Lesões e doenças da coluna vertebral

Dor lombar no lado direito: causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 23 fevereiro 2024
Dor lombar no lado direito: causas e tratamento

A dor na região lombar direita pode ter várias causas, incluindo problemas musculares ou de coluna, cálculos renais e alguns problemas ginecológicos.

Aqui, no ONsalus, mostraremos as principais causas que podem desencadear a dor lombar, especificamente no lado direito, bem como seus possíveis tratamentos médicos.

Índice

  1. Distensões ou torções musculares
  2. Condições da coluna vertebral
  3. Pedras nos rins ou infecções
  4. Apendicite
  5. Endometriose
  6. Doença inflamatória pélvica

Distensões ou torções musculares

Essas lesões ou entorses são causadas por rupturas nos ligamentos que conectam dois ossos nas articulações e podem ocorrer após um levantamento de peso inadequado. Quando os músculos estão fatigados, eles não têm a força necessária para sustentar as articulações. As causas também incluem alongamento excessivo e tensão dos músculos devido à má postura, bem como degeneração e desgaste do disco intervertebral que absorve o choque.

Tratamento

Dependendo da causa e da gravidade, o médico pode recomendar fisioterapia ou medicamentos como ibuprofeno ou paracetamol para tratar a inflamação, além de repouso. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser considerada.

Condições da coluna vertebral

Algumas condições que afetam a coluna vertebral também podem causar dor lombar no lado direito. Essas condições incluem:

Hérnia de disco

Também pode causar dor na região lombar, pois é um problema nos amortecedores cartilaginosos encontrados entre as vértebras. O disco geralmente contém um núcleo, ou substância gelatinosa, que por sua vez está dentro de uma capa mais resistente chamada anel. Esse tipo de hérnia ocorre quando o núcleo se projeta por uma rachadura no anel.

Tratamento: A hérnia de disco nem sempre requer intervenção cirúrgica, e muitas pessoas também não apresentam sintomas. No entanto, se a dor for leve, o médico pode prescrever ibuprofeno, paracetamol ou naproxeno sódico, além de outros medicamentos como gabapentina, pregabalina ou venlafaxina, que são fármacos neurológicos e ajudam a aliviar a dor. Além disso, pode-se sugerir o uso de opioides, relaxantes musculares ou cortisona, tudo acompanhado de terapia. Somente se essas opções não funcionarem, o médico considerará a cirurgia.

Estenose espinhal

A estenose espinhal ocorre devido ao estreitamento do canal espinhal, que é a abertura na coluna vertebral que aloja a medula espinhal e os nervos espinhais. Pode surgir devido ao desgaste natural da coluna com o envelhecimento ou estar relacionada a outras condições como a osteoartrite, o que poderia causar dor nas pernas, nas costas, fraqueza, dor nos braços, cãibras, entre outros sintomas.

Tratamento: O médico pode prescrever analgésicos como naproxeno, ibuprofeno e paracetamol. Em casos de dor crônica, o especialista pode prescrever antidepressivos ou medicamentos anticonvulsivantes para aliviar a dor causada pelos nervos afetados. Além disso, a fisioterapia e as injeções de corticoides podem ser benéficas. Em situações mais graves, como incapacidade de realizar funções fisiológicas ou dificuldade para caminhar, a cirurgia pode ser considerada. No entanto, algumas pessoas encontram alívio por meio de práticas como tai chi, yoga ou massagem. É sempre importante que o médico recomende a melhor atividade ou identifique a necessidade de dispositivos ortopédicos, como bengalas ou outros.

Espondilolistese

Ocorre quando uma vértebra se desloca sobre outra, e sua gravidade é classificada em 5 graus, sendo o grau 1 considerado como dano mínimo, e o grau 5 como o maior, conhecido como espondiloptose.

Tratamento: O tratamento começa com medicamentos e exercícios físicos para fortalecer a musculatura da coluna vertebral. No entanto, se a dor for insuportável para o paciente ou causar déficit motor, o médico pode considerar a opção cirúrgica.

Osteoartrite

Quando ocorre osteoartrite, é porque a cartilagem que amortece os ossos se desgasta com o tempo, levando a pessoa a experimentar sintomas como rigidez, inchaço, dor, entre outros.

Tratamento: O foco está no controle dos sintomas, pois o dano nas articulações é irreversível. As recomendações incluem manter um peso adequado, procurar manter-se em movimento, mas também saber quando fazer pausas. O paciente pode se beneficiar usando uma bengala para que todo o peso não recaia sobre o joelho ou a articulação afetada. Além disso, é sugerido o uso de calçados macios e acolchoados, e massagens são recomendadas.

O especialista geralmente prescreve medicamentos para aliviar a dor, como o paracetamol ou similares, bem como géis anti-inflamatórios sem esteroides, como o diclofenaco e o ibuprofeno, para aplicação direta na área dolorida. Em casos mais graves, o médico pode indicar a necessidade de uma intervenção cirúrgica para substituir a articulação afetada por uma artificial.

