PARTILHAR

Pele do rosto ressecada: causas, tratamento e remédios caseiros

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 29 outubro 2020
Pele do rosto ressecada: causas, tratamento e remédios caseiros

A pele é o maior órgão do corpo e é a primeira barreira de defesa do organismo contra as agressões do meio ambiente. A pele do rosto tem a particularidade de ser muito sensível ao dano por diversas fontes, especialmente pelo sol e, além disso, diferente da pele de outros lugares do corpo, é mais delicada e difícil de tratar e também demora mais para recuperar seu aspecto normal.

A pele do rosto produz sua própria lubrificação naturalmente; uma espécie de óleo que chamamos de sebo. Este ajuda a protegê-la da ação dos raios solares ultravioletas e de algumas bactérias e outros organismos. Contudo, muitas situações podem fazer com que a pele do seu rosto fique ressecada, o que altera seu equilíbrio normal e a predispõe a vários tipos de lesões, incluindo o aumento das chamadas linhas de expressão (rugas).

Neste artigo do ONsalus te explicamos as causas relacionadas a pele do rosto ressecada, os tratamentos médicos e os remédios caseiros que te ajudarão a prevenir e combater esta condição.

Também lhe pode interessar: Pele seca: causas e tratamento

Pele do rosto ressecada (xerose)

Xerose é o termo clínico para definir o ressecamento da pele, da conjuntiva e das mucosas. Então, estamos falando das causas da xerose na pele do rosto. São muitas as causas que podem deixar o rosto ressecado. A seguir, mencionamos as mais frequentes:

Desidratação

Algumas pessoas têm o mau hábito de tomar água somente quando sentem sede. A sede é a manifestação que seu organismo possui para te avisar que você está desidratado e que precisa se hidratar.

O consumo frequente e regular de água durante o dia mantém toda sua pele hidratada (especialmente a do rosto) fazendo com que ela, deste modo, possa cumprir suas funções adequadamente.

Clima adverso

O clima excessivamente frio ou quente, assim como o ar seco, são extremamente prejudiciais para a pele do seu rosto. O cuidado adequado da sua pele sob qualquer uma destas condições é fundamental para evitar seu ressecamento. Na verdade, o clima adverso, é uma das principais causas da descamação da pele.

Maltratar a pele do rosto

Lavar a pele do seu rosto em excesso, o uso de sabonetes agressivos e a alteração do pH da pele do rosto também são condições que fazem deixem o rosto ressecado a e descame, pois se desgasta mais e é alterada.

Condições de pele

As dermatite de diversas etiologias (atópicas, seborreicas, etc.) e algumas condições particulares, como a psoríase, entre outras, deixam pele do rosto ressecada, assim como de outras partes do corpo.

Doenças sistêmicas

Algumas doenças sistêmicas, como o hipotireoidismo, predispõe a pele do rosto a sofrer de ressecamento e descamação.

Pele do rosto ressecada: causas, tratamento e remédios caseiros - Pele do rosto ressecada (xerose)

Tratamento para pele do rosto ressecada

O cuidado da pele do rosto ressecada pode ser feito através da aplicação de alguns produtos que permitem mantê-la hidratada, o que facilita no cumprimento das suas funções. Aqui te mostramos várias opções de tratamento para pele seca ou pele do rosto áspera:

Cremes hidratantes

Contribuem com a hidratação da sua pele e fazem com que a mesma retenha mais água, evitando assim que se desidrate. Estas contêm, entre outros componentes, ácido hialurônico, ceramidas e aveia coloidal. Você deve evitar cremes e outros produtos que contenham álcool, fragrâncias, dioxano e/ou vaselina.

Limpadores suaves

Sabonetes para o corpo não são adequados para a limpeza do rosto, pois contêm ingredientes que são agressivos. Você deve evitar utilizar produtos que contenham lauril sulfato de sódio, parabenos, dietanolamida (DEA), monoetanolamida (MEA) e trietanolamina (TEA) e, em seu lugar, utilizar sabonetes especialmente elaborados para a limpeza da pele do rosto, os quais você pode encontrar facilmente em farmácias.

Esfoliantes

É fundamental esfoliar a pele do rosto uma ou duas vezes na semana (nem mais nem menos) utilizando para isso esfoliantes especificamente elaborados para este processo na pele do rosto.

