Partilhar

Dor atrás da orelha: causas e tratamento

Dor atrás da orelha: causas e tratamento

O aparecimento de uma dor atrás da orelha pode ser o início de um transtorno de saúde. Em algumas circunstâncias pode ser o resultado de complicações de doenças e, inclusive, aparecer por causas desconhecidas. Nestes casos, o ideal é ir ao médico para determinar a origem do incômodo.

As causas da dor atrás da orelha são diversas, podem ir desde a lesão de um nervo até problemas dentários. Todas elas devem ser avaliadas, diagnosticadas e tratadas por especialistas de acordo com os sintomas que o paciente apresentar. Neste artigo do ONsalus, explicamos em detalhes quais são as causas e o tratamento da dor atrás da orelha.

Também lhe pode interessar: Caroço atrás da orelha, o que pode ser?

Dor atrás da orelha: o que pode ser

Existem várias causas da dor atrás da orelha, entre elas, se encontram:

  • Neuralgia occipital: esta é uma alteração que surge quando os nervos, que vão desde a parte superior da medula espinhal até à cabeça através do couro cabeludo, ficam inflamados ou sofrem alguma lesão. Este tipo de dor é crônica, palpitante e perfurante. Muitas pessoas a descrevem como parecida com a sensação de ter recebido uma descarga elétrica no pescoço ou atrás da orelha. Frequentemente, a dor surge em apenas um lado da cabeça.
  • Mastoidite: é uma infecção do osso mastoide do crânio, o qual fica justamente atrás da orelha. Este processo infeccioso é muito mais frequente em crianças do que em adultos. Caracteriza-se pela dor atrás da orelha perto da nuca acompanhada de febre, dor de cabeça, secreção no ouvido e até mesmo perda da audição no ouvido afetado.
  • Disfunção da articulação temporomandibular: esta articulação pode ficar inflamada e causar dor atrás da orelha e inchaço.
  • Tensão crônica do pescoço: neste caso os nervos da região occipital estão envolvidos, o que pode gerar, além da dor de cabeça atrás da orelha, mal-estar geral.
  • Infecção nos ouvidos: a presença de micróbios na região auditiva ou o acúmulo de líquido dentro do ouvido, assim como um resfriado mais severo, podem ser facilmente as causas da dor atrás da orelha.
  • Lesão da membrana timpânica: a membrana timpânica pode ser lesionada por traumatismos e infecções, sejam virais ou bacterianas, que desencadeiam a citada dor atrás da orelha.
  • Problemas dentais: lesões na boca ou dentes causam, em alguns casos, dores que podem ser sentidas atrás da orelha. Neste caso, será fácil determinar se estamos perante um problema dentário quando o paciente também apresenta mau hálito, dificuldade para mastigar ou sensibilidade nas gengivas.
  • Condições da garganta: quando a garganta está dolorida, inflamada ou irritada, é possível sentir dor atrás da orelha descendo para o pescoço.

Dor atrás da orelha: tratamentos

A consulta médica é essencial, pois o tratamento da dor atrás da orelha vai depender exclusivamente da condição ou doença que esteja causando tal sintoma. O tratamento médico para dor atrás da orelha pode incluir:

  • Para aliviar a dor, pode-se prescrever analgésicos anti-inflamatórios não esteroides (AINES).
  • A aplicação de frio na área afetada pode ajudar a reduzir a irritação.
  • A terapia com calor pode ajudar nos casos de contrações musculares ou de tipo nervoso.
  • Antibioticoterapia nos casos onde a causa for uma infecção bacteriana.
  • Fisioterapia ou massagem local para casos de contração muscular ou lesão do sistema nervoso.

Na grande maioria dos casos, o tratamento é sintomático, isto é, vai depender do quadro clínico que o paciente apresentar.

Caroço atrás da orelha

Se você tem um caroço atrás da orelha é importante saber o que pode causar seu aparecimento e o que fazer a respeito:

  • Inflamação dos gânglios linfáticos: acontece devido a infecções com vírus ou germes que afetam o sistema imunológico, o qual é o encarregado de defender o organismo. Atrás da orelha estão os gânglios linfáticos que aumentam de tamanho uma vez que aparece a infecção.
  • Acne: lesões causadas pelo transtorno das glândulas sebáceas. O aumento de gordura na área vai se acumulando nos poros, o que causa um aumento de volume doloroso ao contato. As lesões da acne surgem em qualquer parte, as áreas mais comuns são o rosto, pescoço e atrás das orelhas.
  • Lipoma: trata-se de um caroço indolor benigno que se forma pelo acúmulo de células adiposas.
  • Mastoidite: como explicamos anteriormente, se trata da infecção do osso localizado atrás da orelha. Tal infecção, se não tratada corretamente, pode acabar causando o aparecimento de uma protuberância.
  • Cisto sebáceo: protuberância formada por sebo acumulado que pode aparecer em qualquer parte do corpo. Costuma ser suave, ao tocá-lo não costuma provocar dor e pode se mover.
  • Outras causas poderiam ser a dermatite, reações alérgicas, tumores, infecção no couro cabeludo ou alterações na tireoide.

Você pode ver mais informações consultado o artigo: caroço atrás da orelha, o que pode ser?

Na maioria dos casos, o caroço atrás da orelha desaparece de forma espontânea com o passar de alguns dias. No entanto, se este persistir ou apresentar dor, além de outros sintomas como os que mencionaremos a seguir, você deve consultar um médico o quanto antes:

  • Secreção sanguínea e líquido seroso.
  • Prurido.
  • Mudança de coloração.
  • Deformidade.

O médico fará o diagnóstico e indicará o tratamento a seguir de acordo com o tipo de lesão que o paciente apresentar.

Em alguns casos são necessários procedimentos cirúrgicos para eliminar a lesão.

Dor atrás da orelha: causas e tratamento - Caroço atrás da orelha

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor atrás da orelha: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Dor atrás da orelha: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Nídia Carmo
é normal sentir dor atrás da orelha quando aperta?

Dor atrás da orelha: causas e tratamento
1 de 2
Dor atrás da orelha: causas e tratamento

Voltar ao topo da página