menu
Partilhar

Dor em um lado da mandíbula: causas e tratamento

 
Por Magce Bonilla, Química. 5 outubro 2022
Dor em um lado da mandíbula: causas e tratamento

Em alguns casos, a dor em um lado da mandíbula pode aparecer de maneira repentina e provocar um grande incômodo, ainda mais quando dificulta o processo de mastigação. No começo, esse desconforto é causado por problemas dentais como caries e abcesso ou inflamação das gengivas, porém, existem outras razões como a sinusite, mialgia mandibular, bruxismo e outros, que acarretam uma dor de mandíbula e outros sintomas, que na maioria das vezes não é motivo para grande alarme, mas em algumas situações pode estar associado a um infarto ou ataque do miocárdio.

Por isso, se a dor na mandíbula estiver acompanhada de dores no peito, náuseas, tontura e dificuldade para respirar, é importante ir o mais rápido o possível ao médico. Neste artigo da ONsalus, te explicamos quais são as causas da dor na mandíbula em apenas um lado e seus tratamentos.

Dor em um lado da mandíbula por disfunção da ATM

A disfunção da articulação temporomandibular (ATM), também conhecida como mialgia mastigatória, está associada com os problemas que se manifestam nas articulações e músculos que conectam a mandíbula e o crânio. É uma patologia que resulta pela tensão muscular e problemas anatômicos dentro das articulações, que podem se originar por artrite, infecções, lesões ou traumatismo da mandíbula, entre outros.

Essas patologias articulares, se formam por causa de uma inflamação articular e acumulação de líquido, ou deslocamento do disco, causando dor e fraqueza muscular no lado da mandíbula afetado, podendo produzir um estalo ao abrir e fechar a mandíbula.

Tratamento

O tratamento para a disfunção da articulação temporomandibular depende de cada caso. Geralmente, começa com a ingestão de medicamentos com grande função analgésica, antipirética e anti-inflamatória para aliviar a dor e o inchaço da mandíbula. Também é recomendado utilizar frio ou calor nos músculos doloridos para aliviar o incômodo. Assim, é fundamental consumir alimentos macios que podem ser mastigados com facilidade e em algumas circunstâncias, seguindo indicação médica, é aconselhado realizar exercícios mandibulares que incluem rotação, alongamento, relaxamento e postura para melhorar a mobilidade.

Dor em um lado da mandíbula devido a sinusite

A sinusite é uma inflamação aguda dos seios da face, que surge por causa de complicações de uma infecção respiratória viral; pode afetar os tecidos vizinhos como cavidades nasais, olhos, ouvidos e mandíbula. Normalmente, aparece depois de um resfriado, alergias constantes e infecções bacterianas. Essa infecção pode afetar crianças e adultos e, segundo a incidência, pode ser classificada como aguda ou crônica. Essa patologia pode causar dor em um lado da mandíbula, na cabeça e no ouvido e também inflamação na área dos olhos, testa e bochechas. Portanto, é uma doença que deve ser tratada com prontidão para evitar que os sintomas se intensifiquem e se tornem complicações.

Tratamento

Geralmente, para tratar a sinusite, são utilizados antibióticos específicos por indicação médica como a amoxicilina e clavulanato, já que têm bastante efeito contra as bactérias pneumococo, que se proliferam rapidamente e são as mais complicadas. O tratamento também pode estar acompanhado de soluções salinas ou hipertônicas e corticoides orais ou que são injetados nas vias nasais, isso dependerá da situação de cada paciente.

Aqui você pode ler mais sobre remédios caseiros para a sinusite.

Dor em um lado da mandíbula: causas e tratamento - Dor em um lado da mandíbula devido a sinusite

Dor em um lado da mandíbula por problemas dentais

Às vezes, as cáries, a inflamação do ligamento, a má posição do dente, a inflamação das gengivas ou problemas de saúde bucais no geral, podem causar dor na mandíbula de apenas um lado ou em toda a mandíbula de maneira persistente e também em partes perto da cabeça. Além disso, pode causar dor ao mastigar, feridas na boca e inflamação na face. Nessa situação os sintomas são muito intensos e incômodos, por isso é indispensável buscar ajuda médica de imediato, para que a situação seja avaliada e o tratamento adequado recomendado, buscando diminuir a possibilidade de problemas maiores.

Tratamento

Dependendo do problema dental, o tratamento é recomendado pelo dentista após uma avaliação. Normalmente é necessário tratamentos de endodontia, de raiz ou periodontais.

 

Dor em um lado da mandíbula devido à neuralgia do trigêmeo

Essa neuropatia está associada aos nervos localizados no trigêmeo, três ramos do nervo que ficam espalhados por diversas regiões do rosto e que interferem nas funções motoras e sensitivas, especificamente na área oftalmológica, maxilar e mandibular. Precisamente a área mandibular, compreende diferentes ramificações nervosas que são utilizadas pela mastigação, a dentição inferior, os lábios, o queixo e a língua. Assim, as dores agudas normalmente se manifestam na mandíbula.


Esse problema tem mais incidência na população feminina e em pessoas com mais de 50 anos. Geralmente, as pessoas a desenvolvem sentem uma dor intensa ou queimação em uma parte da face ou mandíbula ao movê-la, tocá-la, durante a higiene pessoal, etc.

