Transtornos de ansiedade

Dor na mandíbula por ansiedade: causas e como aliviá-la

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 14 dezembro 2022
Dor na mandíbula por ansiedade: causas e como aliviá-la

Às vezes, a ansiedade é uma das possíveis causas de tensão e dor na mandíbula, já que em situações de angústia, estresse crônico ou preocupação, a pessoa tende a apertar a mandíbula e ranger os dentes sem perceber, mesmo durante o sono. Essa rigidez na articulação da mandíbula pode ser pontual ou aparecer gradualmente, mantendo-se durante períodos prolongados, causando dor e enorme sensibilidade nos dentes, o que, em situações graves, pode fazer com que se quebrem. Por isso, é fundamental prestar atenção a esses sintomas para evitar a ocorrência de outros desconfortos, como dor de cabeça, dor no queixo ou nos ouvidos.

Nesse artigo do ONsalus explicamos tudo sobre dor na mandíbula por ansiedade: causas e como aliviá-la.

Também lhe pode interessar: Como controlar a ansiedade

Índice

  1. Estresse
  2. Alterações psicoemocionais
  3. Bruxismo
  4. Síndrome de Burnout
  5. Transtornos dissociativos
  6. Como aliviar a dor na mandíbula por ansiedade

Estresse

O estresse contínuo e descontrolado às vezes causa tensão na mandíbula, que pode aparecer no lado direito ou esquerdo da mandíbula, ou mesmo em ambos os lados. Essa enfermidade normalmente se manifesta de forma repentina ou gradual e, além disso, permanece por um longo período. Uma pessoa com altos níveis de estresse pode ter a musculatura e a articulação mandibular afetadas, tornando-se mais tensa e restringindo ou alterando seus movimentos, assim como sua expressão facial.

O que fazer?

Para aliviar a dor na mandíbula por estresse, é fundamental procurar um psicólogo ou um especialista correlato para avaliar os fatores que ativam essa sensação e assim estabelecer ferramentas adequadas para poder minimizá-la. Também é importante conseguir um bom descanso para tentar relaxar de forma geral os músculos do corpo. Nesse sentido, a meditação e as posturas de yoga ajudam a reduzir o estresse e a modificar as emoções, possibilitando um estado de calma e bem-estar emocional. Além disso, de acordo com a opinião médica, alguns medicamentos pontuais como antidepressivos podem minimizar os episódios de estresse.

Dor na mandíbula por ansiedade: causas e como aliviá-la - Estresse

Alterações psicoemocionais

As alterações psicoemocionais são uma causa potencial de geração de doenças mandibulares crônicas. As pessoas que sofrem de transtornos mentais, estresse pós-traumático, somatização e depressão tendem a sofrer de disfunção temporomandibular, manifestando muita dor ao abrir a boca, ao mastigar alimentos ou ao falar; além de apresentar ranger de dentes e assimetria nos movimentos articulares. Portanto, neste caso de dor na mandíbula por ansiedade, é essencial atender ao estado emocional para conseguir aliviar as enfermidades mandibulares.

O que fazer?

Nesses casos, é necessária uma avaliação detalhada do médico especialista para especificar adequadamente o estado emocional da pessoa. Normalmente, o uso de terapias e certos medicamentos, como os antidepressivos, ajudam a minimizar as alterações psicoemocionais. À medida que a saúde mental é monitorada e regulada, a tensão da mandíbula começará a melhorar de forma gradual.

Neste outro artigo te mostramos como controlar a ansiedade.

Bruxismo

O bruxismo é um transtorno que leva ao ranger e tensão dos dentes. A pessoa que sofre de bruxismo pode ranger e tensionar os dentes tanto durante o dia quanto à noite. Essa condição pode ser grave o suficiente para causar dor na mandíbula por ansiedade, danos aos dentes e dor de cabeça.

Geralmente, o bruxismo está ligado a fatores físicos, psicológicos e genéticos do indivíduo e, por isso, em situações de ansiedade, frustração ou estresse, pode-se responder involuntariamente ao ranger os dentes. Contudo, outros transtornos médicos e de saúde mental, como a doença de Parkinson, demência, distúrbios gástricos e hiperatividade, entre outros, podem potencializar o bruxismo.

O que fazer?

O tratamento do bruxismo vai depender da sua intensidade. Se a situação for grave, certos medicamentos, avaliações odontológicas e mudanças de hábitos irão ajudar a diminuir a dor na mandíbula e reduzir os danos aos dentes. Nesse sentido, tomar relaxantes musculares ou remédios para controlar a ansiedade e o estresse permitem o relaxamento dos músculos da mandíbula.

Além disso, as placas e os protetores dentais evitam que os dentes sejam danificados pelo ranger e pela pressão exercida pela pessoa ao fechar a boca. Ademais, manter a posição correta da boca e da mandíbula de acordo com as indicações do dentista permite aliviar significativamente essa enfermidade.

Dor na mandíbula por ansiedade: causas e como aliviá-la - Bruxismo

Síndrome de Burnout

Esta síndrome é uma condição que geralmente se manifesta em pessoas que trabalham ou prestam serviços diretamente para outras pessoas, como professores, profissionais de saúde, psicólogos, entre outros. São justamente aqueles trabalhadores que em sua rotina de trabalho tendem ao esgotamento por tentar atender todas as expectativas, cumprir todos os compromissos e performar um alto desempenho com todos os que estão sob sua responsabilidade.

