Infecções dos ouvidos

Como tirar secreção do ouvido

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 23 junho 2023
Como tirar secreção do ouvido

A secreção em um ou ambos os ouvidos é um sinal de alerta que pode indicar a presença de uma doença nesse órgão. Normalmente, as infecções bacterianas ou virais, quando penetram no ouvido médio, tendem a desenvolver uma secreção líquida ou purulenta, que geralmente se acumula nessa área ou drena continuamente para o exterior, quase sempre causando desconforto e dor em todo o canal auditivo.

Outros motivos também podem causar secreção no ouvido, incluindo traumas ou golpes contundentes diretamente na área auricular ou na cabeça, a presença de um corpo estranho, o que é muito comum em crianças, ou a presença de tumores. A secreção líquida, espessa, sanguinolenta ou cheia de pus é realmente desconfortável e malcheirosa, por isso a pessoa afetada procura limpá-la imediatamente. Entretanto, nessa situação, é importante consultar um especialista para avaliar o caso e determinar como as secreções devem ser eliminadas, pois é necessário aplicar e tomar medicamentos específicos que somente o especialista pode prescrever. Caso contrário, o manuseio inadequado pode piorar a infecção e espalhá-la para outras partes do corpo.

Se você tem se perguntado como tirar secreção do ouvido, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, onde explicamos as causas e como limpá-lo corretamente.

Índice

  1. O que causa secreção no ouvido?
  2. Como tirar secreção do ouvido
  3. O que fazer se tiver secreção no ouvido

O que causa secreção no ouvido?

A secreção no ouvido, também conhecida como otorreia em termos clínicos, refere-se à secreção de pus associada a processos infecciosos. O fluido que sai do ouvido é quase sempre um fluido espesso, amarelado ou esbranquiçado, produzido por células mortas e leucócitos, que em algumas circunstâncias pode estar acompanhado de sangue.

O ouvido secreta devido a uma infecção no canal auditivo ou no ouvido médio como resultado de um resfriado ou gripe. No entanto, a secreção também pode aparecer após um traumatismo craniano, uma pequena lesão no canal auditivo ou no tímpano, ou a introdução de um objeto estranho, gerando outros desconfortos, como febre, dor na área do ouvido interno e externo, vertigem e náusea.

Nesse sentido, as principais causas de secreção no ouvido incluem:

  • Otite externa: é uma condição ligada à inflamação do canal auditivo externo como resultado de um processo infeccioso bacteriano ou fúngico, que geralmente se desenvolve devido ao excesso de umidade retida no canal externo devido a chuveiros, piscinas e climas úmidos.
  • Otite média: assim como a otite externa, é uma patologia infecciosa causada por bactérias ou vírus de gripes, resfriados ou doenças respiratórias, que inflama o ouvido médio, precisamente o espaço atrás do tímpano cheio de ar.
  • Trauma: lesões diretas ou pancadas na área do ouvido, ou no crânio devido a acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, um golpe no ouvido, explosões ou qualquer outra coisa que exerça pressão sobre a orelha pode lesionar o osso temporal, rompendo a orelha média e perfurando o tímpano. Isso causa dor intensa em toda a área afetada, zumbido, vertigem, perda de audição e drenagem do ouvido, que pode ser clara ou com pus e sangue.
  • Presença de corpos estranhos: a presença de corpos estranhos dentro do ouvido, como um Cotonete, um grampo de cabelo ou pequenos objetos como brinquedos, insetos, nozes, etc., pode causar secreção e inflamação na área externa do ouvido, danos ao tímpano e infecção se permanecerem dentro do ouvido por muito tempo.
  • Tumor: um tumor no ouvido externo ou médio, benigno ou maligno, é uma causa rara que pode causar secreção no ouvido externo devido ao desenvolvimento de infecções secundárias quando essa lesão cresce consideravelmente e rompe as estruturas e os tecidos internos.

Descubra as causas e tratamento para as pontadas no ouvido.

Como tirar secreção do ouvido - O que causa secreção no ouvido?

