Partilhar

Tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa

 
Por Redação ONSalus. 7 janeiro 2021
Tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa

Muitas pessoas possuem pele oleosa, um tipo de pele que facilmente pode ser distinguida por ter bastante brilho usualmente, com poros dilatados e muito sensíveis e, sobretudo, com uma maior tendência a desenvolver impurezas, como espinhas, e sofrer condições cutâneas como a acne.

Isso ocorre por causa de uma hiperatividade das glândulas sebáceas, sendo que para manter a pele sempre saudável e bonita, é necessário tratá-la com produtos adequados, os quais devem ajudar a controlar e minimizar o excesso de sebo, e ter uma dieta equilibrada e saudável. Junto a isso, você também pode somar o uso de alguns produtos naturais adstringentes, como os que mostramos neste artigo do ONsalus. Continue lendo e descubra quais são as opções de tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa.

Causas da pele oleosa

A pele oleosa, diferente de outros tipos de peles, sofre as consequências do excesso de produção de sebo das chamadas glândulas sebáceas, o que pode ser motivado por diferentes fatores, como veremos a seguir. Este acúmulo de sebo leva aos principais sinais que caracterizam as peles sebosas, tais como a pele oleosa e brilhante, poros dilatados, pele mais grossa, cravos, espinhas, acnes, sensação de pele suja, hipersensibilidade, entre outros.

Além disso, estes sinais costumam ser mais frequentes em pontos específicos do rosto, especialmente, na chamada zona T do rosto, que inclui a testa, o nariz e o queixo.

Entre as causas da pele oleosa e o excesso de sebo mais comuns, estão:

  • Fatores genéticos e idade: a pele oleosa possui um significante componente hereditário e, além disso, a oleosidade é mais acentuada em fases como a adolescência.
  • Alterações hormonais: quando o corpo sente desequilíbrios hormonais sérios, a produção das glândulas sebáceas pode aumentar. Isso é comum, sobretudo, em fases como a puberdade ou quando se sofrem de condições relacionadas a alterações nos hormônios, como diabetes, problemas na tireoide, ovários policísticos, etc.
  • Sobrepeso: quando há um excesso de gordura no corpo, em muitos casos, a pele fica mais oleosa.
  • Alimentação inadequada: o consumo excessivo de alimentos muito oleosos e ricos em açúcares pode afetar o aspecto da pele fazendo com que ela apresente uma maior oleosidade.
  • Estresse: apesar do fato de que não é uma causa propriamente dita, o estresse e a ansiedade são estados emocionais que provocam alterações hormonais no corpo e que podem agravar o excesso de sebo na pele.
Tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa - Causas da pele oleosa

Opções de tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa

Existem muitos produtos naturais com propriedades adstringentes e anti-inflamatórias que ajudam a eliminar o excesso de sebo no rosto e e são ótimas opções de como tirar espinhas do rosto. Entre os mais eficazes, estão os que mostramos a seguir:

  • Babosa ou aloe vera
  • Argila verde
  • Cítricos
  • Vinagre de maçã
  • Kiwi
  • Limão
  • Aveia
  • Leite

Descubra nos parágrafos a seguir como usar cada um destes produtos para realizar um bom tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa.

Babosa, excelente para pele oleosa e acne

A natureza nos fornece plantas maravilhosas que podemos aproveitar para melhorar a aparência da pele de forma completamente natural e, entre todas elas, uma das que oferece melhores resultados é, sem dúvidas, a babosa ou aloe vera. É perfeita para o cuidado de todos os tipos de peles, mas no caso das peles oleosas é duplamente eficaz.

Isso ocorre porque além de hidratante, o aloe vera é adstringente, antibacteriano e regenerador, por isso limpa a pele profundamente, desobstrui os poros e, por fim, impede a formação de cravos, espinhas, etc. Devido a tudo isso, se tornou uma das excelentes alternativas naturais para tratar a acne e impedir que esta deixe marcas, cicatrizes ou manchas antiestéticas na pele.

Para comprovar seus efeitos, recomendamos que faça algum dos seguintes tratamentos:

  • Aplique o gel que há no interior de uma folha de babosa sobre a pele, deixe agir por volta de 15 minutos e, depois, retire com água fria ou morna em abundância.
  • Outra boa opção é fazer uma máscara facial de aloe vera misturando a polpa de uma folha de babosa com o suco de um limão recém exprimido, aplique-a sobre a pele com movimentos circulares e deixe descansar por volta de 20 minutos. Retire com água em abundância e lembre-se que a combinação de limão na pele e sol não é uma boa ideia pois pode provocar manchas.
Tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa - Babosa, excelente para pele oleosa e acne

Argila verde, ótimo remédio para o rosto oleoso e espinhas

Existem diferentes tipos de argilas, mas entre todas elas a que melhor funciona para reduzir o excesso de sebo nas peles oleosas é a argila verde. O segredo deste ingrediente é que ele ajuda a manter a pele saudável, pois a limpa e elimina as impurezas profundamente e favorece sua regeneração. Seu poder esfoliante combate todas as impurezas e suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e desinfetantes são perfeitas para tratar espinhas e prevenir infecções.