Em certas circunstâncias, quando aquilo que é planejado e programado não se cumpre e as metas estabelecidas descem ladeira abaixo, costumam aparecer nesses profissionais sintomas de cansaço, ansiedade e depressão que podem desencadear dores na mandíbula por ansiedade, já que a angústia, o nervosismo e o desespero de tentar fazer com que tudo saia bem gera uma contração dos músculos na mandíbula. A pessoa pressiona os dentes de forma inconsciente e gera uma tensão considerável na mandíbula, levando a muita dor e limitação na rotina do paciente.

O que fazer?

O tratamento deve ser feito de forma integral, considerando o aspecto psicológico, os hábitos alimentares e, em alguns casos, deve-se considerar o tratamento medicamentoso conforme os níveis de estresse e ansiedade. Para aliviar esses sintomas, a terapia cognitivo-comportamental, a ativação de técnicas de relaxamento e respiração, bem como uma boa alimentação, são elementos de grande ajuda.

Transtornos dissociativos

Os transtornos dissociativos são uma categoria de transtornos mentais crônicos, que se manifestam com maior frequência em mulheres. São patologias em que a pessoa apresenta preocupações crônicas devido a sintomas físicos, que não têm origem clara ou identificável.

Normalmente, a pessoa com um transtorno dissociativo manifesta preocupações psicológicas, que exterioriza na forma de doenças físicas. Nesse sentido, costuma apresentar sintomas físicos e psicológicos, como distúrbios motores, sensitivos e sensoriais. Por isso, em situações de histeria, ao paciente é possível evidenciar a tensão nos músculos da mandíbula e também dor em toda a região, além de sentir peso ao caminhar e comer. O sistema nervoso tende a se alterar, motivo pelo qual a pessoa que sofre do transtorno pode ter dificuldade em mastigar, engolir e digerir os alimentos e, em certas ocasiões, pode por vezes apresentar também certa paralisia facial.

O que fazer?

Tratar esse tipo de transtorno necessariamente necessita de avaliações psiquiátricas para especificar o estado emocional da pessoa e assim poder indicar a forma de psicoterapia adequada. O tratamento deve controlar os sintomas para não interferirem na qualidade de vida do paciente e, consequentemente, neutralizar as dores físicas, incluindo a tensão mandibular.

Como aliviar a dor na mandíbula por ansiedade

É fundamental aprender a relaxar a mandíbula por meio de exercícios-chave para obter o alívio da dor causada pela tensão dos músculos. Nesse sentido, há uma série de exercícios úteis muito recomendados por fisioterapeutas, como, por exemplo:

  • Massagem contínua e circular na área da articulação temporomandibular com cuidado, usando dois ou quatro dedos. Dessa maneira, a musculatura começará a relaxar e a dor diminuirá.
  • Massagem nas têmporas e acima da maçã do rosto, também com cuidado e usando os dedos indicadores para relaxar e aliviar a dor de cabeça.
  • Fazer exercícios de mobilização e relaxamento da articulação, abrindo e fechando a boca delicadamente, bem como movimentando o osso inferior da mandíbula da direita para a esquerda.
  • Fazer um puxão de orelhas para reduzir a pressão no osso temporal, muito importante na articulação da mandíbula. Para fazer isso, em uma posição confortável, estique o lóbulo da orelha com cuidado para baixo com os dedos indicador e polegar, várias vezes, para relaxar os tecidos.
  • É importante colocar em prática os alongamentos cervicais, levando cada orelha até um dos ombros, e mantendo a tensão por vinte segundos de forma suave e progressiva, para assim obter um relaxamento eficaz.

Agora que você já sabe as causas e o que fazer em caso de dor na mandíbula por ansiedade, confira o artigo a seguir no qual falamos especificamente sobre a dor em um lado da mandíbula.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na mandíbula por ansiedade: causas e como aliviá-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Transtornos mentais.

Bibliografia
  • Araya, C. y col (2011). Trastornos ansiosos y desórdenes temporomandibulares en funcionarios de un centro de salud familiar en la comuna de Concepción, Chile. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ysEpJj8lg2QJ:www.scielo.cl/scielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3DS0718-381X2011000300005&cd=14&hl=es-419&ct=clnk&gl=ve>. Acesso em 14 de dezembro de 2022.
  • Cruz-Fierro, N. y col. (2016). Síntomas de ansiedad, el manejo inadecuado de las emociones negativas y su asociación con bruxismo autoinformado. Disponível em: < https://www.elsevier.es/es-revista-ansiedad-estres-242-articulo-sintomas-ansiedad-el-manejo-inadecuado-S1134793716300306>. Acesso em 14 de dezembro de 2022.
  • Willeman Bastos Tesch, L.V. y col. (2014). Trastornos temporomandibulares y dolor orofacial crónico: al final ¿a que área pertenecen? [Documento en Línea]. Disponible: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1134-80462014000200002>. Acesso em 14 de dezembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dor na mandíbula por ansiedade: causas e como aliviá-la