Como tirar secreção do ouvido

A limpeza de um ouvido com secreção devido a uma infecção é um processo delicado que deve ser feito adequadamente para não complicar o dano. Geralmente, a secreção é limpa com tratamentos farmacológicos previamente prescritos pelo especialista e com cuidados diários especiais nessa área. Nesse sentido, é importante ter em mente o seguinte:

  • Para remover a secreção de um ouvido doente, o especialista recomendará a colocação de algodão embebido em uma solução de ácido acético e álcool a 70% no canal auditivo externo, inclinando a cabeça suavemente para evitar tonturas. Quando o paciente sentir que não há mais fluido purulento saindo do ouvido, o algodão é removido com cuidado para não deixar nenhum resíduo na área. Isso deve ser repetido pelo menos três vezes ao dia.
  • Além disso, o médico responsável pelo tratamento geralmente prescreve gotas de antibiótico para remover resíduos no canal auditivo, desde que o paciente não tenha um tímpano rachado ou perfurado. Essas gotas geralmente contêm dexametasona e ciprofloxacino. Recomenda-se colocar uma ou duas gotas no ouvido afetado, deitado de lado, com o ouvido voltado para cima, e aguardar aproximadamente 1 minuto nessa posição após a aplicação. Normalmente, esse tratamento deve ser realizado duas vezes ao dia, especificamente pela manhã e à noite, durante uma semana. Essas gotas também ajudam a reduzir a inflamação.
  • Em determinadas circunstâncias, quando a drenagem do ouvido não melhora e continua após uma semana, o especialista pode considerar a limpeza da drenagem por microssucção, um procedimento específico e oportuno realizado no consultório médico, usando um microscópio e um dispositivo minúsculo que permite a sucção de detritos e secreções.
  • Se a drenagem do ouvido ocorrer repetidamente, pelo menos 3 vezes por ano, o médico pode recomendar a colocação de um tubo auditivo através do ouvido médio para permitir a drenagem completa do fluido e ajudar a melhorar a condição clínica do paciente.

O importante nessa situação é seguir as instruções do médico, pois a drenagem do ouvido mal tratada pode levar a episódios infecciosos graves, comprometer outros órgãos e causar danos irreversíveis.

O que fazer se tiver secreção no ouvido

O ouvido expele cera naturalmente para protegê-lo de micro-organismos, portanto, é normal sentir essa substância natural no canal auditivo. Também é comum observar um fluido claro saindo do ouvido após tomar banho ou nadar.

Entretanto, quando a secreção é anormal, ou seja, com sangue ou pus, é sinal de que há um problema e um médico deve ser consultado o mais rápido possível, especialmente se a secreção for acompanhada de outras queixas, como

  • Inflamação e vermelhidão em toda a área do ouvido.
  • Zumbido ou perda de audição.
  • Febre acima de 38 graus.
  • Dor intensa no ouvido por mais de 48 horas.

Por esse motivo, é essencial fazer uma avaliação detalhada do canal auditivo, pois essa é a maneira ideal de determinar o que está acontecendo e o tratamento adequado.

Agora que você viu a melhor forma de tirar secreção do ouvido, não perca este artigo sobre as causas e soluções para a sensação de algo no ouvido.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar secreção do ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Bibliografia
  • Larach, F. y Astorquiza, C. (2016). Otitis externa: diagnóstico y manejo practico. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-revista-medica-clinica-las-condes-202-articulo-otitis-externa-diagnostico-y-manejo-S0716864016301250#:~:text=La%20otitis%20externa%20es%20una%20inflamaci%C3%B3n%20que%20compromete%20la%20piel,difusa%20u%20o%C3%ADdo%20del%20nadador
  • Manual MSD. (2020). Algunas causas y características de la supuración del oído. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/es/hogar/multimedia/table/algunas-causas-y-caracter%C3%ADsticas-de-la-supuraci%C3%B3n-del-o%C3%ADdo
  • Pérez, L. y col (2005). Traumatismo del oído. Heridas. Conmoción laberíntica. Fractura del hueso temporal. Secuelas. Disponível em: https://seorl.net/PDF/Otologia/022%20-%20TRAUMATISMOS%20DEL%20O%C3%8DDO.%20HERIDAS.%20CONMOCI%C3%93N%20LABER%C3%8DNTICA.%20FRACTURAS%20DEL%20HUESO%20TEMPORAL.%20SECUELAS.pdf
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como tirar secreção do ouvido