Doenças do ouvido

Pontadas no ouvido: causas, diagnóstico e tratamento

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 2 março 2022
Pontadas no ouvido: causas, diagnóstico e tratamento

As dores no ouvido podem ser umas das mais irritantes e incômodas, contudo pode ser fácil aliviá-las quando se sabe o que está acontecendo.

Este tipo de sintoma pode aparecer quando há uma inflamação no ouvido externo ou médio, quando se sofre de bruxismo, contrações, problemas na articulação da mandíbula e ainda por ansiedade.

Neste artigo do ONsalus, te convidamos para se informar mais sobre as causas das pontadas no ouvido e o melhor tratamentopara cada caso.

Índice

  1. Otite externa
  2. Otite média
  3. Problemas na articulação da mandíbula
  4. Contrações musculares
  5. Ansiedade
  6. Faringite

1. Otite externa

O ouvido é composto por três partes: o ouvido externo, o ouvido médio e o interno.

O ouvido externo tem a forma de um pequeno ducto ou tubo que fica em contato com o exterior, é onde é produzida a cera e são formados os tampões de cerúmen.

O ouvido médio é o próximo ouvido dentro da cabeça e fica em contato por um pequeno ducto com o nariz. E o interno, como seu nome diz, está localizado ainda mais adentro, sendo o lugar onde realmente ocorre a audição através da transferência do som para os impulsos nervosos.

A otite externa ocorre no ouvido externo. Esta costuma surgir quando há muita umidade e isso faz com que bactérias e fungos se proliferem dentro do canal.

Isto é comum quando há um entupimento de cera ou também quando, em épocas de calor, fica em contato muito frequente com a água. Também pode ser gerado se tocar muito seus ouvidos ou se sofreu um traumatismo nesta região.

Entre os sintomas mais frequentes da otite externa, estão:

  • Dor severa em um ou ambos ouvidos.
  • Pontadas no ouvido.
  • Dor ao tocar ou esfregar a orelha.
  • Sensação de ouvido tampado.
  • Supuração esbranquiçada, amarelada, esverdeada, amarronzada ou com sangue.

Algo importante a ser observado é que geralmente nãohistórico de resfriado anterior e geralmente não há febre.

O que fazer?

É importante consultar um(a) médico(a) para confirmar que esta é a causa da sua dor no ouvido. Se o diagnóstico assim confirmar, é preciso limpar a supuração dentro do possível. Às vezes, pode ser difícil realizar a limpeza, pois pode doer ao fazer isso, mas se for limpada, é provável que a evolução seja mais favorável, já que as gotas atuarão melhor sobre a pele do ducto e curarão mais facilmente a infecção.

2. Otite média

Quando o ouvido médio é o afetado, estamos falando da otite média. Trata-se da inflamação desta região por causa de uma inflamação no nariz.

Quando as vias respiratórias ficam inflamadas, o ducto que une o nariz com o ouvido médio, chamado de Trompa de Eustáquio, é comprometido. Isto impede que a pressão dentro do ouvido médio se iguale e também evita que o ouvido médio fique inflamado e que o muco se acumule ali.

Este acúmulo de secreções costuma provocar muita dor e pressão, sensação de pontadas no ouvido ou de que ele esteja tampado e, inclusive, pode supurar líquido de cor amarela, verde, com sangue ou transparente.

Quando ocorre a supuração, a dor no ouvido costuma ser aliviada, a qual, até então, é bastante severa.

O que fazer?

É essencial tratar a inflamação do nariz e vias respiratórias para que o ouvido possa melhorar.

Em um primeiro momento, pode ser necessário recorrer a analgésicos, já que este tipo de dor e pontadas costumam ser muito incômodas.

Além disso, costumam ser utilizados antibióticos no tratamento da infecção. Também pode ser necessário o uso de aerossóis nasais com anti-inflamatórios. Deste modo, se o nariz estiver ventilado e permitir a passagem de ar, o ouvido será curado mais rapidamente.

Em alguns casos, especialmente em crianças mais novas, pode ser necessário fazer uma punção para aliviar os sintomas e pegar uma amostra da bactéria causadora da infecção.

3. Problemas na articulação da mandíbula

A articulação da mandíbula ou temporomandibular (ATM) é a que permite que a boca abra e feche. Logo atrás desta articulação fica o ouvido. É por isso que os problemas na ATM causam sintomas variados que podem incluir a dor ou pontadas no ouvido.

