo demonstrado como um dos melhores produtos para cuidar da pele de forma natural. Destaca-se por suas incríveis propriedades reparadoras, nutritivas e hidratantes, e ao aplicá-la nos lábios, cria uma espécie de barreira protetora que impede que sejam muito danificados pelos agentes externos ou pelas altas e baixas temperaturas. Também favorece a cura das pequenas feridas e rachaduras que tenham sido formadas.

Tratamento

  1. Aplique um pouco de manteiga de karité sobre os lábios rachados.
  2. Você também pode preparar um bálsamo labial a base deste ingrediente, basta derreter 15 g de manteiga de karité em banho maria e, quando estiver derretida, adicionar 1 colher de azeite de oliva e misturar, para que ambos ingredientes se mesclem. Deixe esfriar e, depois, já poderá hidratar os lábios com este preparo caseiro.

Máscara de mel e azeite de oliva para os lábios ressecados

Para finalizar esta lista de remédios caseiros para os lábios ressecados e descascando, te recomendados uma máscara que combina o mel com o azeite de oliva, dois dos ingredientes mais hidratantes que existem. Além de hidratá-los e suavizá-los, dará um brilho muito chamativo a eles.

Tratamento

  1. Misture um pouco de mel com algumas gotas de azeite de oliva.
  2. Aplique a mistura sobre os lábios.
  3. Deixe agir durante toda a noite.
  4. Na manhã seguinte, enxágue os lábios com água morna.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar lábios ressecados e descascando, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Como tratar lábios ressecados e descascando

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Denise
Eu tive um aborto espontâneo fiz corretagem há dois meses atrás no primeiro mês eu tomei anticoncepcional mas no segundo mês eu usei preservativo e agora tou com minha menstruação atrasada faz 6dias será que estou grávida de novo?

Como tratar lábios ressecados e descascando
1 de 4
Como tratar lábios ressecados e descascando

Voltar ao topo da página