Manchas na pele

Como tirar melasma do rosto

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 5 outubro 2021
Como tirar melasma do rosto

Se você tem manchas na pele e se pergunta o que pode ser, neste artigo falaremos sobre o melasma no rosto, que é uma alteração que consiste no aparecimento de manchas marrons ou acinzentadas na pele, mais especificamente, no rosto, maçãs da face e lábio superior.

Esta condição é mais comum em mulheres de pele escura, durante e depois da gravidez e, inclusive, na menopausa. Para muitas mulheres, a presença do melasma no rosto é muito difícil de lidar, razão pela qual veem a necessidade de recorrer a diferentes tratamentos estéticos e caseiros para conseguir eliminar estas lesões.

Se você quer saber em detalhes como tirar melasma do rosto e como preveni-lo, continue lendo este artigo do ONsalus.

Índice
  1. Quais as causas do melasma no rosto?
  2. Sintomas do melasma no rosto
  3. Como tirar melasma do rosto
  4. Remédios caseiros para tirar o melasma do rosto
  5. Como prevenir o melasma no rosto

Quais as causas do melasma no rosto?

O aparecimento do melasma é marcado por diversos fatores que você conhecerá a seguir:

  • Alterações hormonais: onde podem estar envolvidos os anticoncepcionais com níveis elevados de estrógenos. Durante a gravidez por níveis elevados de progesterona, neste caso, também podem se chamar cloasma gravídico, sendo que o aparecimento destas lesões é muito mais frequente durante esta etapa. As mulheres que durante a menopausa estão fazendo uma terapia de reposição hormonal estão mais propensas ao aparecimento do melasma no rosto.
  • Exposição aos raios ultravioletas sem proteção: estes raios ativam a formação de melanina na pele, o que aumenta o risco de aparecimento do melasma no rosto e em lugares expostos ao sol.
  • Alterações cosméticas causadas por agentes químicos ou alérgicos como a maquiagem, cremes hidratantes, entre outros. Alguns produtos de beleza provocam irritação em pessoas com predisposição a alergias, o que pode agravar a presença do melasma.
  • Doenças endócrinas: algumas doenças de origem endócrina podem desencadear o aparecimento do melasma no rosto. Embora não seja uma causa mais frequente, doenças como a diabetes mellitus, em alguns casos, podem ser o gatilho do aparecimento destas lesões.
  • Estresse: não se sabe ao certo se o estresse causa o melasma, contudo, este pode agravar as lesões já existentes, por isso, é importante controlar o mesmo.

Sintomas do melasma no rosto

A presença dos seguintes sintomas caracterizam o melasma no rosto:

  • As manchas, quando aparecem, são de cor marrom e estão localizados em áreas como as bochechas, testa ou lábio superior.
  • São manchas bilaterais e simétricas.
  • A forma da mancha é uniforme, de bordas difusas, sem a presença de crostas.

Talvez este outro artigo sobre manchas nos pés possa te interessar.

Como tirar melasma do rosto

Para tirar o melasma do rosto, inicialmente se deve detectar sua causa para, desta forma, o médico especialista indicar o tratamento que mais te convenha realizar.

A primeira recomendação do especialista é indicar cremes clareadores como, por exemplo:

  • Hidroquinona e tretinoína: ambas podem ser usadas juntas ou separadas, seu efeito é de clarear a pele. A apresentação é em gel e devem ser aplicados de acordo com as indicações médicas.
  • Corticoesteroides: estes tipos de cremes têm efeito clareador na pele, devendo ser utilizados em concentrações pequenas para evitar o surgimento de efeitos colaterais. A mistura dos corticoesteroides, hidroquinona e tretinoína são de grande ajuda para tirar o melasma no rosto.

Tratamentos estéticos

  • Esfoliação química: a aplicação de soluções ácidas pelo dermatologista ajudará a eliminar o excesso de pigmentação na área tratada. Este tratamento melhora de forma significativa o melasma no rosto.
  • Laser: é uma técnica que consiste na aplicação de um feixe de luz sobre o local da lesão, o qual age superficialmente na epiderme, por isso requer várias sessões para que a pele seja clareada. Dependendo da lesão e dos sintomas que você apresentar, pode atuar em camadas mais profundas da pele como a derme.
Como tirar melasma do rosto - Como tirar melasma do rosto

Remédios caseiros para tirar o melasma do rosto

Se você deseja eliminar o melasma no rosto e clarear sua pele, pode recorrer a alguns dos seguintes remédios naturais, sempre e quando seu médico não te recomendar o contrário. Além disso, você deve ter em conta que estes remédios podem ajudar a atenuar as manchas, mas não a eliminá-las por completo:

  • Banana: conta com excelentes propriedades e benefícios para a pele. O ideal é utilizar uma máscara a base de banana madura e aplicá-la sobre a pele do rosto, em seguida, deixe agir durante 15 minutos 4 vezes na semana.
  • Pepino: o suco de pepino é uma excelente opção no tratamento do melasma. Você pode aplicá-lo untando um chumaço de algodão com ele e passando no rosto ou como se fosse uma máscara, sendo preciso passá-lo 3 vezes na semana para ver os resultados.
  • Aloe vera: o gel de aloe vera ou babosa pode ser aplicado no rosto na forma de massagem. Após algumas semana será possível ver os resultados e, por isso, é uma boa opção de como tirar o melasma do rosto.
  • Suco de limão: a aplicação diária do suco de limão consegue melhorar a aparência da pele, além de diminuir a pigmentação da mesma de forma rápida e segura. O ácido cítrico é um dos componentes do limão, através dele, se elimina a camada externa da pele sem danificá-la ou maltratá-la. Deve ser aplicado com a ajuda de um algodão nos locais onde está o melasma e deixar agir por 10 a 15 minutos, depois, remova-o do rosto com água corrente. Deve ser aplicado durante a noite para evitar a exposição solar.

Como prevenir o melasma no rosto

A primeira coisa que deve saber é que se deseja prevenir o melasma no rosto deve evitar a exposição solar e utilizar protetor solar de fator alto. Com isto, as manchas serão muito mais fáceis de serem tratadas quando aparecerem.

Evite o uso de produtos cosméticos irritantes que possam agravar ainda mais as lesões já existentes. Os produtos utilizados, como maquiagens, cremes e produtos de limpeza, devem ser os mais naturais possíveis para que não prejudiquem o rosto.

A presença do melasma no rosto deve ser tratado por um dermatologista. É importante consultá-lo para que ele faça uma avaliação médica, te indique o que precisa para eliminá-lo do seu rosto ou de qualquer local onde estiver.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar melasma do rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como tirar melasma do rosto