É importante que você saiba que as dores costumam ser esporádicas, isto é, aparecem e desaparecem. Isto é algo essencial para diferenciá-la da otite. A inflamação do ouvido é uma dor muito aguda que não costuma ir e vir, durando enquanto o problema não for resolvido.

Outros sintomas que frequentemente acompanham este problema são:

  • Coceira em um ou nos dois ouvidos.
  • Dor de cabeça.
  • Dor atrás dos olhos.
  • Ruídos ao abrir e fechar a boca.
  • Mandíbula travada.
  • Contrações musculares.
  • Sensação de pressão à frente do ouvido.
  • Cansaço na região à frente do ouvido.

Entre as causas que geram uma alteração na ATM podemos citar os traumatismos, o bruxismo, o excesso de uso da articulação, falta de hidratação das articulações, malformações, tratamentos ortodônticos, entre outros.

O que fazer?

É necessário confirmar de que se trata de um problema de ATM para poder definir o melhor tratamento. Quando o problema está localizado na articulação, você se sentirá melhor se:

  • Aplicar calor.
  • Evitar o uso excessivo da articulação: evitar mastigar coisas duras ou que precisem de muita mastigação, como por exemplo, chicletes.
  • Não abra muito a boca: por exemplo, é melhorar cortar uma maçã em pedaços pequenos do que comê-la inteira.

Você pode tomar um analgésico se a dor no ouvido for muito intensa, mas é fundamental que trate a causa do problema. Geralmente este problema é tratado com precisão por dentistas ou dentistas especialistas em ATM.

4. Contrações musculares

Uma das causas mais frequentes pelas quais você pode sentir pontadas no ouvido são as contrações musculares. Os músculos da mastigação estão entre os mais fortes do corpo. Quando eles se contraem por causa do bruxismo, por exemplo, os músculos do pescoço também se contraem, a ATM fica tensa e podem aparecer as pontadas, a dor que aparentemente é nos ouvidos e outros sintomas que surgem diante da disfunção desta articulação.

As contrações musculares no pescoço também podem provocar este efeito nos ouvidos.

O que fazer?

O tratamento diante do bruxismo costuma consistir na aplicação de calor e no uso de anti-inflamatórios com relaxantes musculares, mas você deve saber que isto apenas acalmará os incômodos temporariamente.

Aconselha-se verificar o que está causando tanta tensão. O que em seus hábitos alimentares, descanso e controle das emoções pode estar te causando estes incômodos.

Pontadas no ouvido: causas, diagnóstico e tratamento - 4. Contrações musculares

5. Ansiedade

A ansiedade costuma provocar tensão na região da garganta, pescoço e da ATM, e isto pode se transformar facilmente em pontadas ou dor nos ouvidos.

Muitos outros sintomas podem ser gerados a partir da ansiedade como: dificuldade para conciliar ou manter o sono, problemas digestivo, dores de cabeça, sensação de opressão no peito, tosse, entre outros.

O que fazer?

Primeiramente, você deve identificar o que está acontecendo contigo. Buscar se acalmar mantendo sua mente tranquila, se focar no que está vivendo e não no que te machuca e controlar da forma mais apropriada as emoções, isto é essencial para que possa chegar ao bem-estar.

Pode ser difícil conseguir isso sozinho, sendo que talvez seja necessário consultar alguém que possa te ajudar. Você pode recorrer a um amigo ou amiga ou a uma ajuda profissional.

6. Faringite

Os problemas de garganta também podem causar dor ou pontadas que parecem vir do ouvido.

Isto acontece porque os nervos compartilhados com os ouvidos passam pela garganta, de modo que uma inflamação nesta região gera um impacto direto nesta sensação.

O diagnóstico pode ser feito facilmente ao ser examinado por um(a) médico(a).

O que fazer?

Dependendo da causa da faringite pode ser necessário fazer um tratamento sintomático ou também pode ser exigido o uso de antibióticos.

Você também pode utilizar remédios naturais como o mel ou o chá de gengibre em pó.

Agora que você já sabe as possíveis causas para as pontadas no ouvido, não perca este outro artigo sobre o ouvido pulsando, o que pode ser?

Pontadas no ouvido: causas, diagnóstico e tratamento - 6. Faringite

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontadas no ouvido: causas, diagnóstico e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pontadas no ouvido: causas, diagnóstico e tratamento