Partilhar

Como controlar a ansiedade

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Como controlar a ansiedade

Existem muitas situações no dia a dia que podem causar ansiedade: viver um momento de estresse, estar nervoso por alguma mudança na sua vida, passar por uma altura emocionalmente instável, etc. A ansiedade, quando é pontual, pode ser tratada de diferentes formas que têm como objetivo tentar acalmar os nervos e recuperar o bem estar físico e emocional. No entanto, se você tem uma ansiedade crônica, deve falar com o seu médico para que se determine a origem da sua condição e para que ele receite o melhor tratamento para atenuar seus efeitos.

O ONsalus tem os melhores truques para curar a ansiedade que você pode introduzir facilmente no seu dia a dia e, assim, reduzir o mal estar generalizado e voltar a sentir-se tranquilo durante o dia.

Sintomas de ansiedade e estresse

Antes de tudo, é importante aprender a reconhecer os sintomas da ansiedade para, assim, poder detectar se o que você está sentindo é ansiedade ou se é uma outra alteração que está afetando a sua saúde e o seu sistema nervoso. Você deve saber que estes sinais se podem dividir em nível físico e psíquico mas, geralmente, produzem um mau estar generalizado na pessoa.

Sintomas da ansiedade a nível psíquico

  • Ter a sensação de estar todo o dia preocupado com alguma coisa não conseguir dar a volta às situações por mais que você tente.
  • A insegurança é também um sinal claro de ansiedade.
  • Ter uma grande sensação de desconforto constante é um outro sintoma típico desta situação.
  • Muitas pessoas têm vontade de fugir, de se afastar para longe das situações que as oprimem.
  • Também é comum que a pessoa se sinta em constante estado de alerta sendo incapaz de relaxar nem de dormir tranquilamente.
  • Nesta situação anímica é muito difícil você conseguir se concentrar ou memorizar coisas que, em outras circunstâncias, não custariam tanto.
  • Ter pensamentos negativos para você mesmo e demonstrar mais susceptibilidade em relação aos outros é também um sinal claro de ansiedade.

Sintomas físicos da ansiedade

  • Taquicardia ou alteração do ritmo cardíaco.
  • Suores, sufoco ou sensação de calor também são habituais entre as pessoas com ansiedade.
  • Os tremores também podem aparecer em pessoas que estão passando por esta situação.
  • Também é comum que sintam uma sensação de aperto no peito e faz com que se torne difícil respirar com tranquilidade.
  • Devido ao estado de nervos que você está passando, também é comum que você sinta os músculos rijos e dificuldade em relaxar.
  • Um outro sintoma frequente é ter um mal estar digestivo e alterações tais como náuseas, vômitos, falta de apetite, etc.

No ONsalus, falamos acerca da ansiedade generalizada, indicando tanto as causas, os sintomas e o tratamento mais correto para superar esta situação.

Como controlar a ansiedade - Sintomas de ansiedade e estresse

Auriculoterapia para ansiedade

Um dos truques para a ansiedade é usar uma terapia alternativa inspirada na acupuntura conhecida como Auriculoterapia. Esta técnica vem da medicina tradicional chinesa e é especializada em ativar os pontos de energia que estão nas nossas orelhas e, assim, conseguir reequilibrar o fluxo energético curando as partes que estão débeis (partes que podem ser físicas ou psíquicas).

Antes de mais, devemos entender que a medicina oriental vê o corpo humano como um todo e que parte deste se une com a matéria e com a energia. Quando há um desequilíbrio em algumas das partes, a outra vê-se diretamente afetada. Assim, a maioria dos tratamentos feitos com este tipo de medicina trabalham para equilibrar o nosso corpo tanto a nível emocional como físico e este é também o caso da Auriculoterapia, um ramo de acupuntura que se concentra nos pontos de energia que existem nas orelhas.

Com a Auriculoterapia é possível tratar a ansiedade, colocando microesferas magnéticas na orelha, estimulando os impulsos nervosos e libertando a energia, o que permite que a mesma volte a fluir pelo corpo com normalidade. Esta técnica também permite que sejam liberadas as endorfinas, uma das hormonas que causam prazer e bem-estar.

De qualquer forma, você deve saber que existem algumas contra-indicações da auriculoterapia, especialmente em casos de:

  • Problemas na pele da orelha como, por exemplo, eczemas ou queimaduras.
  • Não é aconselhado no caso de gravidez.
  • Se você teve algum aborto ou um parto prematuro, esta técnica também não é recomendada.
  • Pessoas que tomam antidepressivos também não devem apostar neste tipo de terapia.
Como controlar a ansiedade - Auriculoterapia para ansiedade

Estratégias para reduzir a ansiedade - Esportes

Sem dúvida alguma que um dos melhores truques para acalmar a ansiedade é fazer esporte pois, graças ao exercício físico, você consegue liberar endorfinas, a hormona que que vai ajudar a sentir prazer e conseguir uma grande sensação de bem-estar. Para além disso, a prática de esporte permite que você fique cansado e acabe por descansar melhor durante a noite.