Dor lombar no lado direito: causas e tratamento - Condições da coluna vertebral

Pedras nos rins ou infecções

Os rins estão localizados nas laterais da coluna vertebral, logo abaixo da caixa torácica. Entretanto, o rim do lado direito geralmente é mais baixo, portanto, é possível que, em caso de infecção, irritação ou inflamação, devido a pedras ou outros fatores, haja desconforto.

A causa mais comum de infecções renais é uma bactéria como a E. coli, encontrada no intestino e que viaja pelo ureter até os rins e a bexiga.

Tratamento

O médico pode prescrever analgésicos, recomendar o aumento da ingestão de água, administrar medicamentos alfa-bloqueadores para relaxar os músculos do ureter e facilitar a expulsão do cálculo renal. Em casos mais graves, a terapia por ondas de choque pode ser usada para quebrar os cálculos ou, em situações extremas, a cirurgia.

As infecções renais são tratadas com antibióticos. Aqueles que suspeitarem de infecção renal devido a sintomas como urina turva, ardência ou dificuldade para urinar, necessidade constante de urinar, entre outros, devem procurar imediatamente os serviços médicos de emergência, pois a condição pode ser perigosa.

Apendicite

Essa pode ser outra causa de dor lombar no lado direito, pois o apêndice é um tubo ligado ao intestino grosso e está localizado na parte inferior direita do corpo. Quando ele fica inflamado e infectado, pode causar dor.

Tratamento

O tratamento geralmente envolve cirurgia para remover o apêndice e evitar mais inflamação, reduzindo assim o risco de ruptura e a disseminação do conteúdo infectado para o abdome, o que pode ser fatal. Em casos menos graves, a apendicite pode ser tratada com antibióticos. Atualmente, as intervenções são minimamente invasivas.

Dor lombar no lado direito: causas e tratamento - Apendicite

Endometriose

Essa causa ocorre em mulheres quando o tecido uterino cresce fora da cavidade uterina, estendendo-se para as trompas de falópio ou para os ovários. Se esse tecido se desenvolver na trompa ou no ovário do lado direito, a mulher poderá ter cãibras que se estendem da frente e da lateral do corpo até as costas.

Tratamento

Os tratamentos comuns incluem terapia hormonal ou cirurgia laparoscópica.

Doença inflamatória pélvica

Essa doença se manifesta quando há uma infecção, geralmente de transmissão sexual, que afeta os órgãos reprodutivos da mulher. Pode começar na vagina e se estender até o útero, os ovários ou as trompas de Falópio.

Se essa condição não for tratada, pode desenvolver tecido cicatricial ou líquido infeccioso, capaz de causar danos graves à mulher. As bactérias comumente responsáveis pela doença inflamatória pélvica são a Neisseria gonorrhoeae e a Chlamydia trachomatis, embora existam outras bactérias menos frequentes.

Algumas mulheres podem não apresentar sintomas, enquanto outras experimentarão sinais leves, o que às vezes dificulta o diagnóstico até que tentem conceber sem sucesso ou sintam dor pélvica severa. Em geral, alguns sintomas podem incluir dor leve ou crônica na pelve, corrimento vaginal abundante e com odor desagradável, sangramento durante ou após as relações sexuais, relações sexuais dolorosas, febre, calafrios, urgência ou dificuldade para urinar.

Tratamento

O foco do tratamento é curar a infecção antes que ela cause danos graves aos órgãos reprodutivos. Isso inclui o uso de antibióticos, geralmente prescritos para tratar clamídia ou gonorreia, seja por via oral ou intramuscular. Entre os antibióticos comuns estão ceftriaxona, doxiciclina, cefoxitina, ofloxacina ou combinações como amoxicilina mais ácido clavulânico.

Em casos mais graves, alguns pacientes podem necessitar de hospitalização para receber tratamento intravenoso, especialmente durante a gravidez, se não houver resposta ao tratamento ambulatorial, em casos graves ou quando há complicações como febre, vômitos, dor abdominal intensa, hipotensão ou abscessos pélvicos. Quando tratada adequadamente, a doença inflamatória pélvica geralmente não deixa sequelas, mas é crucial buscar atendimento médico rapidamente. Diante de qualquer suspeita ou dor na região lombar do lado direito, especialmente se acompanhada de outros sintomas, deve-se consultar um médico o mais rápido possível.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor lombar no lado direito: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Delgado, J. Á. G., Lara, G. V., Torres, J. D. C. M., & Morales, I. P. (2014). Epidemiología del dolor de espalda bajo. Investigaciones Medicoquirúrgicas, 6(1), 112-125.
  • Maigne, J. Y. (1998). El dolor de espalda. Editorial Paidotribo.
  • Miller, N. L., Evan, A. P., & Lingeman, J. E. (2007). Patogenia de los cálculos renales. Clínicas urológicas de Norteamérica, 34(3), 295-313.
  • Nava-Bringas, T. I., Roeniger-Desatnik, A., Arellano-Hernández, A., & Cruz-Medina, E. (2016). Adherencia al programa de ejercicios de estabilización lumbar en pacientes con dolor crónico de espalda baja. Cirugía y Cirujanos, 84(5), 384-391.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dor lombar no lado direito: causas e tratamento