Doenças do ouvido

Sensação de ter algo no ouvido - Causas e soluções

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 21 fevereiro 2022
Sensação de ter algo no ouvido - Causas e soluções

Os ouvidos são muito delicados, como não se preocupar ao sentir algum desconforto neles? Embora a dor seja um dos sintomas mais frequentes no ouvido, a sensação de ter algo ou de que alguma coisa está mexendo dentro dele não é algo muito incomum.

Este sintoma pode surgir diante de diversos problemas, como uma otite ou um entupimento por cera. Além disso, você ter esta sensação se tem contraturas ou uma disfunção da articulação da mandíbula, assim como se está com outros transtornos menos comuns, como um tumor no ouvido.

A seguir, neste artigo do ONsalus, você encontrará tudo sobre a sensação de ter algo no ouvido, suas causas e soluções.

Também lhe pode interessar: Sensação de água no ouvido: o que pode ser

Índice

  1. Entupimento por cera
  2. Presença de um corpo estranho
  3. Otite
  4. Traumatismo
  5. Disfunção da articulação da mandíbula
  6. Contrações musculares
  7. Zumbidos
  8. Ansiedade

1. Entupimento por cera

Entupimentos por cera são uma das causas mais frequentes da sensação de ter algo no ouvido.

O cerúmen é produzido normalmente e tende a ser eliminado aos poucos, já que ambos ouvidos possuem um mecanismo através do qual vão "varrendo" para fora este cerúmen, mas se você toca seu ouvido com cotonetes ou algum outro objeto, se sente muito calor ou, simplesmente, é daquelas pessoas que transpiram mais do que o normal, pode ser que esta substância não esteja sendo eliminada adequadamente ou que fique acumulada em grande quantidade.

Normalmente, a cera é imperceptível até começarmos a sentir que está ali. Isto acontece quando ela já está obstruindo quase todo o canal e podem aparecer sintomas como a sensação de ter o ouvido tampado, ter algo dentro dele e, inclusive, se você mergulhou na água, ter a sensação de que ficou líquido ali dentro.

Este último pode favorecer o aparecimento de otite externa, já que promove a retenção de umidade e proliferação de microrganismos.

O que fazer?

Se estiver com essa sensação de ter algo no ouvido e já sabe que é por causa da cera, algo que você deve levar em conta é nunca tentar inserir nada no ouvido. Por maiores que sejam os desconfortos que sentir ou a sensação de ouvido tampado, isto pode piorar ainda mais a situação, pois pode gerar uma lesão, infecção ou, simplesmente, empurrar ainda mais para dentro o entupimento, o qual vai ficar ainda mais difícil de remover.

Você deve consultar um(a) médico(a) para que vejam se essa é a causa do seu problema e limpar o ouvido da forma mais adequada.

Sensação de ter algo no ouvido - Causas e soluções - 1. Entupimento por cera

2. Presença de um corpo estranho

Outra causa bastante comum da sensação de ter algo no ouvido, principalmente em crianças mais novas, é a presença de um corpo estranho. Também pode ocorrer se você costuma limpar seus ouvidos com cotonetes. Pode ficar um resto de sujeira no ouvido externo e gerar a sensação de algo se mexendo no ouvido.

Outra possibilidade é que o corpo estranho seja um pequeno inseto, e você pode sentir realmente como se algo estivesse se mexendo no ouvido.

O que fazer?

Diante da suspeita de que há algo no seu ouvido que não deveria estar ali, não tente remover isso sozinho. Seja um inseto ou outro objeto, algo que pode te ajudar é colocar algumas gotas de óleo no canal que está sentindo o desconforto. Você pode usar qualquer óleo que tiver. Depois, vá para para um posto de saúde se consultar e descobrir qual é o verdadeiro problema.

3. Otite

Quando existe uma inflamação ou infecção no ouvido, você também pode ter a sensação de ter algo no ouvido. Pelo simples fato de que pode ter acumulado um pouco de líquido no local e sentir esta sensação.

Outros sintomas que costumam acompanhar a otite podem ser:

  • Dor de ouvido.
  • Supuração.
  • Sensação de ouvido tampado.
  • Retumbar de sons internos no ouvido.
  • Desconforto ao tocar na orelha (otite externa).
  • Resfriado anterior (otite média).
  • Febre ou mal-estar geral (otite média)

O que fazer?

É aconselhável que você recorra a um(a) profissional médico que possa avaliar o que está realmente acontecendo. No caso da otite externa, muitas vezes, é preciso limpar o ouvido antes de indicar um tratamento que costuma consistir em gotas.

Para a otite média, é recomendado melhorar o estado da via respiratória (nariz e seios paranasais). Isto, muitas vezes, exige tratamentos com antibióticos ou medicina natural em geral.

Neste outro artigo falamos sobre a sensação de água no ouvido que pode te interessar.