Podem ser elaborados diferentes tratamentos com argila verde, além disso, um dos melhores tratamentos caseiros para espinhas e pele oleosa é esta máscara:

  1. Em um recipiente que não seja de metal, coloque 2 colheres de sopa de argila verde em pó.
  2. Adicione 3 ou 4 colheres de sopa de água mineral e mexa até conseguir uma pasta homogênea.
  3. Antes de aplicar a máscara, lembre-se de limpar sua pele com um sabonete adequado para a pele oleosa e que não contenha álcool.
  4. Aplique a máscara uniformemente e evite passá-la pelo contorno dos olhos e na pele a redor dos lábios.
  5. Espere cerca de 20 minutos para que faça efeito e, quando a argila tiver secado, retire-a com água morna ou fria em abundância.
Tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa - Argila verde, ótimo remédio para o rosto oleoso e espinhas

Frutas cítricas, adstringentes e antibacterianas

O limão, a laranja, a tangerina, a toranja..., todas elas são frutas cítricas com muitas vitaminas e propriedades excelentes para melhorar a saúde e a beleza da pele oleosa. Oferecem uma ação adstringente e antibacteriana ideal para impedir que as impurezas persistam na pele e prejudiquem sua aparência. Além disso, são muito úteis para o tratamento caseiro para espinhas e evitar que marcas ou manchas na pele. Também é importante falar que são potentes antioxidantes naturais e, portanto, freiam o processo de envelhecimento e dão muita vitalidade à pele.

Para usá-las, te propomos uma máscara elaborada a base de iogurte natural, laranja e limão:

  1. Adicione 2 colheres de sopa de iogurte natural sem açúcar em um recipiente, 1 colher de sopa de laranja e 1 colher de sopa de suco de limão.
  2. Quando todos os ingredientes estiverem perfeitamente misturados, aplique a máscara sobre as áreas mais oleosas.
  3. Deixe agir durante 20 minutos e retire em seguida com bastante água.

No artigo a seguir do ONsalus você pode conhecer a máscara de carvão ativado caseira.

Vinagre de maçã retira oleosidade da pele

Outro bom tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa é o vinagre de maçã. Este é um produto muito versátil que pode ser utilizado em diferentes áreas, e o da beleza é um deles graças às magníficas propriedades que ele fornece para a pele.

O vinagre de maçã embeleza qualquer tipo de pele, mas é especialmente indicado para aquelas mais oleosas devido ao seu conteúdo em ácido málico, uma substância com ação antibacteriana e antifúngica, excelente para minimizar os sintomas da acne. Desobstrui os poros, revitaliza, dá frescor e regula o nível do pH da pele.

Como tratamento para pele oleosa, uma limpeza facial com vinagre de maçã é a melhor alternativa:

  1. Você precisa de um vinagre de maçã orgânico e não refinado. Dilua 250 ml dele em 750 ml de água mineral.
  2. Molhe um disco de algodão na mistura.
  3. Passe-o por todas as áreas mais oleosas e continue com outro disco (caso seja necessário), até que este não retenha mais sujeiras.
  4. Após 5 minutos, enxague com água corrente e pronto!
Tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa - Vinagre de maçã retira oleosidade da pele

Tônico adstringente de kiwi e limão para peles muito oleosas

Já falamos das excelentes propriedades do limão para a pele oleosa, mas o kiwi é outra fruta aliada para este tipo de pele, e ambos ingredientes combinados são incríveis para uma limpeza profunda, eliminar espinhas e impurezas, reduzir o excesso de sebo e evitar o aparecimento de cravos, espinhas, etc.

Você pode preparar um tônico para pele oleosa fazendo o seguinte:

  1. Misture 1/2 kiwi com o suco de 1/2 limão, você somente precisa bater no liquidificador ambos os ingredientes juntos.
  2. Guarde o líquido obtido na geladeira para esfriá-lo.
  3. Quando estiver frio, espalhe-o pelo rosto com a ajuda de um disco de algodão.
  4. Espere ao menos entre 5 e 10 minutos e termine enxaguando o rosto.

Esfoliante caseiro para a pele oleosa e com espinhas

Esfoliar a pele oleosa algumas vezes na semana pode te ajudar a limpar o rosto profundamente, além de prevenir a formação de novas espinhas, reduzir o excesso de sebo e evitar o brilho facial. E não só isso, quando você esfolia a pele, todos os outros produtos que você aplicar sobre ela depois serão absorvidos melhor e funcionarão melhor. Experimente o seguinte esfoliante caseiro para a pele oleosa e você notará a diferença:

  1. Adicione 3 colheres de sopa de aveia em flocos em um recipiente com 1/4 de leite frio.
  2. Espere por volta de 10 minutos para que os flocos fiquem hidratados.
  3. Aplique a pasta obtida sobre o rosto fazendo massagens circulares.
  4. Deixe agir durante 15 minutos e, em seguida, enxague o rosto com água morna ou fria em abundância.

Agora que você já conheceu as melhores opções de tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa e viu como é fácil elaborar misturas caseiras para secar espinha, talvez você possa se interessar neste outro artigo sobre como secar espinha interna com remédios caseiros.

Tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa - Esfoliante caseiro para a pele oleosa e com espinhas

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa
1 de 6
Tratamento caseiro para espinhas e pele oleosa

Voltar ao topo da página