Evite usar esfoliantes naturais preparados com açúcar, café ou outros, que sejam prejudiciais para a pele do seu rosto quando está em uma situação tão delicada de ressecamento.

Protetor solar

É importante passar protetor solar no rosto diariamente, sobretudo se sua pele é naturalmente seca e quando a região em que mora começar a ficar quente e você ficar mais tempo exposto ao sol. Procure utilizar protetores com FPS maiores que 50.

Tratamentos caseiros para pele do rosto ressecada

Algumas medidas caseiras podem te ajudar a manter sua pele hidratada e evitar a pele do rosto seca e escamosa:

Aloe vera para a pele do rosto ressecada

O aloe vera é excelente para a conservação do aspecto uniforme da sua pele. No entanto, você deve tomar cuidado ao utilizar o aloe vera tratado, o qual tenha sido tirado o alto conteúdo de iodo e aloína que possui, pois não só pode manchar a pele do seu rosto, como também pode ser prejudicial para sua saúde.

O aloe vera aumenta o colágeno e a elastina da pele, o que permite restaurar sua elasticidade e flexibilidade. Muitos preparos comerciais contêm extrato de aloe vera, o que pode ser extremamente útil.

Glicerina e água de rosas

A glicerina atua como umectante e suavizante para sua pele do rosto áspera, e a água de rosas é hidratante, calmante e refrescante para sua pele. Misture em partes iguais a glicerina e a água de rosas. Você pode aplicá-la duas ou três noites na semana, deixar agir durante uma hora e depois retirá-la com água morna.

Vinagre de maçã

Os ácidos suaves deste vinagre ajudam a reequilibrar o pH da sua pele, assim como antioxidantes, vitaminas e minerais que permitem o reparo mais rápido da pele do seu rosto. Prepare uma mistura com ½ colher de chá de vinagre de sidra de maçã, ½ colher de chá de água e ½ colher de chá de mel. Você pode utilizá-lo da mesma forma que a glicerina e água de rosas.

Aqui te mostramos mais informações sobre os benefícios do vinagre de maçã para a pele.

Máscara de abacate

O abacate é rico em óleos vegetais, que hidratam a pele, e em vitaminas antioxidantes (A, E e C). Prepare uma pasta com ½ abacate e ¼ de copo de mel. Aplique-a no seu rosto como se fosse uma máscara e deixe descansar durante 15 minutos. Retire-a com água morna. Refaça este procedimento uma ou duas vezes na semana.

Máscara facial de ovo

A gema de ovo é uma incrível fonte de proteínas e vitaminas antioxidantes (A, D, E e K). Misture um ovo (somente a gema), 1 colher de chá de azeite de oliva, 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de suco de limão e 1 colher de chá de água de rosas. Utilize-a da mesma forma que a máscara de abacate.

Gengibre para o ressecamento no rosto

O gengibre é rico em gingerois, um grupo de fitoquímicos que regeneram a pele. Você precisará de uma colher de sopa de suco de gengibre, 1 colher de chá de mel e 1 colher de sopa de água de rosas. Utilize-a da mesma que a máscara de abacate.

Vitaminas para o rosto ressecado

O consumo regular de suplementos vitamínicos de origem orgânica (totalmente naturais, não de origem química) de antioxidantes (vitaminas A, D, C, E e K) repara rapidamente sua pele e a mantém fresca e exuberante.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pele do rosto ressecada: causas, tratamento e remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Cole, G. L., & Shiel Jr, W. C. (2018, diciembre 26). Dry skin. Retrieved abril 14, 2019, from Medicine Net: https://www.medicinenet.com/dry_skin/article.htm
  • Eske, J., & Cobb, C. (2019, abril 10). Top 6 remedies for dry skin on the face. Retrieved abril 14, 2019, from Medical News Today: https://www.medicalnewstoday.com/articles/324935.php
  • Kukreja, K. (2019, marzo 05). Top 38 home remedies for dry skin on face. Retrieved abril 14, 2019, from Style Craze: https://www.stylecraze.com/articles/simple-home-remedies-for-treating-dry-skin/

 

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Pele do rosto ressecada: causas, tratamento e remédios caseiros
1 de 2
Pele do rosto ressecada: causas, tratamento e remédios caseiros

Voltar ao topo da página ↑