Entre os melhores esportes para tratar a ansiedade, você deve saber que os mais adequados são aqueles que, para além de melhorar a forma física, ajudam também a melhorar a saúde mental e espiritual. É o caso do tai-chi, yoga ou pilates, três métodos pensados para conseguir uma harmonia entre o corpo e a alma, baseando-se nos princípios que mencionados anteriormente sobre a medicina oriental.

No entanto, se você não é muito fã deste tipo de esporte e prefere atividades em equipa, você deve saber que, no geral, qualquer exercício cardiovascular que ative a circulação e o seu organismo é perfeito para reduzir a ansiedade. Correr, praticar paddle ou andar de bicicleta são atividades que favorecem também a entrada de oxigênio e a renovação das células. Para além disso, estar em contato com outras pessoas faz com que você socialize, o que faz com que você ria mais e desligue ao máximo do problema ou situação que te está incomodando.

Como controlar a ansiedade - Estratégias para reduzir a ansiedade - Esportes

Infusões relaxantes

Você também pode reduzir a ansiedade aproveitando os benefícios das ervas medicinais que atuam de forma direta no seu organismo, conseguindo uma maior sensação de relaxamento e bem-estar. Em seguida, indicamos as melhores infusões para relaxar que você pode incorporar no seu cotidiano:

Infusão de valeriana

Esta planta está pensada para acalmar alguns transtornos nervosos como, por exemplo, o estresse, as insônias, a taquicardia, etc. A razão pela qual isso acontece é que ela contém propriedades calmantes que conseguem reduzir os nervos e, com isso, melhorar a sua condição. Para aproveitar estes benefícios, você apenas tem de tomar uma infusão deste tipo 1 vez por dia, de preferência à noite, para conseguir descansar profundamente e ter um sono revitalizante. No ONsalus descobrimos os benefícios da valeriana para a saúde.

Infusão de melissa

Uma outra erva medicinal adequada para acalmar a ansiedade é a melissa, já que conta com propriedades calmantes reduzindo os nervos e aumentando o relaxamento. O melhor é tomar ao longo do dia para poder sentir os efeitos desta infusão e viver mais calmo e com maior bem-estar.

Infusão de passiflora

Também é uma das plantas mais usada para conseguir dormir e relaxar pois conta com propriedades sedantes e calmantes que te ajudarão a reduzir a ansiedade, acalmar os nervos e sentir muito melhor em pouco tempo.

Como controlar a ansiedade - Infusões relaxantes

Técnicas de relaxamento para ansiedade

Outra forma de curar a ansiedade é o uso de técnicas de relaxamento que você pode realizar em sua casa facilmente. Uma das mais adequadas é a meditação, uma técnica de introspectiva que procura acalmar a mente e conectar o paciente com ele mesmo através de um ambiente de relaxamento que propicia o desligamento do mundo exterior. Praticando meditação, você conseguirá reduzir a ansiedade e apostar numa vida mais calma, equilibrada e estável. Neste artigo do ONsalus, descobrimos os benefícios da meditação para a saúde.

No entanto, se você preferir outro tipo de técnicas mais convencionais, pode sempre optar por exercícios de respiração que te ajudarão a reduzir os nervos, permitindo que o oxigênio se distribua corretamente pelo corpo todo. Um dos exercícios que você pode fazer é:

  • Inale o ar pelo nariz e sinta como ele desce até à parte inferior do abdômen;
  • Aguente o ar aí durante alguns segundos;
  • Exale lentamente, sentindo como o estômago desincha e a caixa torácica a expande.
  • Volte a repetir a respiração, concentrando a sua atenção no caminho que o ar faz no interior do seu corpo.
  • Pratique este exercício durante 10 minutos e repita todos os dias para conseguir eliminar a ansiedade e voltar a recuperar o bem-estar no dia a dia.
Como controlar a ansiedade - Técnicas de relaxamento para ansiedade

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar a ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Transtornos mentais.

Escrever comentário sobre Como controlar a ansiedade

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
JULIANA SILVA OLIVEIRA
GOSTARIA DE UM CHA QUE CONTROLE ANSIEDADE
Nídia do Carmo (Editor/a de ONsalus.com.br)
Oi Juliana! O chá de camomila e o chá de tília são bons aliados contra a ansiedade pois possuem efeito relaxante.

Como controlar a ansiedade
1 de 6
Como controlar a ansiedade

Voltar ao topo da página