Tratamento

O tratamento médico para essa doença foca primeiramente no uso de medicamentos específicos, como a carbamazepina, um medicamento que alivia por completo ou quase sempre, as doenças que causam esse problema. Por outro lado, em pacientes que não respondem a esse medicamento, existem outros equivalentes como a oxcarbazepina, que também ajuda a minimizar os incômodos com menos efeitos colaterais. Porém, quando os tratamentos médicos não são eficazes e os efeitos colaterais causados pelos medicamentos utilizados são muito fortes, o tratamento cirúrgico pode ser considerado após avaliação por um especialista.

Dor em um lado da mandíbula: causas e tratamento - Dor em um lado da mandíbula devido à neuralgia do trigêmeo

Cistos e tumores como causa da dor em um lado da mandíbula

Os tumores ou cistos da área bucal, apesar de serem patologias distintas, podem causar dor na mandíbula em apenas um lado, no local em que se encontram ou em toda a mandíbula, e também podem impactar negativamente a saúde oral em geral. Não são comuns e na maioria dos casos não são malignos, apesar de crescerem muito rápido, o que pode causar problemas dentais e danos nos ossos e tecidos da mandíbula e boca. É importante levar em consideração que esses caroços também geram outros sintomas, como feridas na boca, dor de garganta, dificuldade para engolir e inflamação mandibular.

Tratamento


O tratamento para os cistos e tumores é muito diversificado e depende da particularidade de cada caso, considerando seu tamanho e a causa. Portanto, é fundamental o cuidado médico com urgência para garantir a eficácia do tratamento.

Dor em um lado da mandíbula devido ao bruxismo

Essa doença está associada com o ranger dos dentes, particularmente durante a noite, causando dor na mandíbula em um só lado ou ambos. O bruxismo aparece usualmente por causa de estresse ou alterações no sono e é uma parafunção mandibular que se localiza no plano psicológico. Porém, também pode ser causado por problemas bucais. Um dos sintomas clássicos é a contração dos músculos da mandíbula, que ocorre de maneira inconsciente e, às vezes, pode durar muito tempo.

Tratamento

O tratamento para bruxismo consiste em aliviar a dor na mandíbula, reparar danos de desgaste dos dentes e minimizar o ranger deles. Em vista disso, é importante manter uma dieta suave que não utilize muito a mastigação e não estimule a ativação do músculo. É recomendado também, utilizar calor na área mandibular afetada para relaxar os músculos. Por outro lado, de acordo com a situação, o aparelho amortecedor ou miorrelaxante, pode ajudar a descomprimir o músculo e a articulação da zona mandibular.

Recomendamos que leia estes outros artigos sobre o Bruxismo: causas, sintomas e tratamento.

Dor em um lado da mandíbula: causas e tratamento - Dor em um lado da mandíbula devido ao bruxismo

Infarto agudo do miocárdio pode causar a dor em um lado da mandíbula

O infarto agudo do miocárdio causa geralmente dor intensa no braço, no ombro, no pescoço, de um lado da mandíbula e de parte do rosto, normalmente em todo o lado esquerdo, consequência da interrupção do fluxo de sangue e oxigênio a uma região do músculo cardíaco. Essa situação requer atenção médica imediata, já que coloca em risco a vida da pessoa ou pode desencadear sequelas irreparáveis.

Tratamento

Tratar o infarto agudo do miocárdio requer atenção médica e hospitalar urgente para que a pessoa seja colocada no oxigênio e receba aspirina e nitratos para estabilização, para assim, receber assistência médica especializada que ajude a determinar com detalhes a situação. Por isso, dependendo da situação, o tratamento inclui o uso de remédios, como antiplaquetários, anticoagulantes e antianginosos, e também terapias de reperfusão e posteriormente, reabilitação e terapia das artérias coronárias.

Agora que você já sabe as causas e tratamento se sentir dor em um lado da mandíbula, não perca este outro artigo em que falamos sobre os sintomas de infarto do miocárdio.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor em um lado da mandíbula: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Aragón, A. Aragón, F. y Torres, L. (2005). Trastornos de la articulación tempero-mandibular [Documento online]. Disponível em: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1134-80462005000700006. Acesso em 5 de outubro de 2022.
  • Boto, G. (2010). Neuralgia del Trigémino. [Documento online]. Disponível em: https://scielo.isciii.es/pdf/neuro/v21n5/revision.pdf. Acesso em 5 de outubro de 2022.
  • Martínez, L. y col (2013). Documento de consenso sobre etiología, diagnostico y tratamiento de la sinusitis [Documento online]. Disponível em: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1139-76322013000400002. Acesso em 5 de outubro de 2022.
  • Oyarzo, J. y col (2021). Etiología, diagnóstico y manejo del bruxismo del sueño. [Documento online]. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-revista-medica-clinica-las-condes-202-articulo-etiologia-diagnostico-manejo-bruxismo-sueno-S0716864021000882. Acesso em 5 de outubro de 2022.
  • Sweis, R. (2020). Manual MSD. Infarto Agudo del Miocardio. [Documento online]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/es-ve/professional/trastornos-cardiovasculares/enfermedad-coronaria/infarto-agudo-de-miocardio-i. Acesso em 5 de outubro de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Dor em um lado da mandíbula: causas e tratamento
1 de 4
Dor em um lado da mandíbula: causas e tratamento

Voltar ao topo da página