Partilhar

Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 10 outubro 2017
Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento

A ansiedade generalizada é um transtorno mental que pode afetar qualquer pessoa, inclusive crianças, podendo acontecer com mais frequência em mulheres que em homens. Contudo, esta condição só afeta 3% das pessoas. Quem sofre desta alteração vive preocupado com assuntos e detalhes da vida cotidiana que podem escapar do seu controlo. Se você sofre de ansiedade moderada, pode levar uma vida social normal e inclusive manter o trabalho, mesmo que você tente evitar algumas situações. Quando o estado de ansiedade se agrava, fica mais difícil lidar com as tarefas do dia-a-dia. No ONsalus explicamos as causas, sintomas e tratamento da ansiedade generalizada.

Também lhe pode interessar: Como controlar a ansiedade

Causas da ansiedade generalizada

A causa do transtorno de ansiedade generalizada é desconhecida. No entanto, se deve possivelmente à genética ou ao estresse. Sofrer de outros transtornos como a depressão ou pânico também podem causar ansiedade. O transtorno de ansiedade generalizada desenvolve gradualmente, tendo a infância e a adolescência como maiores fases de risco. Não existem ainda exames para diagnosticar a ansiedade, pelo que serão feitos exames de laboratório específicos para descartar doenças com sintomas semelhantes, além das suas respostas em relação aos sintomas apresentados.

Existem outros fatores que poderão aumentar o risco de sofrer de ansiedade generalizada:

  • Se você está grávida ou se acabou de ter um bebê.
  • Abuso de drogas.
  • Se teve uma situação prolongada de diabetes, alcoolismo ou depressão.
Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento - Causas da ansiedade generalizada

Sintomas de ansiedade generalizada

O sintoma mais comum da ansiedade generalizada é a preocupação exagerada e frequente que, geralmente, se refere à família, saúde, relações e ao dinheiro. É muito comum que as pessoas com este transtorno estejam conscientes de que a sua preocupação é excessiva, mesmo quando não conseguem controlá-la. Outros sintomas da ansiedade são os problemas de concentração, irritabilidade, fadiga, desassossego ao acordar, problemas de sono não só para adormecer, mas para também para conciliar e conseguir um sono reparador. Pode também trazer sintomas físicos como dificuldades em respirar, tensão muscular, transpiração e problemas de estômago.

Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento - Sintomas de ansiedade generalizada

Controlar ansiedade generalizada: tratamento

O tratamento mais eficaz em caso de ansiedade generalizada leve são os antidepressivos e a psicoterapia. Em casos mais graves, pode ser recomendada a combinação dos dois. Com respeito à psicoterapia, a terapia cognitivo comportamental pode ser usada para que o doente possa entender a relação entre os seus pensamentos e comportamentos, gerir o estresse e repensar os seus pensamentos negativos e distorcidos. Existem casos em que a ansiedade é crônica e difícil de tratar, no entanto é possível fazer um bom prognóstico.

É importante que você saiba que os medicamentos não curam a ansiedade, apenas se encarregam de controlar os sintomas. Podem ser receitados ansiolíticos e bloqueadores beta que podem prevenir os sintomas físicos que aparecem e os inibidores seletivos da recaptação de serotonina, utilizados geralmente para tratar ansiedade de longa duração. É importante seguir as indicações para tomar estes medicamentos, pois podem não fazer efeito se não forem corretamente administrados.

Por fim, existe uma série de cuidados pessoais que você deve ter presente, tais como evitar drogas ilícitas, reduzir o consumo de cafeína, realizar exercício físico regularmente, descansar e comer alimentos saudáveis.

Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento - Controlar ansiedade generalizada: tratamento

Ansiedade generalizada: Quando ir ao médico?

Se as preocupações interferem de maneira negativa nas suas atividades diárias, se você está deprimido ou começou a consumir algum tipo de drogas, é recomendável que visite o seu médico para fazer um diagnóstico correto e poder administrar o melhor tratamento.

Rápidas melhoras!

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Transtornos mentais.

Escrever comentário sobre Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento
1 de 4
Ansiedade generalizada: sintomas, causas e tratamento

Voltar ao topo da página