Partilhar

Como usar babosa no rosto para tirar manchas

 
Por Leonardo Simon. 14 agosto 2020
Como usar babosa no rosto para tirar manchas

As manchas na pele são mudanças na cor da pele que podem aparecer por diversos motivos, sendo o envelhecimento, a exposição solar ou os transtornos hormonais as causas mais frequentes. Apesar de na maioria das vezes não representarem um risco para a saúde, muitas pessoas preferem tratá-las e reduzir sua visibilidade o máximo possível para manter uma aparência mais bonita esteticamente. Existem determinados produtos naturais, como a babosa ou aloe vera, que são bons aliados para este fim, especialmente esta planta milagrosa que é muito valiosa devido às suas incríveis propriedades regeneradoras e clareadoras. Neste artigo do ONsalus explicamos como usar babosa no rosto para tirar manchas.

Por que aparecem manchas na pele?

As manchas na pele são causadas por um excesso de melanina, o pigmento natural encarregado de dar cor à pele, além de protegê-la contra a ação nociva dos raios UV. Quando a produção desta substância natural não está equilibrada e fica acumulada em certos pontos, surgem as manchas que podem apresentar cores (as escuras são as mais frequentes) e simetrias diferentes.

Os fatores causantes mais comuns do aparecimento de manchas na pele são: a exposição solar, o envelhecimento, as mudanças hormonais, falta de vitaminas, condições cutâneas (como a acne), uso de certos produtos agressivos, ingestão de anticoncepcionais, etc.

Deve-se prestar atenção especialmente no formato das manchas cutâneas e consultar um médico se estas apresentarem alterações ou mudanças significativas em seu formato, textura ou cor; pois isto pode ser um sinal de algum problema de saúde mais grave.

Como usar babosa no rosto para tirar manchas - Por que aparecem manchas na pele?

Benefícios da babosa para a pele

A babosa conta com vários benefícios para a saúde, além de ser um produto natural muito importante para o cuidado da pele, principalmente, por causa de seus componentes hidratantes, antioxidantes e regeneradores.

Babosa no rosto tira manchas?

Além disso, é eficaz ao favorecer a regeneração celular da pele e reparar aqueles tecidos que foram danificados. Também ajuda a eliminar o acúmulo da melanina na pele, por isso que é um aliado perfeito para tratar as manchas, atenuando-as e deixando elas muito menos visíveis. Ao penetrar nas camadas mais internas da epiderme, a babosa age regenerando as células a partir dali, e o resultado é uma pele mais saudável, hidratada e com uma bela tonalidade uniforme.

Como usar babosa no rosto para tirar manchas

O uso da babosa para manchas no rosto é um método que pode ser feito de forma segura mas, para que dê os resultados esperados é fundamental que você mantenha a constância do tratamento e se previna, a fim de evitar, na medida do possível, o aparecimento de novas colorações. Portanto, é importante se proteger do sol utilizando um protetor solar com alto fator de proteção, se manter bem hidratado, seguir uma dieta equilibrada e saudável, e limpar e hidratar a pele diariamente, tanto pela manhã quanto pela noite.

Para fazer este tratamento, é necessário uma folha de babosa (ou aloé vera) e um limão, um alimento que conta com propriedades clareadoras muito potentes, por isso é uma boa opção para fazer com que as manchas sejam clareadas. Para eliminar manchas do rosto com babosa, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Lave a folha da aloe vera com água em abundância para retirar a sujeira e os resíduos.
  2. Com uma faca, faça um corte em uma das laterais da folha. Extraia o gel ou líquido que está no seu interior com a ajuda de uma colher.
  3. Coloque o gel da babosa em um recipiente limpo e adicione o suco de meio limão recém espremido. Mexa ambos ingredientes para que fiquem completamente misturados um com o outro.
  4. Aplique a mistura sobre a pele manchada e deixe agir durante 20 a 30 minutos, aproximadamente. É importante que a pele esteja perfeitamente limpa antes de passar o produto.
  5. Passado este tempo, lave esta área com água morna corrente.

O tratamento pode ser feito todos os dias até notar os resultados, ou seja, ver que a mancha em questão foi atenuada ou não está mais tão visível. Se você não tem uma planta de babosa em casa, também é possível utilizar um gel de aloe vera vendido em farmácias ou lojas de produtos naturais; o importante é que ele seja puro. Evite a exposição solar direta nas 12 horas que sucedem o tratamento.

Como usar babosa no rosto para tirar manchas - Como usar babosa no rosto para tirar manchas

Creme caseiro de babosa para manchas na pele

Além do método anteriormente descrito, também podem ser preparadas loções caseiras eficazes para atenuar as manchas cutâneas e, por sua vez, contribuir com a beleza da pele. A seguir, ensinamos detalhadamente como fazer um creme caseiro ideal para aquelas manchas escuras que aparecem com a idade e que decorrem do processo de envelhecimento da pele. Os dois principais ingredientes são a babosa e a água de rosas, um produto muito refrescante que tonifica e rejuvenesce a pele instantaneamente.

Para prepará-la, basta adicionar 4 colheres de gel de babosa e 5 gotas de água de rosas em um recipiente. Com uma colher ou espátula, mexa esta mistura até obter uma espécie de pasta consistente e, em seguida, aplique-a sobre a área a ser tratada, deixando descansar por cerca de 20 minutos antes de enxaguar com água abundante.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar babosa no rosto para tirar manchas, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Como usar babosa no rosto para tirar manchas

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar babosa no rosto para tirar manchas
1 de 3
Como usar babosa no rosto para tirar manchas

Voltar ao topo da página