5. Traumatismo

Se estes incômodos apareceram depois de uma pancada ou algum tipo de lesão, é provável que esta seja sua causa. Se a membrana do tímpano foi lesionada ou há um acúmulo de líquido no ouvido médio, pode ser que você tenha essa sensação de algo se mexendo nesta região.

O que fazer?

Assim como nos outros casos, você consultar uma clínica médica para determinar qual é a origem do sintoma que está sentindo.

No caso de traumatismos, geralmente é preciso esperar a evolução normal, ou seja, a cicatrização e limpeza natural. Podem ser usadas substâncias para prevenir infecções, mas isto deve ser determinado por um(a) especialista.

6. Disfunção da articulação da mandíbula

Este é outro dos motivos mais frequentes da sensação de ter algo no ouvido. Embora o ouvido não esteja diretamente envolvido, a articulação temporomandibular (ou ATM) está muito próxima do mesmo. Então, problemas na mesma podem provocar certas sensações como:

  • Dor nos ouvidos.
  • Coceira nos ouvidos (é a causa mais comum deste problema).
  • Ruídos ao abrir e fechar a boca.
  • Zumbidos.
  • Mandíbula travada.
  • Dores de cabeça.
  • Contrações musculares.

O que fazer?

Como primeira medida, descartar que não há um problema no ouvido. Medidas que podem te ajudar com um problema de mandíbula são:

  • Consultar um especialista em ATM (normalmente são dentistas).
  • Aplicar calor na região.
  • Evitar mastigar coisas duras, que te obriguem a abrir muito a boca, ou chicletes.
Sensação de ter algo no ouvido - Causas e soluções - 6. Disfunção da articulação da mandíbula

7. Contrações musculares

As contrações musculares que afetam os músculos da mastigação (bruxismo), podem fazer com você sinta que algo se mexe no seu ouvido, que há algo ali ou ainda, que dói ou coça.

O que fazer?

Assim como no caso anterior, consultar um médico, aplicar calor e evitar o uso em excesso desta articulação.

Buscar qual é a causa da tensão ou aplicar técnicas de relaxamento é fundamental para que possa solucionar este problema desde sua raiz.

8. Zumbidos

A presença de ruídos que apenas você pode ouvir é chamada de acufeno, tinido ou zumbidos. Costuma surgir no ouvido interno junto com uma perda de audição, embora algumas vezes possa surgir devido a uma disfunção na ATM.

Essa sensação de um ruído estranho pode existir junto com a sensação de ter algo no ouvido, embora não seja o mais comum. Também pode estar associada a tonturas ou vertigem.

O que fazer?

Se notar a presença de acufenos, é aconselhável que você consulte um(a) profissional especializado em ouvidos, especialmente se o incômodo for muito recente, pois será mais fácil de tratar do que se perdurar por muito tempo.

9. Ansiedade

A ansiedade é uma eterna impostora. Pode gerar diversos sintomas dos mais variados e que, muitas vezes, nos deixa visivelmente desorientados.

Se você está sentindo um estado de estresse e ansiedade, pode ter esta sensação de movimento no seu ouvido, assim como diversos sintomas como: contrações musculares, sensação de falta de ar, opressão no peito, tonturas, bocejos constantes, insônia, etc.

O que fazer?

Relaxe, respire fundo e tente saber o que está acontecendo. Seu corpo está mostrando de outra forma o que você não está vendo, talvez seja o momento de prestar mais atenção.

Não basta entorpecer as sensações com medicamentos, é importante buscar a ajuda de alguém que possa te acompanhar neste processo de crescimento e cura.

Agora que você sabe as diferentes causas para a sensação de ter algo no ouvido, não perca este outro artigo sobre pontadas no ouvido.

Sensação de ter algo no ouvido - Causas e soluções - 9. Ansiedade

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de ter algo no ouvido - Causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Bibliografia
  • Simon F, Hempel J-. Otitis externa zügig und konsequent behandeln [Otitis externa]. MMW Fortschr Med. 2019 Jun;161(12):35-39. German. doi: 10.1007/s15006-019-0656-8. PMID: 31230310.
  • Shirai N, Preciado D. Otitis media: what is new? Curr Opin Otolaryngol Head Neck Surg. 2019 Dec;27(6):495-498. doi: 10.1097/MOO.0000000000000591. PMID: 31592792.
  • Oyama LC. Foreign Bodies of the Ear, Nose and Throat. Emerg Med Clin North Am. 2019 Feb;37(1):121-130. doi: 10.1016/j.emc.2018.09.009. PMID: 30454775.
  • Lavigne GJ, Khoury S, Abe S, Yamaguchi T, Raphael K. Bruxism physiology and pathology: an overview for clinicians. J Oral Rehabil. 2008 Jul;35(7):476-94. doi: 10.1111/j.1365-2842.2008.01881.x. PMID: 18557915.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Sensação de ter algo no ouvido - Causas e soluções